O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

terça-feira, 3 de fevereiro de 2026
New START

Rússia faz alerta para fim de tratado nuclear com os EUA: “Situação perigosa”

Moscou combina alerta sobre insegurança global com discurso de preparação para novo cenário

Lalice Fernandespor Lalice Fernandes em 3 de fevereiro de 2026
Vladimir Putin 2014 11 10 02
Foto: Divulgação/ Kremlin

A poucos dias do vencimento do Tratado New START, a Rússia afirmou que o fim do acordo seria “muito ruim” para a segurança global, mas declarou estar preparada para um cenário sem limites para armas nucleares. O tratado, em vigor desde 2010 entre Moscou e Washington, impõe restrições aos arsenais das duas maiores potências atômicas, que possuem mais de cinco mil ogivas nucleares cada.

“Caso os limites estabelecidos pelo Tratado New START não sejam prorrogados, o mundo poderá se encontrar, já em poucos dias, em uma situação mais perigosa”, afirmou o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov. Ele disse que a Casa Branca não respondeu à proposta de Vladimir Putin para estender de forma informal alguns compromissos por um ano.

A Rússia está pronta para um “novo mundo” sem limites nucleares

Apesar disso, Rússia não enviará protesto formal aos Estados Unidos, segundo o vice-ministro das Relações Exteriores, Sergey Ryabkov. O diplomata declarou que o país está pronto para um “novo mundo” sem limites nucleares e que a tríade nuclear russa, com capacidade de lançamento por terra, ar e mar, passa por modernização avançada.

russia
Sergey Ryabkov (Foto: Balk/ MSC/ Wikimedia Commons)

“Nós calculávamos que isso poderia acontecer, não há nada de inesperado, e tampouco vemos motivos para dramatizar a situação atual. Mas uma coisa é fato: estamos perdendo elementos estabilizadores da antiga arquitetura [mundial]. (…) Este é um novo momento, uma nova realidade — estamos prontos para isso”, afirmou Ryabkov.

Ele acrescentou que a Rússia não cairá em “provocações” para iniciar uma corrida armamentista, mas advertiu que poderá reagir se os EUA ampliarem “de forma significativa” sistemas antimísseis na Groenlândia. A declaração contrasta com fala anterior de Putin, que disse no ano passado que “a corrida armamentista já começou”.

O acordo, assinado por Barack Obama e Dmitry Medvedev, limita o número de ogivas estratégicas instaladas e sistemas de lançamento ativos. É o último tratado de controle de armas ainda vigente entre os dois países e tem expiração prevista para quinta-feira (5), caso não haja entendimento bilateral de última hora.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também