sexta-feira, 28 de agosto de 2026
Eleições

UB-PP e PSD priorizam chapa para Câmara dos Deputados em Goiás

Partidos da base governista ajustam estratégias para formar nominatas competitivas 

Thiago Borgespor em
UB-PP e PSD priorizam chapa para Câmara dos Deputados em Goiás
Representação das legendas na Câmara é o que determina o tempo de TV, rádio e Fundo Partidário | Foto: Cristiano Borges e Hegon Corrêa

Não é segredo que a disputa por cadeiras na Câmara dos Deputados é uma das principais preocupações dos partidos políticos. Isso porque a representação das legendas na Casa Baixa, que precisam atingir a cláusula de barreira, é o que determina o tempo de propaganda nas TVs e rádios e o direito ao Fundo Partidário, ou seja, a sobrevivência do partido. 

Em Goiás, a federação União Progressista (União Brasil e PP) e o PSD vivem um novo momento em suas montagens de chapa para candidatos a deputado federal. Isso porque a saída do governador Ronaldo Caiado do União Brasil e sua filiação ao PSD alterou a dinâmica política do Estado. 

O presidente em exercício do União Brasil em Goiás, o ex-deputado federal e presidente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-GO), Delegado Waldir, afirmou que a federação terá 18 candidatos à Câmara Federal. “A gente já está participando da montagem da nossa chapa. A chapa da federação terá 18 candidatos e o governador Ronaldo Caiado e o Daniel Vilela fizeram o compromisso de eleger, no União Brasil, quatro deputados federais”, destacou Waldir, em conversa com a reportagem do O HOJE. 

Segundo Waldir, além dele próprio, os “pré-nomes” para a disputa são os deputados que irão disputar a reeleição, José Nelto (União Brasil) e Adriano Avelar (PP); a secretária de Educação, Fátima Gavioli; e o presidente da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), Pedro Sales. A deputada Silvye Alves já afirmou que deve deixar a sigla durante a janela partidária, porém pretende permanecer na base governista. Já o deputado Zacharias Calil quer se candidatar a uma vaga no Senado Federal. 

O presidente interino do UB também destacou que a montagem de uma chapa competitiva no Estado é o principal objetivo eleitoral do presidente nacional do partido, Antônio Rueda. “São os deputados federais que trazem o fundo partidário, que depois vai ser importante para a montagem dos palanques de vereadores e prefeitos. Toda a estrutura política dos próximos quatro anos é feita agora”, frisou. 

UB-PP e PSD priorizam chapa para Câmara dos Deputados em Goiás
Delegado Waldir é o presidente em exercício do UB em Goiás | Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados

Waldir ressaltou que, apesar das conversas já em andamento, o martelo será batido de maneira derradeira só após o fim da janela partidária e depois da resolução de quem comandará o partido em Goiás. O presidente em exercício afirmou que pretende continuar como vice-presidente e que defende o nome da primeira-dama Gracinha Caiado, que é a favorita a assumir o comando da sigla no Estado. 

Leia mais: Funções de Daniel estão cada vez mais alinhadas com as de Caiado

PSD age com cautela

Já o PSD trabalha com cautela. De acordo com o ex-deputado federal e um dos fundadores do partido, Vilmar Rocha, a legenda passa por uma “fase de transição” com a chegada de Caiado à sigla. “A expectativa é que possa haver uma nova composição para a direção do partido aqui no Estado. Só depois disso que iremos agilizar a montagem das chapas”, afirmou o pessedista. 

O senador Vanderlan Cardoso (PSD) articula uma reunião com Caiado e o presidente nacional do partido, Gilberto Kassab, para esta semana. A ideia é discutir a respeito do diretório estadual do PSD, que, até o momento, é presidido pelo parlamentar. Vanderlan também trabalha para ser candidato à reeleição no Senado.

Vilmar Rocha é um dos fundadores do PSD | Foto: Sérgio Rocha

No primeiro encontro do governador com os pessedistas goianos na última sexta-feira (30/1), Caiado pediu empenho na formação da nominata da sigla, que será a prioridade do partido em Goiás. Segundo Vilmar, o PSD ainda não definiu uma meta para a Câmara dos Deputados porque isso depende do “perfil da chapa”. “O partido estava muito inseguro e com muita preocupação de não ter chapa e não eleger nenhum deputado. Mas agora, com esse reforço da vinda do Caiado, a expectativa é de melhorar a qualidade da chapa”, destacou. (Especial para O HOJE)

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:

Veja também

Celina Leão

POLÍTICA

“Vamos fazer as nomeações”, diz Celina ao anunciar 2.681 professores no DF

Governadora afirma que medida substituirá contratos temporários e ocorrerá sem aumento de despesa...
“Vamos colocar os professores na escola”, diz Paula Belmonte no DF

POLÍTICA

“Vamos colocar os professores na escola”, diz Paula Belmonte no DF

Candidata se reúne com aprovados da Educação, visita feiras e faz caminhadas em diferentes pontos...
Grass leva campanha ao Itapoã, UnB e Entorno nesta sexta

POLÍTICA

Grass leva campanha ao Itapoã, UnB e Entorno nesta sexta

Candidato ao GDF participa de sabatina, visita restaurante comunitário, conversa com estudantes e r...
“Vamos zerar as filas da saúde”, diz Cappelli no DF

POLÍTICA

“Vamos zerar as filas da saúde”, diz Cappelli no DF

Candidato também promete mais policiais nas ruas e isenção de IPVA para motoristas de aplicativo ...
Arruda defende VLT e hospital em agenda no DF

POLÍTICA

Arruda defende VLT e hospital em agenda no DF

Candidato cumpre sabatinas e carreata após apresentar propostas para mobilidade e saúde no Riacho ...
Celina Leão começa agenda em Ceilândia e encerra com eventos políticos no DF

POLÍTICA

Celina Leão começa agenda em Ceilândia e encerra com eventos políticos no DF

Governadora visita feira, comércio, setor agropecuário e participa de lançamentos de candidaturas...
Haddad diz que “voto TarLula” é rejeição a Flávio Bolsonaro

Voto TarLula

Haddad diz que “voto TarLula” é rejeição a Flávio Bolsonaro

Petista afirma que eleitores de Lula que apoiam Tarcísio em SP buscam uma alternativa ao candidato ...
Caiado tenta se vender como alternativa a Lula e Bolsonaro, mas primeiro programa expõe o desafio de transformar Goiás em projeto nacional

ELEIÇÕES 2026

Caiado tenta se vender como alternativa a Lula e Bolsonaro, mas primeiro programa expõe o desafio de transformar Goiás em projeto nacional

Propaganda eleitoral aposta na biografia, na segurança pública e nos resultados de Goiás para red...