Pré-carnaval em Goiânia conta com ações de conscientização sobre direitos humanos
A Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Assistência Social e Direitos Humanos realiza ações voltadas à orientação, à conscientização e à promoção dos direitos humanos em locais de grande circulação no pré-carnaval e no carnaval na capital
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh), realiza durante o período de pré-Carnaval e Carnaval, um conjunto de ações integradas voltadas à orientação, à conscientização e à promoção dos direitos humanos em locais de grande circulação na capital. As atividades buscam unir manifestações culturais e momentos de lazer com iniciativas de responsabilidade social.
Na última sexta-feira (6), a Semasdh participou da 4ª edição do Bloco de Carnaval “Nem Vem”, na Praça do Sol. O evento contou com um trio elétrico, onde várias atrações cutlturais se apresentaram, finalizando o percurso na sede do Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO).

Durante o trajeto, equipes da Superintendência de Políticas para Mulheres fizeram abordagens diretas ao público, com orientações sobre a rede de proteção, os canais de denúncia e os diferentes tipos de violência que atingem mulheres e meninas. A ação incluiu a distribuição de materiais informativos e dos kits “Carnaval com Direitos”, que contêm preservativos e têm como objetivo a prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e o incentivo ao autocuidado.
Ações durante pré-carnaval e Folia Goiás

Neste sábado (7), a secretaria também irá atuar durante o Folia Goiás 2026, a partir das 15h, na Avenida 85. Técnicos estarão mobilizados para dialogar com os foliões sobre o enfrentamento à violência contra a mulher, igualdade racial e de gênero, direitos humanos, direitos da população LGBTQIA+, além da prevenção de Infecções Sexualmente Transmissivéis (ISTs), com orientações sobre PrEP e PEP, esclarecimento de dúvidas e distribuição de materiais educativos e kits de proteção.
As ações também estarão presentes no Bloco Macumbloco, com concentração às 16h30 e cortejo pelas ruas do Setor Oeste. Durante o evento, as equipes realizarão abordagens educativas voltadas à promoção dos direitos humanos, à prevenção de violências, ao enfrentamento da discriminação e ao estímulo ao respeito à diversidade, com entrega de materiais informativos ao público.
Leia também:
Laudo da PF descarta internação e enfraquece pedido de domiciliar de Bolsonaro