sexta-feira, 9 de outubro de 2026
Abuso sexual

Avó é presa por vender netas para abuso sexual e piloto da Latam é detido dentro de avião em São Paulo

Investigação aponta rede criminosa que explorava crianças há anos e levou à prisão de suspeito em aeronave no Aeroporto de Congonhas

Nívia Menegatpor em
abuso sexual
Foto: Reprodução

Nesta segunda-feira (9), uma operação policial em São Paulo resultou na prisão de uma mulher de 55 anos e de um piloto de 60 anos, suspeitos de envolvimento em crimes de abuso sexual contra menores. A investigação aponta que a mulher, avó das vítimas e identificada como Denise Moreno, teria vendido as próprias netas, de 10, 12 e 14 anos, para fins de exploração sexual.

O piloto, Sérgio Antônio Lopes, funcionário da Latam Airlines, foi preso dentro de uma aeronave no Aeroporto de Congonhas, pouco antes da decolagem de um voo com destino ao Rio de Janeiro. A ação foi realizada por agentes da Polícia Federal, com o avião ainda estacionado no pátio. A prisão preventiva ocorreu após o avanço das investigações e o cumprimento de mandado judicial. Em nota, a companhia, afirma estar ciente da situação e está disponível para responder possíveis questões, além de reforça despreza qualquer ação criminosa (Nota oficial no final da matéria).

De acordo com o Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), o homem é suspeito de integrar uma rede criminosa voltada ao aliciamento e à exploração sexual de crianças e adolescentes, com atuação predominante em ambientes virtuais. As apurações indicam que os crimes teriam ocorrido ao longo de pelo menos oito anos, envolvendo vítimas que tinham entre 11 e 15 anos à época dos fatos.

Caso de abuso sexual 

Segundo a Polícia Civil, uma delas passou a sofrer abusos ainda na infância, iniciados aos oito anos. Atualmente, as vítimas têm entre 12 e 13 anos. Outra vítima identificada na investigação completou 18 anos.

Segundo a investigação, que durou três meses, o piloto utilizava documentos falsos de adultos para levar crianças a motéis. De acordo com a delegada Ivalda Aleixo, diretora do DHPP, o suspeito é apontado como o principal responsável pela rede e também estuprava as vítimas. Uma das crianças apresentava sinais de agressões recentes.

O momento da prisão do piloto foi registrado em vídeo e passou a circular nas redes sociais poucas horas após a ação. Nas imagens, ele aparece sendo conduzido por agentes federais ainda na cabine da aeronave, sem oferecer resistência.

Conforme a Secretaria da Segurança Pública (SSP), o inquérito policial teve início em outubro de 2025. Até o momento, três vítimas já foram formalmente identificadas, todas submetidas a situações de abuso e exploração sexual. As investigações apontam a existência de uma rede criminosa estruturada, voltada à violação sistemática da dignidade sexual de crianças e adolescentes.

Os suspeitos são investigados pelos crimes de estupro de vulnerável, estupro, favorecimento da prostituição e da exploração sexual de criança e adolescente, uso de documento falso, produção, armazenamento e compartilhamento de material de pornografia infantojuvenil, perseguição reiterada (stalking), aliciamento de crianças e coação no curso do processo.

Nota da Latam

A LATAM Airlines Brasil confirma que está ciente do ocorrido na manhã de segunda-feira (9/2) durante os procedimentos de embarque do voo LA3900 (São Paulo/Congonhas–Rio de Janeiro/Santos Dumont), no qual um de seus tripulantes foi detido pelas autoridades policiais. O voo operou normalmente, decolando e pousando no horário previsto.

A LATAM está à disposição das autoridades para colaborar com as investigações. A companhia repudia veementemente qualquer ação criminosa e reforça que segue os mais elevados padrões de segurança e conduta.

 

Leia também: PF prende piloto suspeito de crimes contra menores antes de voo em Guarulhos

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
piloto Prisão São Paulo violência

Veja também

Piloto morre após avião cair em pátio de manutenção do metrô em BH

Acidente fatal

Piloto morre após avião cair em pátio de manutenção do metrô em BH

Monomotor atingiu estrutura de galpão e fiação elétrica antes de cair sobre os trilhos; incêndi...
PCDF resgata mais de 30 cães e gatos em situação de maus-tratos no Guará (DF)

resgate

PCDF resgata mais de 30 cães e gatos em situação de maus-tratos no Guará (DF)

Os animais viviam em ambiente insalubre, com alimentação inadequada e sem acesso à luz solar; res...
Caminhão atinge duas casas após possível falha nos freios em Caçu

Acidente

Caminhão atinge duas casas após possível falha nos freios em Caçu

Acidente ocorreu na noite de quinta-feira (8); uma pessoa estava dentro de uma das residências, mas...
Veja vídeo: homem armado com faca invade escola e rende funcionário em Senador Canedo

Crime

Veja vídeo: homem armado com faca invade escola e rende funcionário em Senador Canedo

Suspeito queria ver o filho, que estuda na unidade, apesar de uma medida restritiva; GCM interveio e...
OMS desaconselha medicamentos contra obesidade em menores de 10 anos

OBESIDADE INFANTIL

OMS desaconselha medicamentos contra obesidade em menores de 10 anos

Enquanto a organização recomenda mudanças no estilo de vida para crianças, Brasil avalia incorpo...
Mais de 30 milhões de crianças podem enfrentar riscos climáticos com o El Niño no Brasil

EL NIÑO

Mais de 30 milhões de crianças podem enfrentar riscos climáticos com o El Niño no Brasil

Análise do Fundo das Nações Unidas para a Infância aponta impactos na saúde, na nutrição, no ...
Fraude fiscal de mais de R$ 4 milhões em Goiânia usava “laranja” já morto, diz polícia

OPERAÇÃO DA POLÍCIA CIVIL

Fraude fiscal de mais de R$ 4 milhões em Goiânia usava “laranja” já morto, diz polícia

Operação cumpriu duas prisões e três buscas na capital; investigação aponta empresas de fachad...
Vereadora pede suspensão de 1.663 vagas de Agente Educativo do concurso de Aparecida de Goiânia

Impasse

Vereadora pede suspensão de 1.663 vagas de Agente Educativo do concurso de Aparecida de Goiânia

Representação ao MP-GO questiona atribuições previstas no edital e aponta possível exercício d...