sexta-feira, 23 de outubro de 2026
PEQUIM

China reafirma apoio às “forças patrióticas pró-unificação” de Taiwan

O governo de Pequim reforçou nesta terça-feira, que apoiará grupos favoráveis à reunificação de Taiwan

Lalice Fernandespor em
china
Taipei, Taiwan (Foto: Timo Volz/ Unsplash)

A China afirmou nesta terça-feira (10) que seguirá apoiando grupos favoráveis à reunificação de Taiwan e que irá combater movimentos que classifica como separatistas. As declarações foram feitas por Wang Huning, principal dirigente responsável pela política chinesa para a ilha, durante a Conferência de Trabalho de Taiwan deste ano.

Segundo a agência estatal Xinhua, Wang disse ser necessário avançar na “grande causa da reunificação nacional” e defendeu “apoiar firmemente as forças patrióticas pró-unificação na ilha, combater resolutamente as forças separatistas da ‘independência de Taiwan’, opor-se à interferência de forças externas e salvaguardar a paz e a estabilidade no Estreito de Taiwan”.

Pequim considera Taiwan parte da China

A China considera Taiwan parte de seu território, posição rejeitada pelo governo da ilha. Nos últimos anos, a China ampliou a pressão política e militar sobre Taiwan como parte de sua estratégia de soberania. O governo chinês propõe à ilha um modelo de autonomia baseado no princípio de “um país, dois sistemas”, nos moldes de Hong Kong, proposta rejeitada pelos principais partidos políticos taiwaneses.

O encontro contou com a participação do ministro das Relações Exteriores, Wang Yi, sinalizando o peso do tema na agenda externa chinesa. Em Taiwan, eleições para prefeitos e magistrados distritais estão previstas para o fim do ano e são vistas como um indicativo do cenário político antes das eleições presidenciais e parlamentares marcadas para o início de 2028.

china
Foto: Divulgação/ Casa Branca

O governo taiwanês não comentou as declarações. A China tem advertido outros países, incluindo os Estados Unidos, contra interferências na questão, tratada como assunto interno. Na semana passada, o tema foi abordado em conversa telefônica entre Xi Jinping e o presidente dos EUA, Donald Trump.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
China Estados Unidos Taiwan Wang Huning

Veja também

Terremoto de magnitude 7 no Tibete deixa 16 mortos e 32 feridos

Tragédia

Terremoto de magnitude 7 no Tibete deixa 16 mortos e 32 feridos

Terremoto atinge região montanhosa da China e deixa 16 mortos
Google recusa pedido de Trump para mudar nome do Oceano Atlântico para “Oceano Americano”

MUNDO

Google recusa pedido de Trump para mudar nome do Oceano Atlântico para “Oceano Americano”

Presidente dos Estados Unidos relatou que Sundar Pichai rejeitou a proposta; empresa já alterou a n...
Papa Leão XIV não precisará de novo tratamento contra câncer, dizem médicos

TUMOR NÃO SE ESPALHOU

Papa Leão XIV não precisará de novo tratamento contra câncer, dizem médicos

Exames confirmaram que o tumor permaneceu localizado; pontífice recebeu alta no sábado e retoma as...
Supertufão Champi

ALERTA

Supertufão Champi atinge ventos de 306 km/h e ameaça Ásia

Classificado na categoria 5, fenômeno avança pelo Pacífico Ocidental e coloca regiões da Ásia e...
El Niño

El Niño

ONU alerta para El Niño potencialmente extremo e anuncia ajuda a países vulneráveis

Fenômeno pode atingir intensidade sem precedentes no fim de 2026, com anomalia de até 3,8°C na te...
Goiânia terá quinta-feira (13) escaldante, com máxima de 36°C

aquecimento global

ONU alerta que compromissos climáticos podem levar o planeta a aquecimento de 2,6°C até 2100

Relatório aponta que as metas atuais estão distantes do Acordo de Paris e indica que emissões glo...
Papa Leão XIV retoma aparições públicas após cirurgia para tratar câncer no pulmão

VATICANO

Papa Leão XIV retoma aparições públicas após cirurgia para tratar câncer no pulmão

Pontífice voltou a encontrar fiéis na Praça de São Pedro oito dias após procedimento cirúrgico...
Governo francês atribui onda de violência à extrema esquerda e reforça segurança

protestos

Governo francês atribui onda de violência à extrema esquerda e reforça segurança

Governo francês atribui onda de violência à extrema esquerda e reforça segurança