sexta-feira, 21 de agosto de 2026
Operação Copia e Cola

MPF denuncia Rodrigo Manga por corrupção e desvio na saúde em Sorocaba (SP) e aponta liderança de esquema

Prefeito afastado é acusado de peculato, lavagem de dinheiro e uso de familiares como laranjas em suposta fraude milionária

Nívia Menegatpor Nívia Menegat em
MPF
Rodrigo Manga, prefeito de Sorocaba, é afastado do cargo após operação da PF. Foto: Reprodução

O Ministério Público Federal (MPF) denunciou o prefeito afastado de Sorocaba (SP), Rodrigo Manga (Republicanos), por crimes como peculato, lavagem de dinheiro, corrupção passiva e ativa, entre outros. A investigação apura um suposto esquema de desvio de recursos públicos na área da saúde. Manga está afastado do cargo desde 6 de novembro do ano passado, quando foi alvo da segunda fase da Operação Copia e Cola, deflagrada pela Polícia Federal.

Além dele, também foram denunciadas a esposa, Sirlange Frate Maganhato, e a mãe, Zoraide Batista Maganhato. A defesa dos citados não se manifestou. Ao todo, treze pessoas foram denunciadas, incluindo ex-secretários municipais e representantes de empresas apontadas como integrantes do esquema.

De acordo com o MPF, Manga teria liderado um grupo que utilizava cargos públicos para direcionar licitações e fraudar processos administrativos, com o objetivo de obter vantagens ilícitas. Ele é apontado como o principal nome do núcleo político da organização criminosa. Ainda segundo os procuradores, o prefeito teria recebido propina para assegurar que a Organização Social Aceni assumisse a gestão de unidades básicas de saúde. Como indícios, foram identificados pagamentos de despesas familiares feitos por intermediários.

MPF
Foto: Reprodução

O MPF também sustenta que parentes teriam sido usados como “laranjas” para ocultação de patrimônio. Aliado do governador Tarcísio de Freitas e filiado ao mesmo partido, Manga não tem relação com outras operações mencionadas.

MPF e o prefeito Tiktoker

Conhecido como “prefeito tiktoker”, Rodrigo Manga foi reeleito em 2024 com 263 mil votos, o equivalente a 73,75% dos votos válidos. Ganhou notoriedade nas redes sociais ao publicar vídeos bem-humorados para divulgar ações da prefeitura, como a oferta de carregadores portáteis, distribuição de lanches e entrega de guarda-chuvas em pontos de ônibus.

Antes do afastamento, ele havia manifestado intenção de disputar o governo do estado ou a Presidência da República.

Recentemente, também foi alvo de uma denúncia apresentada ao Ministério Público por integrantes de coletivos ligados ao movimento negro. O questionamento surgiu após a divulgação de um vídeo institucional que simulava abordagens policiais para anunciar a compra de viaturas do programa Protege Mulher. Segundo os ativistas, o conteúdo reforça estereótipos ao retratar homens negros e periféricos como supostos agressores, configurando o que classificam como “acúmulo da estética negra”.

Leia também: Condenação por morte de jovem em Goiânia expõe avanço do feminicídio no estado

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Veja também

medidas protetivas

INSEGURANÇA

Descumprimentos de medidas protetivas crescem 15% em Goiás

Estado atinge 4.609 violações a determinações judiciais em 2025; STF amplia alcance da Lei Mari...
Operação prende dois PMs suspeitos de tortura e extorsão contra mulheres em Goiânia

Crime Bárbaro

Operação prende dois PMs suspeitos de tortura e extorsão contra mulheres em Goiânia

Uma das vítimas morreu e a outra, que estava grávida, perdeu o bebê; crimes teriam ocorrido entre...
corte de arvores goiania

calor

Goiânia enfrenta debate sobre retirada de árvores em meio à previsão de mais calor e seca

Com temperaturas de até 38°C e umidade que pode chegar a 12%, manejo da arborização levanta disc...
Vídeo: Bombeiro de folga salva bebê engasgada durante a madrugada em Goiânia

Herói de folga

Vídeo: Bombeiro de folga salva bebê engasgada durante a madrugada em Goiânia

Sargento do Corpo de Bombeiros foi chamado por vizinhos e conseguiu retirar um pedaço de plástico ...
Prefeitura de Goiânia terá que apresentar nova proposta para encerrar greve da Educação

Impasse

Prefeitura de Goiânia terá que apresentar nova proposta para encerrar greve da Educação

Prefeitura de Goiânia terá até esta sexta-feira (21) para apresentar documento construído com pa...
Atenção ao tempo seco: Goiânia chega aos 33°C com umidade de 20%

PREVISÃO DO TEMPO

Atenção ao tempo seco: Goiânia chega aos 33°C com umidade de 20%

Sexta-feira (21) será marcada por poucas nuvens e grande amplitude térmica na capital, com termôm...
Prefeitura em Goiás abre concurso com 100 vagas e salário de até R$ 11,9 mil

Concurso Público

Prefeitura em Goiás abre concurso com 100 vagas e salário de até R$ 11,9 mil

Oportunidades são para níveis fundamental, médio, técnico e superior; inscrições começam em s...
Promotora viaja para congresso em Salvador e morre após afogamento

Tragédia

Promotora viaja para congresso em Salvador e morre após afogamento

Promotora do Amazonas morre durante viagem para congresso na Bahia