O Agente Secreto vence Spirit Awards de Melhor Filme Internacional
Longa de Kleber Mendonça Filho conquista o Independent Spirit Awards e reforça presença na temporada internacional
O filme O Agente Secreto conquistou no último domingo (15/2) o prêmio de Melhor Filme Internacional no Independent Spirit Awards, uma das principais premiações do cinema independente nos Estados Unidos. A vitória reforça o desempenho de O Agente Secreto na atual temporada e amplia sua visibilidade às vésperas de disputas decisivas.
Dirigido por Kleber Mendonça Filho e protagonizado por Wagner Moura, o longa competia com produções da Palestina, Zâmbia e Colômbia, além de Sirât, de Oliver Laxe, também indicado ao Oscar. No palco, o diretor celebrou o reconhecimento ao lado da equipe, enquanto Wagner Moura acompanhou a cerimônia presencialmente.

O Agente Secreto amplia sequência internacional
A premiação consolida uma trajetória iniciada ainda na estreia em Cannes. Desde então, O Agente Secreto passou a figurar entre os títulos mais comentados da crítica norte-americana. O longa tornou-se o primeiro filme brasileiro a alcançar o chamado Trifecta, expressão que designa a vitória nas três principais associações de críticos dos Estados Unidos: New York Film Critics Circle, Los Angeles Film Critics Association e National Society of Film Critics.
O reconhecimento também se estendeu ao Globo de Ouro, onde o filme venceu como Melhor Filme Internacional e garantiu a Wagner Moura o prêmio de Melhor Ator de Drama. A produção ainda está indicada ao BAFTA em duas categorias e concorre em quatro categorias no Oscar 2026, ampliando o alcance internacional de O Agente Secreto.
Na mesma cerimônia do Independent Spirit Awards, o diretor de fotografia brasileiro Adolpho Veloso foi premiado como Melhor Cinematografia por Sonhos de Trem. A estatueta foi entregue por Wagner Moura, em um momento que destacou a presença brasileira na premiação.
Com as próximas etapas da temporada ainda por vir, a trajetória de O Agente Secreto mantém o Brasil no centro do debate cinematográfico internacional e consolida um momento raro de convergência entre crítica especializada, júris e grandes premiações.
Leia mais: Filme brasileiro “O Agente Secreto” é indicado a 4 categorias do Oscar
Resumo semanal
resumo semanal
resumo semanal
Resumo semanal
Saúde Animal
Vida a Dois
HISTÓRIA CULTURAL
além dos neurotransmissores