sexta-feira, 2 de outubro de 2026
GAZA

Vaticano recusa integrar “Conselho da Paz” dos EUA

Secretário afirma que Santa Sé não participará do órgão criado por Trump e reforça papel da ONU

Lalice Fernandespor em
Vaticano recusa integrar “Conselho da Paz” dos EUA
Foto: Divulgação/ Vatican News

O Vaticano informou nesta terça-feira (17) que não participará do Conselho da Paz criado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A decisão foi anunciada pelo secretário de Estado da Santa Sé, cardeal Pietro Parolin, após reunião com o presidente da Itália, Sergio Mattarella.

Lançada por Trump em janeiro, durante o Fórum Econômico Mundial de Davos, a iniciativa foi apresentada inicialmente como mecanismo para supervisionar a trégua em Gaza e a reconstrução do território ao fim da guerra entre Hamas e Israel. Desde então, o projeto ampliou seu escopo e passou a se propor como instância para tratar conflitos internacionais de forma mais abrangente.

conselho da paz
Foto: Divulgação/ Casa Branca

Parolin afirmou que o Vaticano não integrará o órgão “devido à sua natureza particular” e ressaltou que, no entendimento da Santa Sé, cabe à Organização das Nações Unidas “gerir as situações de crise”. O cardeal mencionou a existência de “questões críticas” que deveriam ser resolvidas, sem detalhá-las. Em janeiro, ao confirmar que o Papa Leão XIV havia recebido convite para aderir ao Conselho da Paz, ele declarou que a proposta seria analisada antes de qualquer resposta.

Conselho da Paz de Trump

Desde a criação do colegiado, pelo menos 19 países assinaram a carta fundadora. Para integrar o grupo como membro permanente, é exigida contribuição de US$ 1 bilhão (R$ 5,3 bilhões). A exigência financeira gerou críticas e levantou questionamentos sobre a possibilidade de o organismo se configurar como alternativa à ONU.

conselho da paz
Foto: Divulgação/ Casa Branca

Países como França, Reino Unido, Alemanha, Canadá, Suécia, Holanda, Itália e Nova Zelândia recusaram o convite para integrar o Conselho da Paz. Ainda, a resistência aumentou após o envio de convite ao presidente russo, Vladimir Putin.

A primeira reunião do Conselho da Paz está prevista para esta quinta-feira (19), em Washington. O vice-premiê e chanceler italiano, Antonio Tajani, confirmou nesta quarta-feira (18) que participará do encontro como observador. A Itália será o único país do G7 e da Europa Ocidental presente na reunião, ainda que sem adesão formal ao organismo.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
Conselho da Paz Donald Trump Estados Unidos onu Papa Papa Leão 14 papa leão XIV vaticano

Veja também

Após EUA, Austrália também fecha embaixada no Brasil

NÃO EXPLICOU FECHAMENTO

Após EUA, Austrália também fecha embaixada no Brasil

Representação em Brasília suspendeu as atividades nesta sexta-feira (2), mas manterá assistênci...
EUA suspendem atendimentos em embaixada e consulados no Brasil

A DOIS DIAS DAS ELEIÇÕES

EUA suspendem atendimentos em embaixada e consulados no Brasil

Serviços presenciais estão paralisados nesta sexta-feira (2) por questões de segurança; governo ...
Trump diz que acompanha as eleições brasileiras “muito de perto”

Eleições 2026

Trump diz que acompanha as eleições brasileiras “muito de perto”

Presidente dos EUA não cita candidatos e faz declaração em meio a acusações de interferência n...
eua

EUA x Irã

Trump diz que “aniquilar o Irã” criou “paz no mundo” e ameaça novo ataque

Presidente americano afirmou à revista TIME que poderia destruir a República Islâmica caso não s...
Avião militar cai durante treinamento na Rússia e deixa seis mortos

acidente fatal

Avião militar cai durante treinamento na Rússia e deixa seis mortos

Acidente ocorreu na terça-feira (28/9); uma pessoa ficou ferida e causa da queda é investigada pel...
Acordo voluntário de segurança em IA gera debate sobre riscos e fiscalização

Inteligência artificial

Acordo voluntário de segurança em IA gera debate sobre riscos e fiscalização

Especialistas divergem sobre os efeitos da autorregulação anunciada pelo governo Trump e empresas ...
EUA concluem retirada militar do Iraque após mais de duas décadas de guerra

retirada de militares

EUA concluem retirada militar do Iraque após mais de duas décadas de guerra

Saída das últimas tropas está prevista para esta quarta-feira (30) e amplia a influência de grup...
papa

IGREJA X POLÍTICA

Papa Leão XIV diz que extrema direita não representa cristianismo

Durante retorno a Roma após viagem à França, pontífice também falou sobre a situação da Igrej...