Esparta oferece oficina gratuita de circo para crianças
Atividade integra o projeto “Esparta e Cia” e terá aulas entre março e abril, com vagas limitadas
O espaço Esparta Arte e Cultura abre inscrições para oficinas introdutórias de circo voltadas a crianças e adolescentes em Goiânia. A atividade, gratuita, integra o projeto “Esparta e Cia” e será realizada entre os dias 2 de março e 27 de abril, sempre às segundas-feiras.
As aulas destinadas a crianças de 7 a 11 anos ocorrerão das 10h30 às 11h30. Já os adolescentes, de 12 a 15 anos, terão encontros das 18h às 19h. Cada turma contará com dez vagas. As inscrições devem ser feitas por meio do link disponível na bio da @ciacorponacontramao.
A proposta inclui vivências em acrobacia de solo, acrobacia aérea, malabarismo e equilibrismo, além de jogos coletivos que estimulam coordenação, criatividade e interação em grupo. “A oficina é inclusiva e acolhe todas as crianças que desejam explorar a linguagem do circo de forma segura, lúdica e acessível, em um ambiente onde a arte é instrumento de crescimento e expressão”, comenta Lua Barreto, coordenadora do projeto.
O projeto foi contemplado pelo Edital de Fomento à Manutenção Continuada de Espaços Culturais da Política Nacional de Cultura Aldir Blanc, por meio da Secult Goiás.
Espaço cultural completa 15 anos de atividades
Com estrutura adaptada para práticas circenses, o Esparta Arte e Cultura recebe aulas, ensaios e apresentações, além de intercâmbios e iniciativas como o Sarau na Lua. “Mais que um local físico, é o território onde desenvolvemos nossa linguagem e fortalecemos a cena cultural”, afirma Lua Barreto, diretora da Cia Corpo na Contramão.
A companhia desenvolve pesquisa artística que incorpora Libras às apresentações, com sinalização realizada pelos próprios artistas, além de utilizar figurinos e cenários confeccionados com materiais de reuso. O espaço conta com rampa de acesso, banheiro adaptado, ampla abertura frontal e ações sustentáveis, como uso de energia solar e coleta seletiva.
Segundo Lua, a cidade carece de locais equipados para receber espetáculos com aparelhos aéreos. “Hoje, poucos espaços alternativos em Goiânia têm condições de receber espetáculos que utilizam aparelhos circenses, e o movimento de grupos e Cias locais que trabalham com equipamentos aéreos é intenso e merece um espaço descentralizado, com condições de recebê-los. Isto porque a falta de espaços alternativos com custos mais baixos acaba limitando a circulação desses espetáculos e, consequentemente, o crescimento e desenvolvimento desses grupos. O Esparta Arte e Cultura pretende se tornar uma alternativa possível para a circulação de espetáculos e grupos circenses de Goiânia”, comenta Lua.

Serviço
Projeto “Esparta e Cia” – Oficina gratuita de circo
Quando: 2 de março a 27 de abril
Horários: segundas-feiras, das 10h30 às 11h30 e das 18h às 19h
Onde: Esparta Arte e Cultura, Rua da Asteria, Quadra 82, Lote 21, Casa 1, Goiânia
Inscrições: link na bio da @ciacorponacontramao
Entrada gratuita
Leia mais: Bruna Louise traz “Meus 15 Anos” a Goiás