Alunos denunciam vazamento e possíveis falhas estruturais em academia de shopping em Goiânia
Relatos apontam problemas recorrentes na unidade da Evoque, e queixas já teriam sido encaminhadas ao Conselho Regional de Educação Física (CREF) e ao Procon
A redação do jornal O HOJE recebeu uma denúncia anônima sobre possíveis problemas estruturais na Evoque Academia, localizada no Passeio das Águas Shopping, em Goiânia. Segundo o relato encaminhado à reportagem, frequentadores estariam enfrentando situações recorrentes relacionadas à manutenção do espaço.
De acordo com a denúncia, um dos episódios mais recentes teria ocorrido quando uma grande quantidade de água começou a sair do sistema de ar-condicionado do local. A situação, segundo os alunos, foi registrada em vídeo por frequentadores que estavam presentes no momento.
“Para você ter noção, ontem tinha uma cascata de água saindo do ar-condicionado. Eles já reclamaram diversas vezes, já denunciaram ao Conselho de Educação Física, ao Procon, e nada se resolve. A situação está absurda”, afirmou o denunciante.
Denúncia sobre academia
Ainda conforme as informações recebidas, clientes afirmam que as reclamações já teriam sido feitas anteriormente à administração da academia e também encaminhadas a órgãos responsáveis, como o Conselho Regional de Educação Física (CREF) e o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon). No entanto, segundo os frequentadores, os problemas continuariam sem solução.
A pessoa que procurou a reportagem enviou vídeos e relatos sobre o caso, mas preferiu manter o anonimato por receio de possíveis represálias.
Nota resposta
Sobre os questionamentos realizados pela reportagem do jornal O Hoje acerca de irregularidades na academia Evoque do Shopping Passeio das Águas, o Procon Goiás esclarece:
Na manhã desta quinta-feira (19/02), atendendo a denúncia, uma equipe de fiscalização foi até a unidade da referida academia. Foi identificada a falta de manutenção adequada dos equipamentos de climatização. A fiscalização apurou que diversos aparelhos estavam inoperantes ou funcionando de maneira precária, havendo inclusive, vazamento em um deles, o que coloca em risco a integridade física dos consumidores.
A fiscalização identificou também que o estabelecimento apresentava documentação desatualizada, como alvará sanitário vencido em 12/2023, certificado de conformidade do Corpo de Bombeiros vencido em 11/2025 e alvará de funcionamento sem renovação.
Diante do apurado e conforme os artigos 6º, 20, 39 e 51 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), a academia foi autuada e, a partir de agora, tem 20 dias para apresentar defesa ao órgão.
O Procon Goiás reitera seu compromisso com a proteção dos direitos do consumidor e orienta que denúncias de irregularidades sejam encaminhadas por meio dos canais oficiais. Os contatos de atendimento são os telefones 151 ou (62) 3201-7124. O registro pode ser feito ainda pelo Portal Expresso (www.go.gov.br).
Leia também: Propriedades rurais em região estratégica de Goiás vão a leilão com valor superior a R$ 26 milhões