sexta-feira, 25 de setembro de 2026
DIREITOS HUMANOS

Indenização à família de Mãe Bernadete é concluída

Acordo extrajudicial encerra pagamento de indenização após assassinato da liderança quilombola

Luana Avelarpor em
Indenização
Foto: CONAQ

O Governo da Bahia finalizou, em 30 de janeiro, o pagamento da indenização destinada à família de Bernadete Pacífico, conhecida como Mãe Bernadete. A reparação foi formalizada por meio de acordo extrajudicial entre o Estado da Bahia, a União e os familiares. Os valores permanecem sob cláusula de confidencialidade.

Mãe Bernadete foi assassinada em 17 de agosto de 2023, em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador, dentro do imóvel que abrigava a associação quilombola da comunidade. Coordenadora nacional da Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos e liderança do Quilombo Pitanga dos Palmares, ela denunciava conflitos fundiários e violência contra comunidades tradicionais.

Indenização ocorre após crime ligado a disputa territorial

As investigações apontaram que o homicídio teve relação com embates territoriais e com a resistência da líder à instalação de um bar controlado por traficantes em área de preservação permanente próxima a uma represa. Segundo a apuração, os executores chegaram a pé à comunidade e efetuaram 25 disparos. Cinco aparelhos celulares foram levados. No momento do ataque, Mãe Bernadete estava com os netos, que foram trancados em um quarto antes da execução.

A indenização foi estabelecida enquanto o processo criminal avança. A Justiça recebeu denúncia contra cinco acusados. Arielson da Conceição Santos, preso preventivamente, e Marílio dos Santos, foragido, serão julgados em júri popular marcado para 24 de fevereiro. Outros três réus respondem por homicídio triplamente qualificado.

A trajetória de enfrentamento da liderança havia se intensificado após o assassinato de seu filho, Flávio Gabriel Pacífico dos Santos, em 2017. Desde então, Mãe Bernadete ampliou denúncias de violência contra terreiros e lideranças de matriz africana. À época do crime, ela integrava programa estadual de proteção a defensores de direitos humanos, que previa medidas de segurança, mas sem vigilância permanente.

Em novembro de 2024, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou decreto declarando de interesse social o território do Quilombo Pitanga dos Palmares. A indenização agora formalizada encerra a etapa administrativa da reparação civil, enquanto o processo judicial segue em curso.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:

Veja também

Plano de saúde para pets vira benefício oferecido por empresas; veja como funciona

BENEFÍCIOS PROS AU-MIGOS

Plano de saúde para pets vira benefício oferecido por empresas; veja como funciona

Serviço oferece acesso a clínicas e hospitais veterinários mediante mensalidade; 92% dos brasilei...
Horóscopo do dia (25/09): veja as previsões para o seu signo

ASTROS

Horóscopo do dia (25/09): veja as previsões para o seu signo

Previsões indicam oportunidades no trabalho, conversas importantes no amor e atenção antes de tom...
rosto

saúde

Seu rosto precisa mesmo seguir uma tendência? Médico explica os riscos de mudar a fisionomia por influência das redes

Autor de "Seu rosto não é moda" explica por que o algoritmo sabe o que está na moda, mas não o q...
Drauzio Varella tentará cadeira na Academia Brasileira de Letras

após Sessão da Saudade

Drauzio Varella tentará cadeira na Academia Brasileira de Letras

Médico e escritor de 83 anos pretende concorrer à vaga 32, que pertenceu a Ariano Suassuna antes d...
Amigo de piloto diz que helicóptero de Rick tinha problemas

JÁ TINHA RELATADO FALHAS

Amigo de piloto diz que helicóptero de Rick tinha problemas

Homem afirmou que piloto já havia relatado falhas principalmente em dias de chuva; documentos apont...
Sertanejo Série A reúne Maiara & Maraisa e Naiara Azevedo em Goiânia

SERTANEJO

Sertanejo Série A reúne Maiara & Maraisa e Naiara Azevedo em Goiânia

Festival será realizado no estacionamento do Estádio Serra Dourada no dia 12 de dezembro
Netflix renova Casamento às Cegas Brasil e nova temporada terá cenas em Goiás

REALITY SHOW

Netflix renova Casamento às Cegas Brasil e nova temporada terá cenas em Goiás

Sexta temporada já foi gravada e deverá estrear em 2027, novamente com Camila Queiroz e Klebber To...
Sandy e Junior estariam preparando show especial em São Paulo

ANO QUE VEM

Sandy e Junior estariam preparando show especial em São Paulo

Possível apresentação em um estádio de São Paulo marcaria os 20 anos do fim da dupla; detalhes ...