domingo, 13 de setembro de 2026
Apoio dos municípios

Relação de Daniel com prefeitos em meio à ascensão do PL em Goiás

Entre os gestores municipais que apoiam o emedebista, há aqueles que comandam os principais colégios eleitorais do Estado, com exceção de Goiânia

Marina Moreirapor em
Daniel
Especialistas veem como positiva a parceria de Daniel com prefeitos de municípios com eleitorado estratégico - Créditos: Hegon Corrêa

O apoio de 220 prefeitos à pré-candidatura do vice-governador Daniel Vilela (MDB) ao Governo de Goiás virou a máxima mais utilizada por aliados do emedebista que estimam o montante de gestores municipais que sinalizam concordância com a decisão de Daniel de concorrer ao Palácio das Esmeraldas. Fontes próximas ao vice do governador Ronaldo Caiado (PSD) afirmam que o Palácio das Esmeraldas detém uma base sólida, o que favorece a possibilidade de ascensão de Daniel diante das demais pré-candidaturas já estabelecidas, como a do ex-governador Marconi Perillo (PSDB) e a do senador bolsonarista Wilder Morais (PL). 

Daniel
Vice-governador de Goiás, Daniel Vilela (MDB), ex-governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), e senador Wilder Morais (PL). Todos são pré-candidatos ao Governo do Estado – Créditos: Walter Folador, Ascom – Marconi Perillo e Geraldo Magela/Agência Senado

A avaliação é que mediante a expressiva aprovação da gestão de Caiado à frente do Executivo estadual, a admiração e o apoio serão transferidos para Daniel, sobretudo, durante as eleições para o Governo do Estado. Porém, ao analisarmos o percurso das pré-candidaturas desde o anúncio de cada uma, percebe-se que o favoritismo se concentra, até aqui, na do vice-governador. 

Acesse também: Em disputa com o PL, Daniel tem final de semana marcado por entregas no interior goiano

Nos últimos dias, o forte apoio direcionado a Daniel é visto com cautela, uma vez que um de seus principais adversários, o senador Wilder Morais (PL), que teve incentivo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para se manter na disputa ao Governo de Goiás, é visto como um potencial rival do emedebista, principalmente por ter ao seu lado Ana Paula Rezende (PL), figura que era destaque do partido de Daniel, assim como seu pai, o ex-governador Iris Rezende (MDB), e sua mãe, a ex-deputada federal Dona Íris de Araújo. 

Daniel
Wilder juntamente com Ana Paula Rezende, pré-candidata a vice-governadora pelo PL – Créditos: Luma Silveira/ O HOJE

Apoio de prefeitos influentes

Apesar disso, analistas políticos veem como algo positivo para Daniel a parceria do vice-governador com prefeitos que administram municípios que detêm um eleitorado estratégico, como Leandro Vilela (MDB), de Aparecida de Goiânia; Wellington Carrijo (MDB), de Rio Verde; Marcos Vinicius (MDB), de Valparaíso de Goiás; e Márcio Corrêa (PL), de Anápolis. 

A visão de que uma eventual vitória de Daniel nas urnas pode ser algo derivado do apoio de Caiado ao emedebista é uma ideia que também é compartilhada pelo prefeito Wellington Carrijo. “A eleição vai ser muito fruto do trabalho do doutor Caiado nos últimos 7 anos. Daniel tem apoio de mais de 200 prefeitos, que o apoiam no processo de reeleição para dar continuidade ao trabalho do doutor Ronaldo”, afirma Carrijo em entrevista ao O HOJE. 

O prefeito de Rio Verde vê como essencial a participação direta de Daniel nas ações de responsabilidade do governo. Para o gestor da Região Sudoeste do Estado, isso foge da postura normalmente atribuída aos vice-governadores. “Daniel tem participado efetivamente das ações do governo. Ele é um cara que trabalha muito e tem toda condição de dar continuidade a esse legado do Ronaldo.” 

Daniel
Daniel Vilela durante edição do Goiás Social no interior goiano – Créditos: Benedito Braga

Prioridade do MDB 

Marcus Vinicius, prefeito de Valparaíso, município localizado no Entorno do Distrito Federal, ressaltou à coluna Xadrez que a prioridade é unir a militância emedebista do passado e do presente. A fala de Vinicius faz referência ao esforço de membros do partido em resgatar a unidade da organização que se encontra dividida, especialmente por conta da nomeação de Ana Paula Rezende, filha do casal Iris Rezende e Dona Íris, como pré-candidata a governadora na chapa do bolsonarista e adversário de Daniel, Wilder Morais. 

De acordo com Diego Sorgatto (UB), prefeito de Luziânia, segundo maior colégio eleitoral do Entorno do Distrito Federal, é preciso atenção na formação de chapa, inclusive para o Senado. “Um ponto de atenção é a articulação da chapa, porque não sendo a segunda vaga de senador para o PL, então vai ser de quem? Eu acho que isso tem que ser muito bem pensado, muito bem avaliado. E o governador, juntamente com Daniel, são muito bons para isso”, afirma Sorgatto. 

Daniel
Daniel e Caiado ao lado do prefeito Diego Sorgatto durante passagem por Luziânia, segundo maior colégio eleitoral do Entorno do DF – Créditos: Benedito Braga e Jota Eurípedes

Com a inviabilidade de parceria entre a base de Daniel e o PL, Sorgatto sinaliza possíveis alternativas para composição de chapa. “Caiado, juntamente com Daniel e a primeira-dama Gracinha (UB), devem escolher para a segunda vaga de Senado um partido, uma pessoa, um grupo que traga a maior estrutura política, de aliados, que possibilite maior tempo de televisão e de tudo que se precisa para ganhar uma eleição”, ressalta o prefeito de Luziânia. (Especial para O HOJE)

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
Apoio Daniel Vilela MDB PL Prefeitos

Veja também

Flavio Dino

Dark Horse

Dino derruba sigilo de investigação sobre financiamento de filme de Bolsonaro

Ministro do STF determina que material apreendido pela Polícia Civil de São Paulo seja entregue à...
STF

Banco Master

STF terá sessão transmitida ao vivo sobre investigação envolvendo Moraes

Plenário analisa na terça-feira (15) a conduta do ministro após divulgação de mensagens com Dan...
André Mendonça

Ministro do STF

André Mendonça diz que primeiros anos no STF foram de “muita infelicidade”

Ministro afirmou que cargo na Corte traz mais pressão e responsabilidade do que poder e fez alerta ...
carmén lúcia

CRISE

“O Supremo também não me mudou”, diz Cármen Lúcia em meio à crise do STF

Em palestra, ministra falou sobre sua trajetória na Corte e citou decisões tomadas com base na Con...
Fachin

CRISE NO STF

Fachin assume relatoria de ação que envolve Moraes no caso Master

Decisão ocorre antes de sessão extraordinária que vai analisar procedimentos relacionados ao caso...
pgr

CASO BANCO MASTER

PGR reforça pedido para ministros do STF acessarem celular de Vorcaro

Nova manifestação foi encaminhada ao presidente da Corte antes da análise de questões relacionad...
Caiado deve receber alta neste domingo após internação por pneumonia em São Paulo

RECUPERAÇÃO

Após diagnóstico de pneumonia, Ronaldo Caiado deve receber alta neste domingo (13)

O político publicou neste sábado (12) nas redes sociais que está cada vez melhor e se recuperando
marconi perillo

ELEIÇÕES 2026

Marconi Perillo prioriza saúde e economia em debate esvaziado por adversários em Rio Verde

Ex-governador apresentou projeto para zerar filas médicas e criticou a falta de comparecimento de c...