domingo, 13 de setembro de 2026
PREVISÃO DO TEMPO

Tempestades avançam pelo Brasil e Goiás entra em alerta para chuva intensa nesta quinta (26)

Instabilidade se espalha por diferentes regiões do país com formação de corredor de umidade e risco de pancadas fortes ao longo do dia

Thais Munizpor em
goiás
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A manhã desta quinta-feira (26) começou com um cenário de forte instabilidade atmosférica em diversas regiões do Brasil. De acordo com dados do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), imagens de satélite indicam a formação de áreas convectivas intensas, com potencial para tempestades severas, principalmente na Região Norte do país.

O monitoramento mostra nuvens com grande desenvolvimento vertical sobre os estados do Amazonas, Pará e Amapá, o que indica a presença de sistemas meteorológicos capazes de gerar chuva forte, descargas elétricas e rajadas de vento.

Corredor de umidade mantém instabilidade

Além da instabilidade no Norte, há também a formação de um corredor de umidade que se organiza desde o Mato Grosso e avança em direção ao Sudeste. Esse sistema contribui para a convergência de ventos e para a manutenção de áreas de instabilidade sobre Minas Gerais e Espírito Santo ao longo do dia.

Segundo o Cimehgo, essa configuração atmosférica favorece a persistência de nebulosidade e o registro de pancadas de chuva em diferentes momentos do dia nessas regiões.

goiás
Imagem: Cimehgo

Goiás sob risco de pancadas fortes

Em Goiás, o cenário exige atenção. A previsão indica a ocorrência de pancadas de chuva que podem ser localmente fortes, típicas do período chuvoso, com possibilidade de raios, rajadas de vento e volumes expressivos de precipitação em curtos intervalos.

Ainda conforme o Cimehgo, as tempestades devem ocorrer de forma isolada, mas com intensidade variável, o que pode provocar mudanças rápidas nas condições do tempo ao longo do dia.

A recomendação é acompanhar as atualizações meteorológicas e observar as condições do tempo, especialmente em áreas urbanas e regiões suscetíveis a alagamentos.

 

 

Leia também: Temporal em Minas Gerais: sobe para 38 o número de mortos em Juiz de Fora e Ubá

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
Previsão do tempo

Veja também

mega-sena

LOTERIAS

Seis apostas de Goiás acertam a quina da Mega-Sena e levam R$ 95 mil

Concurso 3057 foi realizado neste domingo (13), com dezenas que distribuíram prêmios para apostado...
Casal morre em acidente de moto

Saída para Guapó

Segurança de Virginia Fonseca e esposa morrem após moto sair da pista e bater contra árvore na BR-060, em Goiânia

Rogério Camilo Ramos, de 53 anos, era tenente aposentado da PM de Goiás e estava na moto com a esp...
goiânia

SEGURANÇA

Adolescente de 15 anos é apreendido por tentativa de estupro contra duas mulheres em Goiânia

Jovem foi localizado dentro da mata do Parque Areião depois de fugir de uma loja no Setor Marista
Cromínia

Após mês foragido

Suspeito de matar radialista e mulher morre em confronto com a CPE em Cromínia

Ex-companheiro de Lucivane era procurado desde agosto e foi localizado em uma residência, onde houv...
dionísio

LUTO

Morre aos 96 anos Sr. Dionísio, ícone do xadrez em Goiânia

Enxadrista construiu uma trajetória de mais de duas décadas no Goiânia Shopping e se tornou conhe...
Polícia Científica faz reprodução simulada de acidente que matou engenheiro na GO-020 em Goiânia

PERÍCIA

Polícia Científica faz reprodução simulada de acidente que matou engenheiro na GO-020 em Goiânia

Reprodução foi solicitada pela autoridade policial responsável pela investigação para possibili...
Cerrado goiano

MEIO AMBIENTE

Cerrado tem queda de 19% no desmatamento em agosto

Dados foram apresentados em São Paulo nesta sexta-feira (11), o Dia Nacional do Cerrado
Voo da Gol com 190 pessoas faz pouso forçado em Goiânia após emergência

POUSO DE EMERGÊNCIA

Voo da Gol com 190 pessoas faz pouso forçado em Goiânia após emergência

Aeronave do voo G3 1433, com destino a Congonhas, transportava 184 passageiros e seis tripulantes qu...