quinta-feira, 10 de setembro de 2026
Internacional

Trump confirma que líder supremo do Irã foi morto

Declaração foi publicada nas redes sociais e ocorre em meio a bombardeios e rumores não confirmados por Teerã

Thais Munizpor em
irã
O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei(West Asia News Agency)/Divulgação via REUTERS

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste sábado (28) que o líder supremo do Irã, Ali Khamenei, foi morto durante uma ofensiva militar conduzida em cooperação com Israel. A declaração foi publicada na rede social Truth Social e ocorre em meio a bombardeios e a uma série de informações ainda não confirmadas oficialmente pelo governo iraniano.

Na publicação, Trump declarou: “Khamenei, uma das pessoas mais perversas da história, está morto. Isso não é apenas justiça para o povo do Irã, mas para todos os grandes americanos e para pessoas de muitos países ao redor do mundo que foram mortas ou mutiladas por Khamenei e sua gangue”.

Segundo o presidente norte-americano, a operação contou com sistemas de inteligência e rastreamento sofisticados. “Ele não conseguiu escapar de nossa inteligência e de nossos sistemas de rastreamento altamente sofisticados e, trabalhando em estreita colaboração com Israel, não havia nada que ele ou os outros líderes mortos junto com ele pudessem fazer”, escreveu.

Declarações citam ofensiva e apelo a setores do regime

Na mesma mensagem, Trump fez um apelo a integrantes das forças iranianas para que não resistam às ações militares. Ele afirmou que membros da Guarda Revolucionária Islâmica, das Forças Armadas e de outras estruturas de segurança estariam buscando imunidade.

“Estamos ouvindo que muitos de seus membros da IRGC, militares e outras forças de segurança e polícia não querem mais lutar e estão buscando imunidade”, disse. Em outro trecho, o presidente declarou: “Como eu disse ontem à noite: ‘Agora eles podem ter imunidade, depois só terão a morte’”.

Trump também afirmou que espera uma reorganização interna no país. “Esta é a maior chance única para o povo iraniano recuperar seu país”, escreveu, acrescentando que o processo “deve começar em breve”.

O presidente norte-americano declarou ainda que os ataques militares devem continuar ao longo da semana. Segundo ele, “o bombardeio pesado e de precisão continuará ininterruptamente ao longo da semana ou pelo tempo que for necessário”.

irã
Donald Trump declarou, em suas redes sociais, que o líder do Irã está morto – reprodução

Governo do Irã não confirma morte de Khamenei

Até a última atualização, o governo do Irã não confirmou a morte de Ali Khamenei. Autoridades iranianas haviam, mais cedo, tentado conter os rumores sobre a morte do líder, que está no poder desde 1989. Desde o início da ofensiva militar, no entanto, Khamenei não foi visto publicamente.

Antes da declaração de Trump, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, havia mencionado indícios de que o líder iraniano teria sido atingido em um ataque ao seu complexo residencial em Teerã. A imprensa israelense também divulgou relatos de integrantes do governo indicando que o corpo teria sido encontrado entre os escombros.

De acordo com a agência AFP, informações sobre a possível morte de Khamenei se espalharam pelo Irã ao longo do dia. Na capital, Teerã, relatos indicam que comemorações foram ouvidas em algumas áreas.

No final de 2025, o país registrou protestos populares contra o regime dos aiatolás. Na publicação deste sábado, Trump voltou a mencionar o cenário interno iraniano e fez um novo apelo para que a população “recupere seu país”.

As informações sobre a morte do líder iraniano seguem sem confirmação oficial por parte das autoridades do país.

 

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:

Veja também

“Estão apostando com nossas vidas”, diz ex-pesquisador da OpenAI e da Anthropic

REVOLUÇÃO DAS MÁQUINAS?

“Estão apostando com nossas vidas”, diz ex-pesquisador da OpenAI e da Anthropic

Jacob Coxon deixou a indústria de inteligência artificial e acusou as duas empresas de avançarem ...
rússia

Zelensky

Avião de Zelensky quase é atingido por drone durante voo, diz premiê da Noruega

Presidente ucraniano viajava da Moldávia para Oslo, onde participou do funeral do rei Harald
Itália registra verão mais quente desde 1950, aponta instituto de pesquisa

Verão italiano

Itália registra verão mais quente desde 1950, aponta instituto de pesquisa

Temperatura média chegou a 24,6°C em 2026, enquanto agosto bateu recorde histórico com 25,6°C
Austrália quer dar ao usuário controle sobre o algoritmo das redes sociais

MAIS CONTROLE

Austrália quer dar ao usuário controle sobre o algoritmo das redes sociais

Proposta permite escolher entre recomendações personalizadas ou apenas publicações de perfis seg...
Rússia e Coreia do Norte colocam em operação nova ligação rodoviária

APROXIMAÇÃO

Rússia e Coreia do Norte colocam em operação nova ligação rodoviária

Ponte sobre o rio Tumen terá uso inicial para cargas e deve receber passageiros até o fim do ano
Barcos afundados transformaram fundo arenoso em recife artificial próximo a Gibraltar

Recife artificial

Barcos afundados transformaram fundo arenoso em recife artificial próximo a Gibraltar

Iniciativa iniciada pelo mergulhador Eric Shaw, em 1973, resultou em uma rede com mais de 30 embarca...
Ilha Cabo Verde

acidente

Acidente de ônibus deixa ao menos 25 mortos em Cabo Verde

Maioria das vítimas era formada por crianças e adolescentes que retornavam de uma excursão
Alemanha extremanha

extrema direita

Extrema direita lidera eleições na Alemanha, aponta boca de urna

AfD alcança 44% dos votos em Saxônia-Anhalt e pode conquistar a maior bancada do Parlamento estadu...