quinta-feira, 8 de outubro de 2026
Eleitorado estratégico

Lideranças do Entorno do DF diante da escolha entre Daniel, Marconi e Wilder

Todos os que disputam o Palácio das Esmeraldas têm ido à região. Vice-governador, ex-governador e senador buscam apoio político nas cidades próximas a Brasília

Marina Moreirapor em
Entorno
Na quinta, Daniel esteve em Valparaíso. No sábado, foi a vez de Wilder marcar presença no Entorno. Na terça, Marconi deve ir à região - Créditos: André Saddi e Rômulo Carvalho, Divulgação Ascom e Edilson Rodrigues/Agência Senado

Em menos de uma semana, todos os pré-candidatos ao Governo de Goiás cumpriram agenda no Entorno do Distrito Federal (DF). O vice-governador Daniel Vilela (MDB) esteve em Valparaíso na última quinta-feira (5) para detalhar aos vereadores um balanço dos programas, obras e repasses da atual gestão estadual que atendem o município e a região. 

No último sábado (7), o senador Wilder Morais (PL) esteve em Formosa para participar de mais uma edição do Rota 22 em Goiás. O evento é um projeto do Partido Liberal (PL), criado com o intuito de promover uma maior interação da sigla com a população, A plataforma tem sido usada por Wilder como mais um espaço que pode favorecer sua pré-campanha e garantir a ocorrência de movimentações políticas de interesse do partido.

Entorno
Senador bolsonarista e pré-candidato ao Governo de Goiás, Wilder Morais (PL) durante agenda em Formosa, no Entorno do DF – Foto: Reprodução Facebook

Já a previsão para esta terça-feira (10) é que o ex-governador Marconi Perillo (PSDB) marque presença em Valparaíso de Goiás para um encontro com lideranças tucanas em meio à tão falada transferência da deputada federal Lêda Borges do PSDB para o Republicanos. 

Acesse também: Luta de Daniel por MDB neutro para favorecer nome de Caiado, governador de Goiás, ao Planalto

A passagem dos pré-candidatos ao Palácio das Esmeraldas pelo Entorno torna-se cada vez mais significativa uma vez que a região contém o segundo maior eleitorado do Estado e, de acordo com os próprios líderes do local, o Entorno tem adquirido uma posição cada vez mais politizada. 

Tal afirmação foi feita pelo prefeito de Novo Gama e aliado de Ronaldo Caiado (PSD), Carlinhos do Mangão (PL), que, em entrevista ao O HOJE, analisou as pré-candidaturas ao governo e deixou explícito suas impressões sobre cada uma delas. 

Wilder e os municípios

Sobre Wilder, o prefeito destacou que o senador possui forte caráter municipalista. Ao ser questionado sobre o evento promovido pelo pré-candidato em Formosa no último sábado, Mangão disse que não pôde participar porque havia viajado. 

Com postura crítica a Marconi, o prefeito de Novo Gama mostrou insatisfação com as gestões do tucano à frente do Executivo estadual. Segundo Cambão, o ex-governador “não fez nada pelo Entorno durante todos anos que esteve no comando da máquina pública”. 

Mangão destaca que, atualmente, “o Entorno está mais politizado”. Para o prefeito, Daniel tem mais possibilidade de ter grande popularidade na região devido às políticas da gestão caiadista no local. O chefe do Executivo municipal afirma que “qualquer pré-candidato que seja inteligente vai investir no Entorno, pois é o local mais importante eleitoralmente”. 

Entorno
Vice-governador e pré-candidato ao Governo de Goiás, Daniel Vilela (MDB), com Carlinhos do Mangão (PL), prefeito de Novo Gama – Créditos: Wesley Costa

Em concordância com Mangão, o prefeito de Luziânia, Diego Sorgatto (UB), que compõe a base aliada de Caiado e Daniel, afirmou ao O HOJE que “Daniel é amplamente favorito com o apoio do Governador, mas, com a pré-candidatura do PL, afasta um pouco a probabilidade do Daniel vencer em primeiro turno”, pondera Sorgatto. 

“Antes e depois” do Entorno

O secretário de Estado do Entorno, Pábio Mossoró (MDB), compartilha das mesmas ideias de Mangão ao falar sobre as mudanças estruturais, políticas e governamentais que ocorreram no Entorno durante as gestões de Caiado como chefe do Executivo estadual. 

Grande parte dos líderes da região atribuem a Caiado o mérito relativo ao desenvolvimento da região, principalmente em áreas como segurança pública, assistência social e economia. “A história da nossa região do Entorno é dividida em antes e depois de Ronaldo Caiado, que, junto a Daniel, promoveu uma verdadeira revolução na qualidade de vida do nosso povo”, avalia Mossoró. 

Entorno
Daniel Vilela, prefeito Marcus Vinicius (Valparaíso) e secretário Pábio Mossoró (Entorno do DF) na inauguração do Batalhão Rural localizado no Entorno do DF – Créditos: Júnior Guimarães

Mangão, Sorgatto e Mossoró são vistos como parte das lideranças políticas mais influentes do Entorno e, com base nas considerações feitas pelos políticos, o entendimento é de que a região pode favorecer, sobretudo, a pré-candidatura de Daniel Vilela, apesar de seus concorrentes investirem fortemente no fortalecimento de vínculos políticos no local. (Especial para O HOJE)

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
eleições 2026 Entorno do DF lideranças políticas

Veja também

ACM Neto declara apoio a Flávio Bolsonaro no segundo turno

Eleições 2026

ACM Neto declara apoio a Flávio Bolsonaro no segundo turno

Após derrota na Bahia, ACM Neto apoia Flávio Bolsonaro no segundo turno
Ato em Goiânia reúne apoiadores de Lula e abre campanha para o segundo turno

ELEIÇÕES 2026

Ato em Goiânia reúne apoiadores de Lula e abre campanha para o segundo turno

Manifestação reuniu estudantes, movimentos sociais, entidades e apoiadores em caminhada da Praça ...
celina leão

ELEIÇÕES 2026

Em reunião com o PL, Celina Leão diz que apoio do centro pode ampliar votos de Flávio Bolsonaro

Governadora do DF participou de encontro do PL em Brasília nesta quarta-feira (7) e afirmou que ade...
“Todos queremos o bem do DF”, diz Kiko Caputo ao apoiar Celina no 2º turno

POLÍTICA

“Todos queremos o bem do DF”, diz Kiko Caputo ao apoiar Celina no 2º turno

Presidente do Novo no DF afirmou que partido terá postura crítica e destacou convergências com a ...
Leandro Grass amplia campanha nas ruas e busca alianças no 2º turno no DF

POLÍTICA

Leandro Grass amplia campanha nas ruas e busca alianças no 2º turno no DF

Candidato do PT afirma que pretende dialogar com eleitores de adversários e diz que disputa não de...
Nikolas Ferreira

Eleições 2026

Nikolas diz que não haverá acordo com Moraes caso Flávio seja eleito: “sem anistia”

Deputado reeleito defende impeachment e prisão do ministro do STF e critica decisões relacionadas ...
Flávio Bolsonaro pode indicar filha de Luiz Fux para vaga no STF

Supremo

Flávio Bolsonaro pode indicar filha de Luiz Fux para vaga no STF

Desembargadora do TJ-RJ é cotada para Corte em eventual governo do senador, diz portal
flávio bolsonaro

Constituição

Entenda o que é preciso para mudar a Constituição e como funciona uma PEC

Declaração de Flávio Bolsonaro sobre mudanças na Carta reacende debate sobre quórum, tramitaç�...