sábado, 7 de novembro de 2026
DIÁLOGO

Trump demonstra disposição para negociar com Teerã

Trump acena para diálogo enquanto Irã e Israel indicam disposição para seguir com as ofensivas

Lalice Fernandespor em
Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump e Primeiro Ministro de Israel, Benjamin Netanyahu
Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump e Primeiro Ministro de Israel, Benjamin Netanyahu (Foto: Divulgação/ Casa Branca)

A guerra envolvendo o Irã, os Estados Unidos e Israel entrou no 11º dia, sob troca de ameaças e sinalizações divergentes sobre o futuro do conflito. Enquanto o presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que poderia conversar com Teerã dependendo das condições, autoridades iranianas e o governo israelense indicaram disposição para seguir com as ofensivas.

Em entrevista à Fox News, na segunda-feira (9), Trump disse ter ouvido que o Irã teria grande interesse em negociar. O republicano também voltou a criticar a escolha de Mojtaba Khamenei para suceder o pai, Ali Khamenei, no comando da República Islâmica. “Não acredito que ele possa viver em paz”, afirmou.

O presidente norte-americano declarou estar decepcionado com a decisão iraniana, segundo ele, a escolha indica que o país pode continuar seguindo a mesma linha política. Questionado se Mojtaba Khamenei poderia ser alvo de alguma tentativa de assassinato, Trump disse não querer comentar o assunto. “Isso seria inapropriado. Mas veja bem, eu também já fui alvo de alguma tentativa de assassinato”, declarou.

Governo iraniano ameaça Trump

Do lado iraniano, o chefe do Conselho de Segurança do país, Ali Larijani, respondeu diretamente às ameaças feitas por Washington. Nesta terça-feira (10), ele afirmou que o Irã não teme o que chamou de “ameaças vazias” e advertiu o presidente norte-americano. “Nem mesmo aqueles maiores que você conseguiram eliminar a nação iraniana. Cuidado para não ser eliminado!”, escreveu.

Chefe do Conselho de Segurança do Irã, Ali Larijani, ameaça Trump
Chefe do Conselho de Segurança do Irã, Ali Larijani (Foto: Divulgação/ @alilarijani_ir)

A declaração ocorre após Trump afirmar que os EUA poderiam lançar uma ofensiva “20 vezes mais forte” caso Teerã mantenha o bloqueio ao Estreito de Ormuz, rota estratégica para o transporte de petróleo.

Trump ainda afirmou que a guerra estaria “quase concluída”. A avaliação foi contestada pela Guarda Revolucionária iraniana, que afirmou que apenas Teerã decidirá quando os combates terminarão.

Em Israel, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu também indicou que as operações continuam. “Com as medidas tomadas até agora, estamos quebrando seus ossos e ainda não terminamos”, declarou.

Leia mais: Plano dos EUA para PCC e CV lembra operação na Venezuela

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
Donald Trump Estados Unidos Ira! Israel Oriente Médio

Veja também

Espanha

Antes das eleições

Espanha terá greve geral por salários e acesso à moradia em 11 de novembro

Mobilização terá apoio das principais centrais sindicais do país e será a primeira em 14 anos a...
Pedro Alliana

Crise no Paraguai

Pedro Alliana assume Presidência do Paraguai após impeachment de Santiago Peña

Senado aprovou a destituição de Peña por 44 votos, em meio às investigações sobre o Banco Ueno
Peña publica despedida após impeachment e diz que renunciou para evitar danos ao Paraguai

instabilidade

Peña publica despedida após impeachment e diz que renunciou para evitar danos ao Paraguai

Ex-presidente do Paraguai se despede nas redes sociais após Congresso aprovar impeachment
Pai de Meghan Markle é preso nos EUA sob suspeita de abuso infantil

INVESTIGAÇÃO

Pai de Meghan Markle é preso nos EUA sob suspeita de abuso infantil

Thomas Markle, de 82 anos, foi detido na Flórida após investigação do FBI. Caso envolve materiai...
Santiago Peña pede 72 horas para preparar defesa em processo de impeachment no Paraguai

Crise paraguaia

Santiago Peña pede 72 horas para preparar defesa em processo de impeachment no Paraguai

Presidente alega tempo insuficiente para analisar denúncia de mais de 300 páginas
Congresso do Paraguai prepara posse de vice-presidente após renúncia de Santiago Peña

Pedro Alliana

Congresso do Paraguai prepara posse de vice-presidente após renúncia de Santiago Peña

Congresso prepara posse de Pedro Alliana como novo presidente do Paraguai
Ueno Bank

Paraguai

Entenda operação financeira que levou o Ueno Bank ao colapso no Paraguai

Relatório técnico da Superintendência de Bancos do Paraguai identificou uma operação com empres...
paraguai

Crise política

Presidente do Paraguai renuncia em meio à crise bancária e pressão por impeachment

Decisão foi anunciada nesta quinta-feira (5), após o fechamento de um banco digital ligado ao ex-a...