domingo, 18 de outubro de 2026
Abandono de cargo

Eduardo Bolsonaro pode ser demitido da Polícia Federal

PF abre processo disciplinar por possível abandono de cargo após ex-deputado do PL permanecer mais de 30 dias fora da função enquanto vive nos EUA

Paula Costapor em
Abandono de Cargo
Ex-deputado do PL, que vive nos EUA desde 2025, pode ser demitido da Polícia Federal se ausência de mais de 30 dias sem justificativa for confirmada. Crédito: Reprodução/ Rede Social.

A Polícia Federal formalizou nesta segunda-feira (16), a citação do ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) em um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) que investiga indícios de abandono de cargo. Servidor de carreira da corporação no cargo de escrivão, o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro pode ser demitido caso seja confirmada a ausência injustificada por mais de 30 dias consecutivos. O procedimento foi oficializado por meio de edital publicado no Diário Oficial da União e conduzido pela delegada Karen Cristina Dunder.

Com a publicação do edital, Eduardo Bolsonaro terá prazo de 15 dias para apresentar defesa à comissão responsável pelo processo disciplinar. A citação por meio de edital ocorreu porque o ex-parlamentar foi considerado em “lugar incerto e não sabido” pelas autoridades responsáveis pela investigação administrativa.

Atualmente, Eduardo reside nos Estados Unidos. Ele se mudou para o país em fevereiro de 2025, alegando sofrer perseguição política no Brasil e afirmando que sua permanência no exterior seria uma forma de se resguardar de processos judiciais.

A situação funcional do ex-deputado passou a ser analisada após o término de seu vínculo parlamentar. Em dezembro de 2025, ele perdeu o mandato na Câmara dos Deputados após ter o cargo cassado por excesso de faltas. Com o fim do afastamento para atividade política, a Polícia Federal determinou em janeiro de 2026 que o servidor retornasse imediatamente às funções de escrivão.

Segundo a corporação, Eduardo deveria ter se apresentado em sua unidade de lotação original, na delegacia da Polícia Federal em Angra dos Reis (RJ). A Corregedoria da PF investiga se o servidor deixou de comparecer ao trabalho de forma deliberada por mais de 30 dias seguidos sem justificativa legal, conduta considerada grave no serviço público federal e que pode resultar em demissão.

Antes da formalização da citação, medidas cautelares já haviam sido adotadas. Por decisão do corregedor regional da PF no Rio de Janeiro, o ex-deputado foi afastado preventivamente de suas funções e teve de entregar a arma de fogo e a carteira funcional da corporação.

Além do processo administrativo, Eduardo Bolsonaro também responde como réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por coação no curso do processo. A acusação está relacionada a sua atuação política nos Estados Unidos contra autoridades brasileiras.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
Eduardo Bolsonaro Flávio Bolsonaro Jair Bolsonaro (PL) Policia Federal

Veja também

Lobista diz ter visto Lulinha com ministros e quer fazer delação premiada

entrevista

Lobista diz ter visto Lulinha com ministros e quer fazer delação premiada

Amiga de Lulinha, lobista afirma que ela e as filhas são alvo de ameaças e diz que pode fazer dela...
Celina Leão participa de carreata em Samambaia (DF) e destaca obras

ELEIÇÕES 2026

Celina Leão participa de carreata em Samambaia (DF) e destaca obras

Candidata à reeleição ao GDF participou da Carreata Onda Azul da Leoa neste sábado (17). Ibaneis...
Dark Horse

Doação de Vorcaro

PF aponta “severa” divergência em valores enviados ao exterior para financiar filme sobre Bolsonaro

Investigação identificou saída de mais de US$ 12 milhões do Brasil e retorno de US$ 2,8 milhões...
Carreata pelo Flávio Bolsonaro em Goiânia

Direita

Daniel, Caiado e Gayer participam de carreata em apoio a Flávio na Região Metropolitana de Goiânia

Mobilização começou em Aparecida de Goiânia e reuniu senadores eleitos e lideranças políticas;...
Mulheres com PT

Esquerda

Mulheres fazem caminhada em Goiânia pela reeleição de Lula

Ato reuniu movimentos feministas, coletivos, artistas e parlamentares na Praça Cívica, com apresen...
Câmara dos Deputados

Congresso Nacional

Centrão discute mudança no sistema eleitoral após avanço do PL na Câmara

Partidos querem debater novas regras ainda em 2026; distrital misto e distritão estão entre os mod...
Papa Leãos XIV

Neste sábado (17)

Papa Leão XIV deve receber alta após cirurgia para tratar câncer de pulmão

Exames indicaram condições clínicas favoráveis para a saída do hospital; Vaticano mantém prepa...
Vitória de Lula implode chance de Goiás ter ministro e obras

OPINIÃO

Vitória de Lula implode chance de Goiás ter ministro e obras

Até Dilma fez mais pelo Estado do que o atual presidente em três mandatos e, se derrotar Flávio B...