domingo, 8 de novembro de 2026
Comando do partido

Acordo por Gracinha no comando do UB envolve eleição de 5 deputados 

Presidente interino em Goiás, Delegado Waldir diz que Ronaldo Caiado prometeu cinco cadeiras na Câmara dos Deputados para o presidente nacional Antônio Rueda

Thiago Borgespor em
Acordo por Gracinha no comando do UB envolve eleição de 5 deputados 
Compromisso de Caiado com Rueda dialoga com os objetivos nacionais do União Brasil | Foto: Divulgação/Secom Goiás

O acordo do governador Ronaldo Caiado (PSD) com o presidente nacional do União Brasil, Antônio Rueda, para que a primeira-dama Gracinha Caiado (UB) assuma o comando da sigla no Estado envolve a eleição de cinco deputados federais da legenda em Goiás. 

A informação do acerto das condições entre Caiado e Rueda para que o antigo partido do governador seja presidido pela primeira-dama foi revelada pelo presidente interino do União Brasil em Goiás, o ex-deputado federal e presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO), Delegado Waldir, em conversa com a reportagem do O HOJE. Segundo Waldir, Caiado fez o compromisso de montar uma chapa competitiva para a federação União Progressista (União Brasil e PP) em Goiás. 

“Está 100% certo. Eu permaneço presidente do União Brasil até o mês de abril. E aí nós vamos definir a data para que a Gracinha assuma. Já está 100% alinhado, considerando que o governador Ronaldo Caiado fez um compromisso com o presidente nacional Antonio Rueda de eleger cinco deputados federais em Goiás”, explicou o presidente do Detran. 

O partido vivia uma indefinição desde o anúncio de que Caiado iria para o PSD, sobretudo pela montagem das chapas proporcionais para a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) e à Câmara dos Deputados. A saída do governador do partido, motivada pelo seu projeto político que visa a candidatura ao Palácio do Planalto, causou insegurança no quadro estadual da legenda. 

O compromisso de Caiado com Rueda dialoga com os objetivos nacionais do União Brasil. O partido trabalha para ampliar o número de deputados federais eleitos no País. Atualmente, a federação União Progressista possui 103 deputados federais, 55 do União Brasil e 48 do PP. 

Leia mais: Agenda política de Daniel deve ganhar forma a partir de abril com foco na disputa pelo Governo de Goiás

Federação UB-PP

Apesar de ter sido anunciada há seis meses, a federação entre o partido de Rueda e do senador Ciro Nogueira (PP-PI) ainda não foi validada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Conforme apurado por reportagem do jornal O HOJE, a expectativa em Brasília é que a Justiça Eleitoral valide a aliança entre as legendas ainda nesta semana. Porém, a validação da federação não está prevista nas pautas do TSE para a próxima sessão plenária, marcada para esta quinta-feira (19). 

Embora encaminhada, a união dos partidos enfrenta resistência em alguns diretórios. Na segunda-feira (16), o deputado federal Mendonça Filho (UB-PE) solicitou formalmente que Rueda submeta à apreciação da executiva do partido o cancelamento da federação. 

A situação se repete na Bahia. O diretório baiano pepista é base do governador Jerônimo Rodrigues (PT), enquanto o União Brasil baiano é comandado pelo vice-presidente do partido e ex-prefeito de Salvador (BA), ACM Neto, pré-candidato ao Governo da Bahia e oposição à gestão petista no Estado. 

Em Goiás, a situação é diferente. Caso a federação não vingue, tanto União Brasil quanto o PP, que é comandado pelo presidente da Agência Goiana de Habitação (Agehab) e pré-candidato ao Senado, Alexandre Baldy, continuarão a integrar a base aliada. Federadas ou não, as legendas irão caminhar com o vice-governador Daniel Vilela (MDB) nas eleições de outubro.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:

Veja também

Quaest: pesquisa mostra que 62% consideram erro a ida de Flávio Bolsonaro aos EUA

ELEIÇÕES 2026

Quaest: pesquisa mostra que 62% consideram erro a ida de Flávio Bolsonaro aos EUA

Entre lulistas, 96% veem pleito limpo e justo; entre bolsonaristas, 93% dizem que houve fraude
Lula

Presidente do Brasil

Lula tenta recuperar voz antes de viagem à Turquia

Presidente reservou este sábado (7) para cuidar da rouquidão. Na segunda-feira (9), embarca para p...
Celina Leão

Distrito Federal

Celina autoriza concurso com 57 vagas para médicos da atenção básica no DF

Governadora Celina Leão também anunciou 100 novas vagas para médicos de urgência e emergência; ...
Bancada goiana terá maioria de oposição e de independentes ao governo Lula

Câmara dos Deputados

Bancada goiana terá maioria de oposição e de independentes ao governo Lula

Petistas devem ser os únicos aliados declarados do presidente entre os 17 deputados federais eleito...
Presidências de Câmara e Senado só se decidem após posse de Lula

OPINIÃO

Presidências de Câmara e Senado só se decidem após posse de Lula

Novo ministério vai definir reeleição de Alcolumbre e Motta, além do impeachment de integrantes ...
Caiado

Debandada

Com Caiado no PSD, União Brasil terá que evitar perda de aliados

Saída do ex-governador pode ampliar a migração de prefeitos da antiga sigla para o novo partido d...
Lula sanciona lei que torna exame nacional obrigatório para exercício da medicina no Brasil

SAÚDE

Lula sanciona lei que torna exame nacional obrigatório para exercício da medicina no Brasil

Enamed será aplicado ao final do 2º, 4º e 6º anos da graduação; formandos que não atingirem p...
“Não tenho provas”: Flávio questiona eleições e admite disputar Presidência em 2030

eleições presidenciais

“Não tenho provas”: Flávio questiona eleições e admite disputar Presidência em 2030

Flávio questiona resultado das eleições, anuncia ação contra Lula e fala em disputar 2030