sexta-feira, 9 de outubro de 2026
Transição de poder

O que muda na Alego com saída de Caiado e posse de Daniel Vilela

Deputados veem continuidade na gestão com Daniel Vilela, sem mudanças no ritmo de obras e com possível manutenção da liderança do governo na Assembleia

Bruno Goulartpor em
O que muda na Alego com saída de Caiado e posse de Daniel Vilela
O HOJE conversou com o líder do governo na Alego, deputado Talles Barreto e o emedebista, deputado Issy Quinan. Foto: Sérgio Rocha

Bruno Goulart

Em duas semanas, o governador Ronaldo Caiado (PSD) deve deixar o Governo de Goiás para que seu vice, Daniel Vilela (MDB) assuma o comando do Estado. Ainda assim, a avaliação de deputados estaduais ouvidos pelo O HOJE é de que pouca coisa deve mudar na relação com a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), pelo menos neste primeiro momento.

Hoje, o governo tem uma base ampla e bem organizada dentro da Alego. Isso significa que Daniel Vilela deve assumir com apoio suficiente para manter a governabilidade e seguir aprovando projetos sem grandes dificuldades. Por isso, a tendência é de continuidade, tanto na parte política quanto na administrativa.

O líder do governo na Assembleia, deputado Talles Barreto (União Brasil), afirma à reportagem que está disposto a continuar na função, mas deixa claro que a decisão será do novo governador. “Eu tenho disposição de continuar, mas o Daniel é quem tem que decidir. Iremos respeitar”, disse.

Sobre possíveis mudanças no andamento do governo, Talles foi direto: não deve haver alteração no cronograma de obras, entregas e inaugurações. Segundo ele, a expectativa é que o ritmo seja mantido. “Não vai mudar. Daniel terá que fazer um governo melhor que o Ronaldo”, afirmou.

Deputados estão preocupados com reeleição

Apesar da troca no comando, o deputado destaca que a principal preocupação dos parlamentares neste momento é outra. Segundo ele, o foco está mais na política eleitoral do que na mudança de governo. “Os deputados não estão agoniados com a mudança de governo, mas com a montagem de chapa e a indefinição partidária, principalmente por conta da ida do Caiado para o PSD”, explicou.

Leia mais: Desunião entre PL e PSD agrada Flávio e prejudica Ratinho Jr.

Essa indefinição afeta diretamente os planos dos deputados para as próximas eleições. Eles precisam avaliar em qual partido vão ficar e quais são as chances reais de reeleição. Esse movimento, segundo Talles, deve ganhar força nos próximos dias. “Acredito que a partir da semana que vem, após o MotoGP, isso possa mudar um pouco”, disse.

Já o deputado Issy Quinan (MDB) também aposta em continuidade e destaca que Daniel Vilela já conhece bem o funcionamento do governo. “A relação da Assembleia será a mesma, com sintonia e solidariedade institucional. Daniel está totalmente ambientado, tanto do ponto de vista político quanto do administrativo”, afirmou ao O HOJE.

Issy lembra que Daniel já atua como uma espécie de ponte entre o governo e outras lideranças políticas. “Ele tem sido o grande interlocutor do Caiado em várias esferas. Tem recebido deputados, prefeitos”, disse.

Para o parlamentar, não há espaço para mudanças bruscas na gestão. A ideia é manter o que já está funcionando e fazer apenas ajustes pontuais. “Daniel está assumindo um governo de continuidade. Não existe espaço para qualquer alteração brusca. Vão ocorrer mudanças pontuais, mas, no mais, é dar sequência a um governo que vem dando certo”, explicou.

Sobre a liderança do governo na Alego, Issy também não vê motivo para mudança. “Na minha ótica, não muda nada na liderança de governo. Talles Barreto vem fazendo um bom trabalho. A tendência é que ele continue, mas é algo que Daniel vai decidir”, afirmou.

A decisão sobre manter ou trocar o líder do governo deve ser uma das primeiras definições políticas do novo governador. Mesmo assim, como a base é ampla, qualquer mudança não deve afetar a relação com os deputados.

Enquanto isso, nos bastidores, o clima é de articulação. A troca no comando do governo acontece em um momento em que partidos e lideranças já começam a se organizar para as próximas eleições. Isso faz com que a atenção de muitos deputados esteja voltada mais para o futuro político do que para a mudança administrativa em si.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
Alego Daniel Vilela relação Ronaldo Caiado

Veja também

Lula

Escândalo do Master

Áudio de Vorcaro pode implodir a campanha de Lula no segundo turno?

Gravação atribuída ao ex-banqueiro cita dinheiro para filme sobre o presidente; defesa diz descon...
Alcolumbre marca votação do fim da escala 6×1 para, quarta-feira,14 de outubro

Jornada de trabalho

Alcolumbre marca votação do fim da escala 6×1 para, quarta-feira,14 de outubro

Senado pode votar fim da escala 6x1 antes do segundo turno das eleições
Fachin afirma que inquérito das Fake News deve ser arquivado

Fake News

Fachin afirma que inquérito das Fake News deve ser arquivado

Presidente da Suprema Corte diz que vai concluir análise de pendências antes de encerrar o caso
Michel Magul

Novo vereador

Michel Magul assume vaga de Aava Santiago na Câmara de Goiânia

Posse ocorre após TRE-GO manter cassação da vereadora por infidelidade partidária; defesa preten...
STF identifica ameaças de morte contra ministros no X

Supremo

STF identifica ameaças de morte contra ministros no X

Relatório da Corte mostra mensagens na rede social que citam fuzilamento, explosões e ataques aos ...
Deputados estaduais

Parlamento goiano

Deputados começam articulações de candidaturas para presidir a Alego

Com chegada de 19 novatos, Bruno Peixoto deve influenciar escolha do sucessor, enquanto nomes de dif...
Celina Leão tem agenda com lideranças políticas, empresários e profissionais nesta sexta (09) no DF

POLÍTICA

Celina Leão tem agenda com lideranças políticas, empresários e profissionais nesta sexta (09) no DF

Candidata à reeleição participa de entrevistas, visita feira em Sobradinho e encerra o dia com en...
Celina Leão assume compromisso de não aumentar impostos e garantir segurança jurídica ao setor produtivo

POLÍTICA

Celina Leão assume compromisso de não aumentar impostos e garantir segurança jurídica ao setor produtivo

Em reunião com empresários, candidata ao GDF também destacou segurança pública, organização u...