sábado, 17 de outubro de 2026
OPINIÃO

Corrida de motos acelera necessidade de grandes eventos em Goiás

Uma lição para os candidatos ao governo: turistas com dinheiro para gastar vitaminam o comércio e o setor de serviços, além de fixarem o Estado como apto a divertir multidões e com vocação para receber investimentos

Nilson Gomespor em
motogp em Goiânia
Foto_ Reprodução

Leonino Caiado construiu o Estádio Serra Dourada e o Autódromo Internacional em Goiânia há meio século. Felizmente, está vivo, mas precisou chegar aos 92 anos para que ver o aproveitamento de suas obras. Ambos aplaudidos internacionalmente, os dois templos do esporte ficaram mais tempo fechados que em uso. Adivinhe qual a atração goiana mais reconhecida no exterior? A natural são as águas quentes de Caldas Novas, mas erguida pelo homem é o Serra ou o autódromo.

Infelizmente, Leonino passou quase 40 anos esperando algo de alcance mundial, como o Grande Prêmio de Motovelocidade, para mostrar que estava correto ao se dedicar aos dois monumentos à saúde física e mental dos goianos. O sucesso deste fim de semana mostra o caminho, basta seguir por ele. E acelerando.

4 DÉCADAS ESPERANDO OS GRAUS 

O leitor viu ali que são quatro décadas desde o último GP de Moto. Depois disso, uma corridinha ali, uma promoção de carros acolá e nada mais. É um erro. Olhem os restaurantes lotados, pitdogs com sobrecarga de pedidos, Airbnb explodindo, hotéis com 100% de quartos cheios, Uber e 99 com um passageiro após outro. Além disso, os 250 mil visitantes e o meio bilhão de pessoas ao redor do planeta que ficam sabendo da corrida espalham as belezas de Goiânia, as oportunidades de negócios, o verde dos parques em contraponto à maravilhosa selva de prédios lindos. Enfim, uma semana de publicidade em todos os continentes.

Com eventos, o dinheiro aparece até no serviço público. O ICMS estadual e o ISS municipal terão um Natal extemporâneo. Portanto, uma lição para os pré-candidatos ao Governo, sobretudo os principais, Daniel Vilela (MDB), Marconi Perillo (PSDB), Wilder Morais (PL) e alguém que a esquerda ainda vai apresentar.

Eles estão sabendo agora que podem e devem pensar grande. As 25 edições do Festival de Cinema e Vídeo Ambiental não trouxeram a Goiás, tanto a cidade quanto o Estado, a quantidade de turistas que o GP destas águas de março. O Fica é fantástico, mas não se compara a eventos internacionais.

O TEATRO GOIÂNIA SEM… TEATRO

Outro ex-governador dos anos 1970 que deve estar na expectativa é Irapuan Costa Júnior. Aos 88 anos, o intelectual Irapuan todo dia olha as páginas culturais de O HOJE buscando a programação do Teatro Goiânia. Nada ontem, nada hoje, nada amanhã, nunca tem coisa alguma. Houve época em que seu palco sagrado abrigava formaturas.

Nem precisa ter a idade de Leonino e Irapuan para se lembrar de filas na esquina das Avenidas Anhanguera e Tocantins, no Centro da Capital, para ver peças com os grandes das artes cênicas. Agora, ali só tem noiado, bicho-grilo e camelô vendendo beberagem contra rinite. Por fora, o prédio é uma glória da arquitetura. Por dentro, precisa de agenda. 

OS GINÁSIOS DESTINADOS À JUVENTUDE 

Além do autódromo, do estádio e do teatro, que tal se lembrar dos ginásios Goiânia Arena, às margens da BR 153, e Rio Vermelho, na Avenida Independência. Já foram sedes da alegria da juventude, em shows de música e jogos de vôlei. O Goiânia Arena tem nível para apresentações de patamar internacional. Está resumido a outdoor gigante.

Wilder, Daniel, Marconi e o candidato do PT não devem se esquecer dos centros de convenções, sobretudo os de Goiânia e Anápolis. São espaços gigantescos, mas não maiores que a carência de públicos à altura de suas possibilidades. 

O turismo de negócios e de eventos prefere data coincidentes. O MotoGP suscitou centenas de eventos paralelos, pois as pessoas se programaram para estar em Goiânia na data das corridas. Além da pasmaceira, o que precisa acabar é um o comodismo. Há um grande exemplo a inspirar. O governador Ronaldo Caiado teve coragem de trazer a Copa América sem torcida. É um ótimo precedente para quem o suceder a partir de 2027 exercer a ousadia de enxergar em Goiás um ímã de coisas boas.

 

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:

Veja também

TSE altera locais de votação de 4,3 mil seções para o 2º turno

ELEIÇÕES 2026

TSE altera locais de votação de 4,3 mil seções para o 2º turno

Mudanças ocorreram por reformas, melhorias de acessibilidade e problemas estruturais. Eleitores dev...
Celina Leão participa de carreata em Samambaia (DF) e destaca obras

ELEIÇÕES 2026

Celina Leão participa de carreata em Samambaia (DF) e destaca obras

Candidata à reeleição ao GDF participou da Carreata Onda Azul da Leoa neste sábado (17). Ibaneis...
Dark Horse

Doação de Vorcaro

PF aponta “severa” divergência em valores enviados ao exterior para financiar filme sobre Bolsonaro

Investigação identificou saída de mais de US$ 12 milhões do Brasil e retorno de US$ 2,8 milhões...
Carreata pelo Flávio Bolsonaro em Goiânia

Direita

Daniel, Caiado e Gayer participam de carreata em apoio a Flávio na Região Metropolitana de Goiânia

Mobilização começou em Aparecida de Goiânia e reuniu senadores eleitos e lideranças políticas;...
Mulheres com PT

Esquerda

Mulheres fazem caminhada em Goiânia pela reeleição de Lula

Ato reuniu movimentos feministas, coletivos, artistas e parlamentares na Praça Cívica, com apresen...
Câmara dos Deputados

Congresso Nacional

Centrão discute mudança no sistema eleitoral após avanço do PL na Câmara

Partidos querem debater novas regras ainda em 2026; distrital misto e distritão estão entre os mod...
Papa Leãos XIV

Neste sábado (17)

Papa Leão XIV deve receber alta após cirurgia para tratar câncer de pulmão

Exames indicaram condições clínicas favoráveis para a saída do hospital; Vaticano mantém prepa...
Vitória de Lula implode chance de Goiás ter ministro e obras

OPINIÃO

Vitória de Lula implode chance de Goiás ter ministro e obras

Até Dilma fez mais pelo Estado do que o atual presidente em três mandatos e, se derrotar Flávio B...