quarta-feira, 2 de setembro de 2026
carta de renúncia

Cláudio Castro renuncia ao governo do Rio na véspera de julgamento no TSE que pode torná-lo inelegível

Ex-governador entregou carta de renúncia nesta segunda (23) e anuncia pré-candidatura ao Senado; eleição indireta na Alerj definirá substituto em até 30 dias

Luana Avelarpor em
Cláudio Castro
Cláudio Castro. Foto: Rafael Campos/ Gov. RJ

Cláudio Castro (PL) deixou o governo do Rio de Janeiro nesta segunda-feira (23), um dia antes da retomada do julgamento no Tribunal Superior Eleitoral que poderia levar à cassação de seu mandato e à sua inelegibilidade por até oito anos. A carta de renúncia foi entregue à Assembleia Legislativa do Rio e a cerimônia de encerramento do mandato foi realizada no Palácio Guanabara.

Ao se despedir, Castro afirmou sair em busca de novos projetos e confirmou planos políticos. “Como todos sabem, saio para ser pré-candidato ao Senado”, disse. O ex-governador também fez um balanço de sua gestão. “Eu saio com a cabeça completamente erguida. Saio com a minha maior aprovação, saio, segundo as pesquisas de opinião, liderando todas as pesquisas para o Senado. Mas, acima de tudo, saio extremamente grato a Deus”, afirmou.

Por que renunciar antes do julgamento

O TSE já tem dois votos a zero pela condenação de Castro por abuso de poder econômico e político no escândalo do Ceperj, com cinco ministros ainda faltando votar. A saída antecipada é vista por aliados como um termômetro do pessimismo em relação à absolvição. Se o mandato fosse cassado após o julgamento, o estado seria obrigado a convocar uma eleição direta, o que tiraria dos aliados a influência sobre a escolha do substituto. Com a renúncia antes da decisão, a escolha do novo governador fica nas mãos dos 70 deputados da Alerj.

A defesa de Castro também pode usar a renúncia como argumento no TSE, alegando que, sem mandato, o julgamento perderia o objeto. Especialistas, porém, alertam que o Ministério Público Eleitoral também pede a inelegibilidade, o que pode tornar a manobra ineficaz na prática.

Quem governa o Rio agora

Com a saída de Castro e a ausência de vice-governador, já que Thiago Pampolha deixou o cargo para assumir uma vaga no Tribunal de Contas do Estado, o Rio entrou em situação de dupla vacância. O presidente do Tribunal de Justiça do Rio, desembargador Ricardo Couto de Castro, assume interinamente o governo e terá até 48 horas para convocar a eleição indireta.

Como será escolhido o novo governador

A eleição indireta será realizada na Alerj em até 30 dias e definirá uma chapa com governador e vice para cumprir o mandato até o fim de 2026. Podem concorrer brasileiros maiores de 30 anos, com domicílio no estado e filiação partidária. Por decisão liminar do ministro Luiz Fux, do STF, a votação será secreta, derrubando a previsão de voto nominal aberto que constava na legislação estadual.

O futuro político de Castro

Apesar da renúncia, Cláudio Castro ainda pode disputar uma vaga no Senado nas eleições de 2026. A legislação permite que candidatos concorram mesmo com processos em andamento na Justiça Eleitoral. No entanto, uma eventual condenação pelo TSE antes do registro da candidatura pode torná-lo inelegível por até oito anos.

Leia mais: TSE retoma processo que pode cassar governador do Rio, Cláudio Castro

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:

Veja também

Candidata de Goiás viraliza ao prometer “farmar aura” na Câmara dos Deputados

Eleições 2026

Candidata de Goiás viraliza ao prometer “farmar aura” na Câmara dos Deputados

Candidata aparece no horário eleitoral gratuito com o número 1367 e associa a campanha a duas gír...
Caiado anuncia Ratinho Junior como ministro da Infraestrutura se vencer eleição

Eleições 2026

Caiado anuncia Ratinho Junior como ministro da Infraestrutura se vencer eleição

Ratinho Junior é anunciado por Caiado para Ministério da Infraestrutura
Belmonte rebate Celina e afirma que crise do DF é falta de gestão: “Ela já fazia parte do governo”

POLÍTICA

Belmonte rebate Celina e afirma que crise do DF é falta de gestão: “Ela já fazia parte do governo”

No debate do Correio Braziliense, candidata do PSDB criticou a administração do DF, questionou a c...
“A única candidata que tem tido ações enérgicas para salvar o BRB de verdade sou eu”, diz Celina em debate

POLÍTICA

“A única candidata que tem tido ações enérgicas para salvar o BRB de verdade sou eu”, diz Celina em debate

Governadora afirmou ter herdado problemas financeiros e no BRB, defendeu medidas para reduzir despes...
Em debate no Correio Braziliense, Grass rebate Celina sobre Fundo Constitucional

POLÍTICA

Em debate no Correio Braziliense, Grass rebate Celina sobre Fundo Constitucional

Petista afirmou que projeto aprovado pelo Congresso não reduz os recursos destinados ao DF e critic...
Vorcaro

SEMANA DECISIVA

Caso Moraes e Vorcaro deve segurar PEC 6×1 no Senado nesta semana

Revelações sobre relação entre ministro do STF e banqueiro reacendem pressão pelo impeachment e...
Vorcaro

AGRADECIMENTO SUSPEITO

PF revela que Vorcaro disse ter “dívida de vida” com Moraes; veja o que diz o relatório

Documento aponta que Daniel Vorcaro enviou agradecimento ao ministro do STF no mesmo dia em que os d...
Entenda o caso Master e a ligação com Moraes antes da prisão de Vorcaro pela PF

Imvestigação

Entenda o caso Master e a ligação com Moraes antes da prisão de Vorcaro pela PF

Caso Master ganha novo capítulo após mensagens entre Vorcaro e Moraes