Com articulação de Thialu Guiotti, Policarpo chega ao Avante de olho na Alego
Ida do presidente da Câmara de Goiânia para o Avante fortalece os planos do partido para 2026, com Policarpo sendo a principal aposta para ampliar a bancada na Assembleia Legislativa
A filiação do presidente da Câmara Municipal de Goiânia, Romário Policarpo, ao Avante foi resultado de uma articulação conduzida pelo presidente estadual da sigla, o vereador Thialu Guiotti.
Colegas de parlamento, Thialu e Romário são aliados próximos há tempos. O presidente estadual do Avante atuou para filiar o presidente do Legislativo municipal ao partido desde 2025. As conversas entre as partes se intensificaram, sobretudo após a saída de Romário do PRD, em razão da federação da legenda com o Solidariedade.
Na reta final dos trabalhos no Legislativo da Capital em 2025, Thialu já apresentava Romário para aliados políticos nos corredores da Câmara Municipal e em conversas no plenário ao fim das sessões como futuro pré-candidato a deputado estadual da legenda, antes mesmo da conclusão das negociações que levaram o vereador para o Avante.
Aposta do Avante
Policarpo é a principal aposta de Thialu para o Avante ampliar o número de cadeiras na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). Em 2022, o partido angariou duas cadeiras no parlamento estadual com a eleição dos deputados André do Premium e Anderson Teodoro. Durante a legislatura, o partido ainda ampliou a presença na Alego com a filiação de Gugu Nader.
Entretanto, para este ano, o Avante não terá candidato à reeleição por uma determinação de Guiotti. Todos os deputados estaduais da legenda já conversam com outros partidos. A sigla trabalha para lançar uma chapa completa para a Alego, com 42 candidatos, e planeja eleger 4 deputados estaduais.
A legenda também planeja lançar uma chapa para a Câmara dos Deputados. O próprio Thialu é especulado para disputar uma vaga na Casa Baixa. Além de Guiotti, a vice-prefeita de Goiânia, Coronel Cláudia Lira (Avante), também articula a montagem da nominata do partido. Além disso, o vice-governador Daniel Vilela (MDB) tem auxiliado as lideranças do partido na montagem das chapas. O Avante faz parte do arco de alianças da base aliada.
Leia mais: O que esperar de Daniel governador e pré-candidato a partir de abril
Saída do PRD
Segundo Romário, a saída do PRD ocorreu em razão da aliança com o Solidariedade, que incorporou o PROS em 2022. O PROS foi o partido que ajuizou uma ação para derrubar o terceiro mandato de Policarpo na Presidência da Câmara Municipal. A ação foi conduzida pelo diretório nacional da legenda à época.
Durante o evento de filiação ao Avante, Romário deixou claro que não gostaria de ter deixado o PRD e disse que saiu “machucado” da legenda. “Tenho amizade com lideranças do partido e apreço por pessoas que a política me apresentou. Saí do PRD um pouco machucado, porque não era minha vontade, mas as circunstâncias às vezes nos levam a novos caminhos”, afirmou Policarpo.
O presidente da Câmara é amigo próximo de Jorcelino Braga, presidente municipal do PRD e secretário-geral do partido no âmbito nacional. Braga é a principal liderança da legenda em Goiás.
Fim da disputa
A filiação de Romário ao Avante também encerra a disputa pelo passe político do vereador. Além do Avante, Policarpo também foi sondado por Agir, Democracia Cristã (DC), Republicanos e PSD.
Alguns rumores da política goiana apontam que até mesmo partidos de centro-esquerda, como PSB e PT, tiveram interesse na filiação do parlamentar, mesmo diante da distância ideológica de Romário em relação às siglas. Chegou-se a especular uma possível volta ao PRD, sobretudo pela ida do presidente da Alego, Bruno Peixoto, para o partido e por Peixoto ter assumido o comando da federação com o Solidariedade.
Romário e Bruno são aliados. Existem conversas para uma “dobradinha”, com o apoio de um ao outro, desde o momento em que Policarpo anunciou sua intenção de disputar uma cadeira na Alego. Bruno é pré-candidato a deputado federal e trabalha para ter o apoio do vereador, apesar de não estarem no mesmo partido.
Porém, as conversas para uma possível volta ao PRD esfriaram ao longo do tempo. Peixoto, inclusive, deixou a legenda na semana passada. O presidente da Alego retornou ao União Brasil para presidir a sigla em Goiás após a saída do governador Ronaldo Caiado (PSD).