domingo, 13 de setembro de 2026
Área em disputa

Goiás avança em disputa com Tocantins e denuncia ocupação irregular de território

Comitiva percorre área de quase 13 mil hectares e reúne dados para disputa judicial

Renata Ferrazpor em
Tocantins
Comitiva percorre área de quase 13 mil hectares e reúne dados para disputa judicial- Foto: Dilvulgação

O Governo de Goiás realizou uma visita técnica à área de divisa com o Tocantins que está no centro de uma disputa judicial no Supremo Tribunal Federal. A ação ocorreu na última sexta-feira (27) e envolveu equipes da Procuradoria-Geral do Estado de Goiás e do Instituto Mauro Borges, que percorreram a região ao norte de Cavalcante.

Durante a vistoria, a comitiva realizou um levantamento atualizado da área, conversou com moradores e lideranças locais e reuniu informações técnicas para reforçar a atuação do Estado na Ação Cível Originária (ACO) 3734. Na ação, Goiás pede que o Tocantins deixe uma área de aproximadamente 12,9 mil hectares, considerada território goiano.

Segundo a Procuradoria-Geral do Estado (PGE-GO), o Tocantins ocupa o local de forma irregular e mantém serviços públicos na região, além de ter instalado um portal turístico no Complexo do Prata, um dos pontos mais visitados da região da Chapada dos Veadeiros. A presença administrativa do Estado vizinho intensificou o impasse e ampliou os impactos para a população local.

Erro cartográfico no centro da disputa

De acordo com o processo, a controvérsia surgiu a partir de um erro em um mapa elaborado em 1977 pelo Exército Brasileiro, que teria confundido o Rio da Prata com o Córrego Ouro Fino. Como resultado, a interpretação equivocada acabou gerando dúvidas sobre os limites oficiais entre os dois Estados.

Com base em estudos técnicos e documentos históricos, Goiás sustenta que a área pertence ao seu território. Além disso, o levantamento feito pelo IMB analisou mapas antigos, decretos e legislações que reforçam essa tese.

Durante a visita, o procurador-geral do Estado, Rafael Arruda, destacou que a ação vai além de uma disputa local. Segundo ele, o objetivo é restabelecer a correta definição territorial conforme previsto na Constituição.

Enquanto isso, moradores da região relataram preocupação com a indefinição. Muitos afirmam que sempre dependeram de serviços públicos de Goiás e temem mudanças que possam afetar o acesso à saúde, educação e outros atendimentos essenciais.

Outro ponto levantado envolve impactos econômicos. O município de Cavalcante, por exemplo, teria perdido parte da contagem populacional no último censo, o que resultou na redução de repasses do Fundo de Participação dos Municípios.

Diante desse cenário, as informações coletadas durante a vistoria serão reunidas em um relatório técnico que vai orientar os próximos passos do Estado no processo. A expectativa agora gira em torno da audiência de conciliação marcada para o dia 6 de abril, quando representantes de Goiás e Tocantins devem tentar chegar a um acordo sobre a divisa.

Leia mais: Médicos ameaçam parar atendimento na Maternidade Célia Câmara em Goiânia por falta de pagamento

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:

Veja também

dionísio

LUTO

Morre aos 96 anos Sr. Dionísio, ícone do xadrez em Goiânia

Enxadrista construiu uma trajetória de mais de duas décadas no Goiânia Shopping e se tornou conhe...
Polícia Científica faz reprodução simulada de acidente que matou engenheiro na GO-020 em Goiânia

PERÍCIA

Polícia Científica faz reprodução simulada de acidente que matou engenheiro na GO-020 em Goiânia

Reprodução foi solicitada pela autoridade policial responsável pela investigação para possibili...
Cerrado goiano

MEIO AMBIENTE

Cerrado tem queda de 19% no desmatamento em agosto

Dados foram apresentados em São Paulo nesta sexta-feira (11), o Dia Nacional do Cerrado
Voo da Gol com 190 pessoas faz pouso forçado em Goiânia após emergência

POUSO DE EMERGÊNCIA

Voo da Gol com 190 pessoas faz pouso forçado em Goiânia após emergência

Aeronave do voo G3 1433, com destino a Congonhas, transportava 184 passageiros e seis tripulantes qu...
PCGO apreende anabolizantes e tarjas pretas em operação contra remédios falsos

OPERAÇÃO

PCGO apreende anabolizantes e tarjas pretas em operação contra remédios falsos

Ação mira um grupo suspeito de comercializar medicamentos falsificados contra câncer e apreendeu ...
obesidade infantil criança

obesidade infantil

Goiás terá medição anual de IMC em alunos da rede estadual

Lei sancionada nesta semana prevê avaliação do estado nutricional de crianças e adolescentes nas...
Advogada goiana presa em esquema de fraude de R$ 75 milhões é solta pela justiça

DECISÃO JUDICIAL

Advogada goiana presa em esquema de fraude de R$ 75 milhões é solta pela justiça

Esquema investigado envolve o uso de credenciais comprometidas para invadir sistemas da Zema Finance...
Intolerância religiosa expõe diferentes violências contra comunidades de fé em Goiás

Preconceito

Intolerância religiosa expõe diferentes violências contra comunidades de fé em Goiás

Em Goiânia, um boletim de ocorrência por intolerância religiosa é registrado a cada 15 dias