sábado, 24 de outubro de 2026
TEM BOATOS POR AÍ...

Vacina da gripe causa doença? Ministério da Saúde faz alerta

Pasta reforça que imunizante é seguro, não provoca gripe e segue como principal forma de evitar casos graves e mortes

Bia Salespor em
Vacina da gripe causa doença? Ministério da Saúde faz alerta
(Imagem: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil)

Com o início da campanha nacional de vacinação contra a gripe, o Ministério da Saúde voltou a alertar a população sobre um dos boatos mais comuns: a ideia de que a vacina pode causar a própria doença. Segundo a pasta, a informação é falsa e não tem qualquer base científica.

De acordo com o órgão, o imunizante utilizado no Brasil é produzido com vírus inativados, ou seja, fragmentados e incapazes de provocar infecção. Por isso, não há possibilidade de a vacina causar gripe ou aumentar o risco de contaminação.

A confusão, segundo especialistas, acontece principalmente nesta época do ano, quando há maior circulação de vírus respiratórios. Muitas pessoas acabam adoecendo após a vacinação, mas, na maioria dos casos, são infecções causadas por outros vírus, como rinovírus, vírus sincicial respiratório (VSR) ou até covid-19 — e não pela influenza.

Outro ponto importante é que a vacina não impede completamente a infecção, mas reduz significativamente os riscos de complicações. O Ministério da Saúde destaca que a imunização é eficaz para evitar casos graves, internações e mortes, especialmente entre os grupos mais vulneráveis, como idosos, crianças pequenas e pessoas com comorbidades.

Leia mais:

UBSs de Aparecida passam a atender sem agendamento casos de gripe e dengue

Goiânia e Aparecida iniciam vacinação contra gripe; veja onde se imunizar

O alerta ganha ainda mais importância diante do aumento recente de casos de doenças respiratórias no país. Dados da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) apontam crescimento nas hospitalizações por influenza A, além de outros vírus, reforçando a necessidade de ampliar a cobertura vacinal.

Vacinação contra a gripe acontece em todo o país

A campanha de vacinação contra a gripe já está em andamento em diversas regiões do país, com doses gratuitas disponíveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A estratégia prioriza públicos mais suscetíveis a formas graves da doença, mas a orientação é que toda a população elegível procure uma unidade de saúde.

Diante da circulação de informações falsas nas redes sociais, o Ministério da Saúde reforça que a vacina continua sendo a principal forma de prevenção contra a gripe e um dos instrumentos mais importantes para evitar sobrecarga no sistema de saúde.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
doença gripe Ministério da Saúde Vacina Vacinação

Veja também

Festival Viva Goiânia reúne Seu Jorge, Murilo Huff e Sandra de Sá na Avenida Goiás neste sábado

ANIVERSÁRIO DE GOIÂNIA

Goiânia 93 anos: veja a programação completa do Festival Viva Goiânia neste sábado

Festival Viva Goiânia reúne shows, esporte, moda e gastronomia na Avenida Goiás a partir das 9h, ...
Anápolis

tragédia em Goianésia

PCGO investiga morte de jovem de 21 anos em um motel em Goianésia

Jovem passou mal durante encontro e foi encontrada sem vida em uma suíte; homem que estava com ela ...
Polícia investiga mortes de bebês em São Paulo

investigação

Polícia investiga mortes de bebês em São Paulo

Inquérito apura seis casos de crianças que morreram após possíveis infecções hospitalares; adv...
Incêndio destrói apartamento de babá de filha de Virginia Fonseca em Goiânia

Incêndio em edificação

Incêndio destrói apartamento de babá de filha de Virginia Fonseca em Goiânia

A babá Jaqueline Bianca relatou nas redes sociais que perdeu os bens que levou anos para conquistar...
Operação da PCDF mira consórcio do tráfico que movimentou R$ 1,3 milhão em 60 dias

Tráfico de drogas no DF

Operação da PCDF mira consórcio do tráfico que movimentou R$ 1,3 milhão em 60 dias

Investigação aponta que grupo comprava drogas em outros estados e distribuía os entorpecentes a t...
Uso de remédios sem prescrição pode causar intoxicação e agravar doenças

Alerta na saúde

Uso de remédios sem prescrição pode causar intoxicação e agravar doenças

Pesquisa indica que nove em cada dez brasileiros tomam medicamentos sem prescrição; especialistas ...
Pai de Meghan Markle é investigado após denúncia do próprio filho nas Filipinas

IMAGENS DE ABUSO INFANTIL

Pai de Meghan Markle é investigado após denúncia do próprio filho nas Filipinas

Thomas Markle Jr. diz ter encontrado imagens de abuso sexual infantil entre os pertences do pai, em ...
Ônibus serão gratuitos no domingo de eleição em Goiânia e região metropolitana

2º TURNO

Ônibus serão gratuitos no domingo de eleição em Goiânia e região metropolitana

Gratuidade valerá durante toda a operação da RMTC no dia 25; linhas terão frequência de dias ú...