domingo, 13 de setembro de 2026
OPERAÇÃO NO ORIENTE MÉDIO

Trump confirma resgate de piloto de caça abatido no Irã

Piloto de F-15 abatido no Irã foi localizado gravemente ferido após dois dias de buscas conduzidas pelos EUA

Lalice Fernandespor em
trump
Donald Trump afirma que Irã teve sorte ao atingir caça norte-americano (Foto: Reprodução/ Casa Branca)

Os Estados Unidos resgataram neste domingo (5) o piloto de um caça F-15E abatido no Irã após uma operação militar que durou dois dias. Segundo o presidente Donald Trump, o militar foi localizado nas montanhas do país gravemente ferido depois de permanecer escondido enquanto forças iranianas realizavam buscas na região.

O oficial, cuja identidade não foi divulgada, foi descrito pelo presidente como um coronel “altamente respeitado”. O avião em que ele estava foi derrubado na sexta-feira (3) por defesas aéreas iranianas. Um segundo tripulante que também ocupava a aeronave foi resgatado ainda no mesmo dia por forças norte-americanas.

Em publicação na rede social Truth Social, Trump afirmou que o militar sobreviveu enquanto tropas iranianas se aproximavam do local onde ele estava escondido. “Resgatamos o membro da tripulação/oficial de um F-15, gravemente ferido e extremamente corajoso, de dentro das montanhas do Irã. As Forças Armadas iranianas estavam o procurando intensamente, em grande número, e se aproximando”, escreveu.

 

Leia mais: Trump ameaça Irã com “inferno” se Ormuz seguir fechado

Leia mais: Papa Leão XIV pede paz em sua 1ª missa de Páscoa

Leia mais: Conselho da ONU vota uso da força no Estreito de Ormuz

 

Trump temeu que resgate pudesse ser uma armadilha

Em entrevista ao site Axios, Trump declarou que temeu que o resgate pudesse ser uma armadilha preparada por forças iranianas. Isso ocorreu porque sinais e mensagens de voz enviados pelo comunicador do piloto inicialmente levantaram suspeitas de que ele poderia estar em cativeiro.

De acordo com o presidente, uma das mensagens incluía a expressão “Deus é bom”, o que gerou dúvidas entre autoridades. Posteriormente, militares informaram que o oficial era religioso, o que ajudou a descartar a hipótese de captura.

Trump afirmou ainda que o Irã “teve sorte” ao atingir o caça e disse que, na avaliação norte-americana, o avião foi derrubado por um lançador de míssil apoiado no ombro. O governo iraniano, por sua vez, declarou ter utilizado um novo sistema de defesa aérea no ataque.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
Donald Trump Estados Unidos Ira! resgate

Veja também

Ilhas Malvinas

INGLATERRA X ARGENTINA

Rede britânica abre loja nas Malvinas em meio à nova pressão da Argentina

Iceland será a primeira grande marca britânica de varejo a se instalar no arquipélago, onde dispu...
reino unido

Pressão sobre Londres

Escócia, Gales e Irlanda do Norte pressionam por referendos para deixar o Reino Unido

Líderes nacionalistas dos três territórios se reúnem em Cardiff para defender o direito de decid...
el niño

ALERTA CLIMÁTICO

El Niño tem 90% de chance de ser o mais forte desde 1950

Projeção do NOAA aponta alta probabilidade de intensidade extrema no fenômeno durante a primavera...
Aprovação de Trump cai para 33% e maioria dos eleitores diz estar pior financeiramente

Economia

Aprovação de Trump cai para 33% e maioria dos eleitores diz estar pior financeiramente

Trump tem menor aprovação desde início do segundo mandato, com economia no centro das críticas
11 de setembro

MEMÓRIA

25 anos do 11 de Setembro: o dia que mudou o mundo

Uma manhã de céu aberto nos Estados Unidos se transformou em uma sequência de ataques que atingiu...
“Estão apostando com nossas vidas”, diz ex-pesquisador da OpenAI e da Anthropic

REVOLUÇÃO DAS MÁQUINAS?

“Estão apostando com nossas vidas”, diz ex-pesquisador da OpenAI e da Anthropic

Jacob Coxon deixou a indústria de inteligência artificial e acusou as duas empresas de avançarem ...
rússia

Zelensky

Avião de Zelensky quase é atingido por drone durante voo, diz premiê da Noruega

Presidente ucraniano viajava da Moldávia para Oslo, onde participou do funeral do rei Harald
Itália registra verão mais quente desde 1950, aponta instituto de pesquisa

Verão italiano

Itália registra verão mais quente desde 1950, aponta instituto de pesquisa

Temperatura média chegou a 24,6°C em 2026, enquanto agosto bateu recorde histórico com 25,6°C