ELEIÇÕES 2026

Caiado e outros governadores deixam o governo para disputar eleições de 2026

O prazo de desincompatibilização terminou neste sábado (4) e levou 11 governadores a deixarem seus cargos para disputar as eleições de outubro

Luma Silveirapor em
Eleições
Foto: Marcelo Camargo | Agência Brasil

O prazo para agentes públicos que vão participar das eleições deixarem seus cargos terminou neste sábado (4). A regra é chamada de desincompatibilização e vale para governadores, prefeitos e ministros de Estado que pretendem se candidatar no pleito de outubro.
Com o fim do prazo, 11 governadores deixaram suas funções para disputar outros cargos.Caiado e outros governadores deixam o governo para disputar eleições de 2026Caiado e outros governadores deixam o governo para disputar eleições de 2026

Ronaldo Caiado (PSD-GO) anunciou, na semana passada, que é pré-candidato à Presidência da República. Romeu Zema (Novo-MG) também deixou o cargo após dois mandatos consecutivos e sinalizou que deve ser candidato à Presidência, mas ainda não formalizou sua pré-candidatura.

Nove governadores saíram o cargo e pretendem disputar uma vaga no Senado. São eles: Gladson Cameli (PP-AC); Wilson Lima (União-AM), Ibaneis Rocha (MDB-DF), Renato Casagrande (PSB-ES); Mauro Mendes (União-MT); Helder Barbalho (MDB-PA), João Azevêdo (PSB-PB) e Antonio Denarium (PP-RR). O ex-governador do Rio de Janeiro Cláudio Castro (PL) também renunciou ao mandato para disputar uma cadeira no Senado. No entanto, Castro foi condenado, no mês passado, à inelegibilidade até 2030 pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Dessa forma, ele deverá disputar o cargo sub judice.

Leia também: Sem pressa, PSDB goiano busca estruturar chapa majoritária e proporcional

Reeleição

Nove governadores vão disputar a reeleição e podem continuar nos cargos: Clécio Luís (União-AP); Jerônimo Rodrigues (PT-BA); Elmano de Freitas (PT-CE); Eduardo Riedel (PP-MS); Raquel Lyra (PSD-PE); Rafael Fonteles (PT-PI); Jorginho Mello (PL-SC); Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) e Fábio Mitidieri (PSD-SE).

De acordo com a legislação eleitoral, políticos não precisam deixar os cargos no Poder Executivo se pretendem disputar o segundo mandato.

Ficam no governo

Sete govenadores decidiram completar o mandato e não renunciaram para disputar algum cargo nas eleições. Eles já cumpriram dois mandatos consecutivos. São eles: Paulo Dantas (MDB-AL); Carlos Brandão (Sem partido-MA); Ratinho Junior (PSD-PR); Fátima Bezerra (PT-RN); Eduardo Leite (PSD-RS), Marcos Rocha (PSD-RO) e Wanderlei Barbosa (Republicanos-TO).

Eleições

O primeiro turno das eleições será em 4 de outubro, quando 155 milhões de eleitores estarão aptos a elegerem o presidente da República, o vice-presidente, governadores e deputados estaduais, federais e distritais.

O segundo turno poderá realizado, no dia 25 de outubro, para os cargos de presidente e govenador se nenhum dos candidatos obtiver mais da metade dos votos válidos, que excluem os brancos e nulos, no primeiro turno.

Fonte: Agência Brasil

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
Brasil Caiado eleições 2026 governadores

Veja também

luis cesar

ELEIÇÕES 2026

Luis César Bueno vota em Goiânia e cita “onda vermelha” em Goiás

Candidato votou pela manhã no Colégio Progressivo, em Goiânia, e falou sobre a mobilização da c...
Wilder Morais vota em Goiânia e diz estar “muito confiante” no resultado

ELEIÇÕES 2026

Wilder Morais vota em Goiânia e diz estar “muito confiante” no resultado

Candidato do PL afirmou que fez uma campanha “propositiva” e disse acreditar que eleitores indec...
Lula diz: “O jogo está jogado e, às 17h, vamos ver que tipo de país o povo escolheu”

ELEIÇÕES 2026

Lula diz: “O jogo está jogado e, às 17h, vamos ver que tipo de país o povo escolheu”

Após votar em São Bernardo do Campo, Lula afirmou estar confiante e pediu que os eleitores votem p...
Flávio Bolsonaro diz que recebe votos de outros candidatos no 1º turno

ELEIÇÕES 2026

Flávio Bolsonaro diz que recebe votos de outros candidatos no 1º turno

Após votar no Rio de Janeiro, candidato do PL afirmou que pesquisas internas apontam transferência...
Quaest

Eleições 2026

Voto no exterior: Lula lidera em quatro países e Flávio vence nas Filipinas

Votação de brasileiros no exterior já foi encerrada em países da Ásia e da Oceania devido ao fu...
Quaest

ELEIÇÕES 2026

Quaest mostra Lula com 46% e Flávio Bolsonaro com 45%

Levantamento divulgado na véspera do primeiro turno mostra empate técnico entre Lula e Flávio Bol...
Datafolha

ELEIÇÕES 2026

Datafolha mostra Lula com 45% dos votos válidos e Flávio Bolsonaro com 42%

Levantamento divulgado na véspera do primeiro turno mostra Lula à frente de Flávio Bolsonaro na d...
Celina Leão

ELEIÇÕES NO DF

Quaest mostra Celina Leão com 53% das intenções de votos válidos no DF

Levantamento divulgado na véspera do 1º turno mostra Celina Leão à frente, com 53% dos votos vá...