NEGOCIAÇÕES

“Não vai demorar: Rússia e Ucrânia avançam em possível acordo de paz

Declarações de autoridades indicam progresso em diálogos sobre um acordo enquanto trégua temporária é anunciada

Lalice Fernandespor Lalice Fernandes em 10 de abril de 2026
ucrania
Foto: Serviço Estadual de Emergências da Ucrânia

Rússia e Ucrânia deram novos sinais de avanço nas negociações para encerrar a guerra iniciada em 2022, nesta sexta-feira (10). Declarações de autoridades dos dois países indicam progresso em diálogos sobre um acordo e a adoção de uma trégua temporária durante o feriado da Páscoa Ortodoxa.

Segundo a Bloomberg, o chefe do escritório do presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, Kyrylo Budanov, disse que houve progresso nas discussões para um possível acordo entre Kiev e Moscou. Apesar disso, ele disse que ainda não existe uma definição sobre um dos principais impasses das negociações, que é o destino dos territórios disputados.

“Nenhuma decisão final foi tomada ainda”, afirmou Budanov à Bloomberg em entrevista concedida em 4 de abril. “Mas, em princípio, todos agora entendem claramente os limites do que é aceitável. Isso é um enorme progresso”, declarou. O negociador ainda acrescentou que há uma compreensão de “que a guerra precisa acabar” e que em sua opinião “não vai demorar muito”.

 

Leia mais: Trump volta a ameaçar Irã antes das negociações: “Só estão vivos para negociar”

Leia mais: Rússia devolve à Ucrânia corpos de 1 mil soldados mortos em combate

 

Rússia e Ucrânia declaram cessar fogo para a Páscoa Ortodoxa

Enquanto as conversas avançam, o governo russo anunciou a suspensão temporária das operações militares, durante o feriado da Páscoa Ortodoxa. Em comunicado, o Kremlin informou que o ministro da Defesa da Rússia, Andrei Belousov, transmitiu instruções ao chefe do Estado-Maior-General, Valery Gerasimov, para interromper as ações militares em todas as frentes de combate.

“Partimos do princípio de que o lado ucraniano seguirá o exemplo da Federação Russa”, afirmou o Kremlin. Segundo o comunicado, Belousov determinou a Gerasimov “suspender, durante este período, as ações militares em todas as direções”.

A posição ucraniana foi divulgada pelo presidente Volodymyr Zelenskiy em publicação na plataforma Telegram. “A Ucrânia afirmou repetidamente que estamos prontos para medidas recíprocas. Propusemos um cessar-fogo durante o feriado da Páscoa deste ano e agiremos de acordo”, escreveu.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também