sexta-feira, 11 de setembro de 2026
Declaração

‘A vida é assim’, diz Messias após rejeição inédita no Senado ao STF

‘Saber ganhar e saber perder’, diz AGU após votação secreta no plenário

Otavio Augustopor em
‘A vida é assim’, diz Messias após rejeição inédita no Senado ao STF
O advogado-geral da União Jorge Messias participa de sabatina realizada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado por uma vaga ao Supremo Tribunal Federal (STF), no Congresso Nacional, em Brasília (DF), nesta quarta-feira, 29 de abril de 2026 — Foto: Wilton Junior/Estadão Conteúdo

O advogado-geral da União, Jorge Messias, falou pela primeira vez após o Senado rejeitar sua indicação ao Supremo Tribunal Federal. A manifestação ocorreu logo depois da votação no plenário da Casa, realizada em Brasília, na quarta-feira (29).

Messias reconheceu o resultado e destacou o caráter institucional da decisão. “Sou grato aos votos que recebi. Acho que cada um de nós cumpre um propósito e eu cumpri o meu. Agora, a vida é assim, tem dias de vitórias e dias de derrotas. Nós temos que aceitar”, afirmou. Em seguida, acrescentou que o plenário do Senado é soberano.

Declaração após resultado no plenário

Durante a fala, Messias ressaltou que participou do processo de forma transparente. Segundo ele, a sabatina ocorreu com exposição de suas posições e trajetória. Além disso, destacou que faz parte do regime democrático lidar com resultados adversos.

Leia também: Após derrota no Senado, Lula deve se reunir com Messias e tirar indicados de Alcolumbre do governo

“Eu acho que faz parte do processo democrático saber ganhar e saber perder”, disse. O advogado-geral também afirmou que a rejeição possui significado relevante dentro de sua trajetória profissional. Ainda assim, indicou que o episódio não representa um encerramento de sua atuação pública.

Messias
Foto: Divulgação

Votação e tramitação da indicação

A indicação de Messias foi rejeitada por 42 votos contrários, 34 favoráveis e uma abstenção. A votação foi secreta. Para ser aprovado, o indicado precisava do apoio de ao menos 41 dos 81 senadores, o equivalente à maioria absoluta.

Antes da análise em plenário, a indicação havia sido aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça. Na etapa, o placar foi de 16 votos favoráveis e 11 contrários. No entanto, a decisão final cabia ao conjunto dos senadores, o que resultou na rejeição.

Foto: Divulgação

Consequências e próximos passos

Com o resultado, a indicação foi arquivada pelo Senado. Dessa forma, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva precisará encaminhar um novo nome para ocupar a vaga na Corte. A cadeira foi aberta com a saída de Luís Roberto Barroso.

Ao comentar o episódio, Messias também agradeceu ao presidente pela indicação. “Eu sou grato pela confiança que o presidente Lula depositou em mim. Não encaro isso como um fim. Isso é uma etapa do processo da minha vida”, declarou.

Foto: Divulgação

A rejeição marca um episódio incomum na história recente do país. Segundo registros, casos semelhantes não ocorriam desde o século XIX. O novo indicado passará pelo mesmo rito no Senado, que inclui sabatina na comissão e votação em plenário.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
CCJ congresso nacional Governo Federal indicação ao STF Jorge Messias Lula plenário do Senado política nacional processo democrático rejeição Sabatina Senado STF Supremo Tribunal Federal votação secreta

Veja também

Marconi

ELEIÇÕES 2026

Cidade da Inteligência Artificial é a grande aposta de Marconi para Goiás

Projeto une UEG, UFG e setor privado em ecossistema de inovação entre Goiânia e Aparecida de Goi�...
Wilder Morais elenca a saúde como prioridade caso seja eleito governador

Sabatina O HOJE

Wilder Morais elenca a saúde como prioridade caso seja eleito governador de Goiás

Terceiro candidato ao Governo de Goiás sabatinado pelo Grupo O HOJE, o senador também fala sobre p...
Vorcaro

ASSISTA AO VÍDEO

Vídeo de 2023 liga Vorcaro a festa milionária com atrações internacionais em São Paulo

Usuário que filmou o evento em 2023 não sabia quem era o anfitrião; publicação ressurgiu após ...
Marconi propõe integração do Entorno do DF

Eleições 2026

Marconi propõe integração do Entorno do DF

Tucano defende saúde regionalizada, transporte subsidiado e geração de empregos para a região
Empresários discutem mandato de 12 anos para ministros do STF em meio à crise na Corte

Economia

Empresários discutem mandato de 12 anos para ministros do STF em meio à crise na Corte

Mandato de ministros e decisões monocráticas entram no debate sobre reforma do STF
Celina Leão

Datafolha

Datafolha: Celina Leão dispara e chega a 40% na disputa pelo governo do DF

Governadora cresceu 10 pontos em três semanas; pesquisa mostra José Roberto Arruda com 17% e Leand...
Debate Band

Análise

Debate perde força na eleição e sabatina vira espaço mais seguro para candidatos

Ausência de líderes nas pesquisas mostra como candidatos passaram a evitar o confronto direto e pr...
Celina Leão

Capacitação

Celina defende reajuste da bolsa do RenovaDF pela inflação em 2027

Durante formatura em Ceilândia, Celina Leão afirmou que valor dependerá do orçamento e destacou ...