quinta-feira, 24 de setembro de 2026
governo estadual

Daniel prioriza gestão e segura agenda eleitoral no início de mandato

Governador intensifica entregas, articulações institucionais e compromissos com prefeitos enquanto mantém pré-campanha em segundo plano

Thiago Borgespor em
Daniel prioriza gestão e segura agenda eleitoral no início de mandato
A estratégia do grupo palaciano é dar ritmo para a gestão neste início de governo | Foto: Hegon Correa

Apesar de pré-candidato à reeleição e de ser o nome do ex-governador Ronaldo Caiado (PSD) para a disputa pelo Palácio das Esmeraldas, o governador Daniel Vilela (MDB) tem intensificado sua agenda institucional e administrativa no início de sua gestão no Executivo estadual. 

Desde que assumiu o governo do Estado, no dia 31 de março, Daniel trabalhou com entregas nos municípios e com liberação de recursos para obras de infraestrutura. O programa Goiás em Movimento Municípios (GMM), que deve investir R$ 95 milhões em 44 cidades, foi um dos movimentos do governador para atender os prefeitos goianos. Vale ressaltar que o governador herdou de Caiado o apoio massivo dos prefeitos e tem o municipalismo como bandeira de gestão.

A estratégia de Daniel e do grupo palaciano é dar ritmo para a gestão neste início de governo e fazer com que as movimentações políticas de campanha eleitoral ganhem tração com o decorrer do tempo. A leitura também passa pelo entendimento de que, a partir do meio do ano, com o recesso da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) e da Câmara dos Deputados, as movimentações em torno das pré-campanhas eleitorais irão ganhar tração, sobretudo no interior do Estado, já que os deputados da base estarão em modo de campanha. 

Em razão disso, o grupo governista avalia que os movimentos eleitorais, como os encontros da base aliada, que já teve edições em Jaraguá, no lançamento da pré-candidatura de Daniel, e Luziânia, que foi o primeiro ato político do emedebista como governador, irão acontecer, mas não serão o foco principal do Palácio das Esmeraldas neste primeiro momento. Por enquanto, a pauta política segue mais sob reserva dos bastidores. 

Leia mais: Lula avalia levar Jorge Messias para o Ministério da Justiça após derrota no Senado

Royalties do petróleo

Até lá, Vilela se concentra em articulações de cunho administrativo. Na última quarta-feira (29/4), o governador esteve com ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília. O chefe do Executivo estadual busca, junto aos magistrados da Corte, a renegociação da distribuição dos royalties de petróleo. 

Com as regras atuais, que concentram os pagamentos aos Estados e municípios produtores, Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo concentram 95% dos pagamentos de royalties. O governo goiano estima que a perda acumulada entre 2013 e 2025 chega a R$ 6 bilhões. Acompanhado do procurador-geral do Estado (PGE), Rafael Arruda, Daniel esteve com os ministros Alexandre de Moraes, Luiz Fux e André Mendonça. 

Outro foco da administração emedebista tem sido a política habitacional e o discurso massivo de segurança pública. O governador busca dar o tom de continuidade da gestão Caiado, que tem aprovação na casa dos 80%. A leitura é que, com as agendas administrativas e institucionais, Daniel pode alinhar seu perfil de gestor ao do ex-governador. 

Sucessor de Caiado

A estratégia, para além de tentar manter o índice de aprovação, pode reverberar eleitoralmente. Isso porque a pesquisa Genial/Quaest da última quinta mostrou que 73% dos goianos dizem acreditar que Caiado merece eleger um sucessor. A expectativa do grupo de Daniel é justamente que, atrelado à gestão do ex-governador e pré-candidato à Presidência da República, o emedebista consiga ser reeleito em outubro.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:

Veja também

Na reta final da campanha, Flávio Bolsonaro fará carreata em Goiânia

ELEIÇÕES 2026

Na reta final da campanha, Flávio Bolsonaro fará carreata em Goiânia

Candidato do PL participa de ato com apoiadores neste domingo (27), com concentração no Estádio S...
PF encontra ordem de pagamentos de lobista ligada a Lulinha a servidores de ministério

OPERAÇÃO SEM DESCONTO

PF encontra ordem de pagamentos de lobista ligada a Lulinha a servidores de ministério

Mensagens mostram Roberta Luchsinger orientando operador a transferir valores a integrantes do Minis...
Cappelli propõe contratar 7 mil PMs e retomar patrulhamento com duplas no DF

POLÍTICA

Cappelli propõe contratar 7 mil PMs e retomar patrulhamento com duplas no DF

Candidato do PSB apresentou propostas de segurança e saúde durante agenda no Cruzeiro e na Rodovi�...
Marconi promete restabelecer teto de 40 salários mínimos para RPVs

ELEIÇÕES 2026

Marconi promete restabelecer teto de 40 salários mínimos para RPVs

Candidato ao governo de Goiás participou de sabatina promovida pela OAB-GO nesta quarta-feira (23) ...
Luis Cesar Bueno

ELEIÇÕES 2026

Luis Cesar Bueno defende escala 5×2 e fim da 6×1 em Goiás

Luis Cesar Bueno defende escala 5x2 e fim da 6x1 durante caminhada em Goiás após discurso de Lula ...
Fux cobra Senado por registros de acesso de oito pessoas

Registros

Fux cobra Senado por registros de acesso de oito pessoas

Alcolumbre terá dez dias para informar entradas e saídas de nomes como Vorcaro, Viviane Moraes e L...
arruda

PROPOSTAS | GDF

Arruda diz que pretende cortar gastos para financiar metrô e hospitais no DF

Candidato ao GDF afirma que pretende reduzir despesas com aluguéis e subsídios do transporte para ...
Marconi

ELEIÇÕES 2026

Marconi apresenta propostas para mobilidade e empregos na Grande Goiânia

Candidato ao governo de Goiás participou de carreatas e defendeu obras viárias, habitação, quali...