quarta-feira, 19 de agosto de 2026
LUTO NO ESPORTE

Morre Alessandro Zanardi, ícone do automobilismo e do esporte paralímpico

Ex-piloto superou tragédias, virou medalhista paralímpico e se tornou símbolo de superação

Luma Silveirapor Luma Silveira em
Alessandro
Foto: Divulgação

Morreu nesta sexta-feira (1º) o ex-piloto de Fórmula 1 e multicampeão paralímpico Alessandro Zanardi. A informação foi confirmada pela família, que destacou a forma serena da despedida.

“Alex morreu de maneira pacífica, cercado pelo amor da família e dos amigos.”

Zanardi construiu uma trajetória marcada por conquistas e episódios dramáticos. Em 2001, sofreu um grave acidente durante uma corrida nos Estados Unidos, que resultou na amputação das duas pernas.

Mesmo diante da tragédia, reinventou sua carreira no paradesporto. No ciclismo adaptado, conquistou medalhas paralímpicas e se tornou referência mundial de superação e resiliência.

Anos depois, em 2020, voltou a sofrer um acidente grave durante uma competição na Itália, o que exigiu diversas cirurgias e um longo período de internação.

Leia também:

Marcha para Jesus em Goiânia tem salva de aplausos para Jesus e para Caiado

A Federação Internacional do Automóvel lamentou a morte do atleta e destacou seu legado no esporte.

“Sua trajetória, desde o acidente que mudou sua vida até se tornar medalhista paralímpico, fez dele um dos competidores mais admirados e um símbolo de coragem e determinação.”

Zanardi deixa um legado que ultrapassa o automobilismo e o esporte, sendo lembrado pela força, disciplina e capacidade de recomeçar diante das adversidades.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:

Veja também

Goiânia

levantamento

Goiânia fica entre as melhores cidades do Centro-Oeste em ranking nacional

Capital goiana lidera entre cidades de grande porte do Centro-Oeste em empresas e negócios, saúde,...
Caso de raiva canina próximo a Goiás acende alerta após mais de duas décadas

EM ALERTA

Caso de raiva canina próximo a Goiás acende alerta após mais de duas décadas

Distrito Federal voltou a confirmar a doença em um cão depois de mais de 20 anos; episódio refor�...
Casal

SEGUEM INTERNADOS

Casal atropelado por adolescente embriagado segue em estado grave em Goiânia

Fábio Alves Barbosa e Neifa Freitas de Farias Alves, ambos de 50 anos, foram atingidos por uma cami...
VÍDEO: mulher pula de sacada para escapar de incêndio em Anápolis e sofre queimaduras

QUE SUSTO!

VÍDEO: mulher pula de sacada para escapar de incêndio em Anápolis e sofre queimaduras

Vítima teve aproximadamente 40% do corpo queimado e foi encaminhada ao Hospital Estadual de Anápol...
Cachorro

meliante de quatro patas

Cachorro ‘invade’ farmácia e causa prejuízo de R$ 800 em Pontalina (GO); veja vídeo

Animal comunitário passou a noite no estabelecimento e foi encontrado entre pacotes de fraldas dani...
STF

SUPREMO

STF restabelece condenação de dois homens por tráfico de drogas em Goiânia

Ministro Flávio Dino considerou válidos os depoimentos dos policiais e entendeu que havia elemento...
Após oito dias, incêndio em Terra Ronca chega ao fim com 14,1 mil hectares atingidos

CHAMAS NO CERRADO

Após oito dias, incêndio em Terra Ronca chega ao fim com 14,1 mil hectares atingidos

Mais de 120 pessoas participaram da força-tarefa contra as chamas na APA Serra Geral de Goiás; cer...
Suspeito de matar três em chacina de Goiatuba recebe alta e vai para presídio

CRIME PROVOCADO POR CIÚMES

Suspeito de matar três em chacina de Goiatuba recebe alta e vai para presídio

Leonardo José de Araújo, de 43 anos, estava internado em Goiânia desde o fim de julho, após ser ...