terça-feira, 11 de agosto de 2026
Redução da jornada de trabalho

Governo Lula e Motta estabelecem acordo sobre fim da escala 6×1

PEC da Câmara irá estabelecer a redução da jornada de trabalho e o projeto do Planalto definirá as regras de transição

Thiago Borgespor Thiago Borges em
Governo Lula e Motta estabelecem acordo sobre fim da escala 6×1
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), acordaram em avançar com a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que acaba com a escala 6×1 e, depois, seguir com a análise do projeto de lei (PL) de autoria do Executivo federal sobre o tema. 

O acordo estabelece que a PEC irá reduzir a jornada de trabalho para, no máximo, 40 horas semanais, com 2 dias de folga obrigatórios e sem redução salarial. A proposta está em análise na comissão especial da PEC na Casa Baixa. A expectativa é que seja votada até o fim de maio. 

Já os detalhes acerca da implementação da redução da jornada de trabalho serão discutidas no PL de autoria do Palácio do Planalto. O projeto do Executivo terá como função regulamentar a redução da jornada de trabalho. A proposta terá a tarefa de estabelecer as regras de transição e as especificidades de cada categoria.

Leia mais: Anselmo articula trégua e base de Mabel volta a avançar na Câmara

A decisão do acordo entre o governo e a Câmara foi anunciada após a reunião entre Motta e os ministros José Guimarães (Secretaria de Relações Institucionais), Luiz Marinho (Trabalho e Emprego) e Bruno Moretti (Planejamento). O encontro também reuniu o presidente da comissão especial, deputado Alencar Santana (PT-SP), e o relator PEC, deputado Leo Prates (Republicanos-BA).

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:

Veja também

Alego

Parlamento goiano

Alego aprova política de incentivo ao empreendedorismo para mães atípicas em Goiás

Proposta prevê capacitação gratuita, acesso facilitado a crédito e benefícios para negócios li...
“Grande articulador de Lula”, diz Flávio Bolsonaro sobre Moraes

POLÍTICA

“Grande articulador de Lula”, diz Flávio Bolsonaro sobre Moraes

Presidenciável do PL criticou encontro entre Lula e Davi Alcolumbre na casa do ministro do STF e vo...
Flávio Bolsonaro nega troca de vice e chama acusação contra Alfredo Gaspar de “farsa”

Flávio e Gaspar

Flávio Bolsonaro nega troca de vice e chama acusação contra Alfredo Gaspar de “farsa”

Candidato à Presidência afirma manter confiança no companheiro de chapa, alvo de investigação s...
Michelle Bolsonaro

Apoio

Michelle Bolsonaro diz que deixou divergências de lado e reforça apoio à candidatura de Flávio

Ex-primeira-dama participou de gravações para a campanha do senador nesta terça-feira (11), em Br...
Influenciadores podem declarar apoio político, mas contratação para propaganda eleitoral é proibida

POLÍTICA

Influenciadores podem declarar apoio político, mas contratação para propaganda eleitoral é proibida

Advogado especialista em Direito Eleitoral explica limites para atuação de criadores de conteúdo ...
Flávio e Michelle Bolsonaro gravam juntos para a campanha eleitoral

UNIDOS

Flávio e Michelle Bolsonaro gravam juntos para a campanha eleitoral

Registro marca a retomada da parceria pública entre os dois após o episódio de desentendimento qu...
“Festival de Cinema está confirmado”, diz Celina Leão após cancelamento no DF

POLÍTICA

“Festival de Cinema está confirmado”, diz Celina Leão após cancelamento no DF

Governadora afirmou que determinou liberação de recursos para a 59ª edição do evento, horas ap�...
Candidatos ao Governo de Goiás

Campanha eleitoral

Disputa pelo Governo de Goiás ganha as ruas a partir de domingo (16)

Daniel concilia governo e campanha, Marconi aposta no corpo a corpo, Luís César corre com últimos...