quarta-feira, 20 de maio de 2026
Problemas internos

Aldo Rebelo ameaça ir à Justiça contra decisão do DC em optar por pré-candidatura de Joaquim Barbosa

Ex-ministro de gestão petista que se aproximou de Bolsonaro foi lançado pelo DC antes de magistrado aposentado

Marina Moreirapor Marina Moreira em 19 de maio de 2026
Aldo
Aldo Rebelo, ex-ministro da Defesa anunciado em fevereiro de 2026 como pré-candidato à Presidência da República - Créditos: Wilson Dias/ABr

O ex-ministro Aldo Rebelo afirma que irá à Justiça caso sua pré-candidatura à Presidência da República seja barrada pelo Democracia Cristã (DC). A legenda lançou Joaquim Barbosa, magistrado aposentado Supremo Tribunal Federal (STF), como pré-candidato, o que causou um racha no partido. Aldo foi anunciado oficialmente em fevereiro pela sigla como postulante ao Planalto.

“Provavelmente, se for confirmada [a pré-candidatura de Joaquim Barbosa], será levada à convenção e, na pior das hipóteses, um processo de judicialização”, afirmou o ex-ministro à Folha de São Paulo. “Se houver ameaça à minha pré-candidatura, nesta hipótese, a questão será judicializada. Se não, marchará para uma disputa tranquila e democrática na convenção.”

Para Aldo, a pré-candidatura de Barbosa não passa de um balão de ensaio. O termo é utilizado para classificar uma estratégia de comunicação, geralmente de políticos, para lançar uma ideia ao público e observar a reação geral. O ex-magistrado afirmou que pensa em ser candidato à Presidência, mas citou condições para isso. Entre elas, a aprovação do eleitorado à iniciativa e estrutura para fazer campanha (com alianças que permitam tempo de TV e recursos).

Integrantes da diretoria nacional do DC dizem que a estratégia de divulgação da pré-candidatura de Barbosa estava sendo traçada nos bastidores e seria divulgada em um momento oportuno. Afirmam ainda que pesquisas internas teriam mostrado um desempenho suficientemente bom de Barbosa, ao contrário de Aldo. O magistrado aposentado teria tido melhor desempenho principalmente no Paraná e no Rio de Janeiro.

“Joaquim Barbosa é um homem que cultua o anonimato, é prudente. Cada coisa no seu tempo, a natureza não dá saltos. Ele está fazendo ao modo dele”, disse à Folha João Caldas, presidente nacional do DC. De acordo com outra liderança do partido, a sigla foi procurada por amigos do magistrado aposentado do STF, que teriam comunicado a pretensão de Joaquim de concorrer.

Acesse também: Joaquim Barbosa é pré-candidato à Presidência da República pelo DC

Primeiro ministro negro a presidir o Supremo, Barbosa antecipou a aposentadoria e deixou a corte em 2014. Indicado por Lula, ganhou notoriedade pela postura dura em relação aos réus como relator do mensalão, caso que condenou parte da antiga cúpula do PT, como o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu. Aldo comandou os ministérios da Defesa e do Esporte, Ciência e Tecnologia, durante o governo Dilma Rousseff (PT), além de ter coordenado a Secretaria de Relações Institucionais no segundo governo Lula (PT). Nos últimos anos, Rebelo se aproximou do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também