sexta-feira, 29 de maio de 2026
Nova Indicação

Lula avisa Senado que irá indicar Messias para o STF novamente

“Sou eu quem indico”, frisou o petista durante discurso em Sergipe

Thiago Borgespor Thiago Borges em 29 de maio de 2026
Design sem nome 2026 05 29T165239.547
Presidente Lula - Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira (29) que irá indicar o advogado-geral da União (AGU), Jorge Messias, novamente para a vaga no Supremo Tribunal Federal (STF).

A declaração foi a primeira fala pública do presidente sobre a possibilidade de indicar Messias ao Supremo após a rejeição do plenário do Senado Federal. O petista já havia sinalizado para aliados, em conversas reservadas, que pretende submeter o nome do AGU à avaliação dos parlamentares mais uma vez.

“Eu perdi a indicação do meu ministro da Suprema Corte e eu fiquei triste porque ele não foi derrotado por incompetência jurídica, porque é um dos melhores advogados desse país, ele não foi derrotado porque ele tem alguma ficha suja na vida dele, é um dos homens mais íntegros desse país. Ele foi derrotado por uma questão simplesmente política. E o que vai acontecer, senadores? Eu vou mandar o Messias outra vez”, disse Lula.

Leia mais: Governo Lula responde EUA após classificação do PCC e CV como terroristas

O presidente ainda ressaltou que irá indicar o AGU novamente por “respeito à função presidencial”. A insistência de Lula por Messias é porque o presidente busca deixar claro que a escolha dos ministros da Suprema Corte é atribuição do Executivo. “Sou eu quem indico”, frisou o petista durante o discurso.

A rejeição ao nome de Messias foi costurada pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), em uma derrota histórica do governo. Ao comentar a derrota, Lula destacou a necessidade de diálogo com deputados e senadores para ter êxito na gestão. “Na governabilidade, eu preciso de 247 deputados para aprovar uma lei e de pelo menos 41 senadores”, afirmou.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também