quarta-feira, 7 de outubro de 2026
COMÉRCIO

Mauro Vieira afirma que argumentos dos EUA para tarifas são ilegítimos

Chanceler brasileiro diz que governo continuará negociando com Washington após relatórios que propõem novas taxas

Lalice Fernandespor em
vieira
Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira (Foto: Marcelo Camargo/ABr)

O Brasil pretende manter as negociações com os Estados Unidos para tentar evitar a imposição de novas tarifas sobre produtos brasileiros, afirmou nesta quinta-feira (4) o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. Em Paris, onde participa da reunião ministerial da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o chanceler disse à jornalistas que o governo seguirá apostando no diálogo com Washington e descartou.

A declaração ocorre após o Escritório de Comércio dos Estados Unidos (USTR) divulgar os relatórios finais de duas investigações comerciais que atingem o Brasil. Uma delas concluiu que o país não adota mecanismos suficientes para impedir a importação de mercadorias produzidas com trabalho forçado. Como consequência, o governo norte-americano propôs uma tarifa adicional de 12,5% sobre produtos brasileiros, que pode ser somada a outra taxa que pode chegar a 25%.

Segundo Vieira, a disposição para negociar foi reforçada em uma conversa informal com o representante de Comércio Exterior dos EUA, Jamieson Greer, realizada nos corredores da OCDE.

“Ele se aproximou de mim e conversamos. Disse que estava tendo ótimas conversas com o Brasil. Eu respondi que é do nosso interesse manter o diálogo, sobretudo após o anúncio dos relatórios finais das duas investigações sobre a Seção 301”, afirmou.

 

Leia mais: EUA propõem tarifa de 12,5% contra o Brasil por trabalho forçado

Leia mais: EUA miram Pix e ameaçam impor tarifa de 25% ao Brasil em nova ofensiva comercial  

 

vieira
Presidente Lula e Donald Trump reunidos durante agenda do brasileiro em Washington (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

Vieira lembrou que, durante a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva aos EUA, em 7 de maio, os dois governos estabeleceram um prazo de 30 dias para o início das negociações sobre temas comerciais. “Ele disse que estava pronto para continuar essas conversas e que o diálogo sempre foi muito bom”, relatou o chanceler.

Ainda, segundo Vieira, o Brasil forneceu todas as informações solicitadas durante a investigação. “O que esperamos é que tudo isso seja levado em conta e que fique comprovado que não há razão para sermos alvo de tarifas, porque demonstramos que os argumentos apresentados não são legítimos”.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
mauro vieira tarifas

Veja também

russia

Rússia x Ucrânia

Ataques russos deixam ao menos 20 mortos em diferentes regiões da Ucrânia

Bombardeios atingiram áreas residenciais e infraestrutura; entre as vítimas estão quatro criança...
planeta

DESCOBERTA ESPACIAL

Astrônomos encontram Planeta que pode ter surgido após morte de estrela

Localizado a cerca de 270 anos-luz da Terra, o possível mundo apresenta características que podem ...
sarampo

ALERTA

Nova York decreta estado de emergência após surto de sarampo

Medida amplia ações de vacinação, testagem e investigação diante do avanço de casos em comuni...
Funcionária de instituto de pesquisa sobre peste morre na Sibéria e coloca quase 200 pessoas em quarentena

SAÚDE PÚBLICA

Funcionária de instituto de pesquisa sobre peste morre na Sibéria e coloca quase 200 pessoas em quarentena

Autoridades russas monitoram pessoas que tiveram contato com a mulher, enquanto OMS afirma que risco...
Embaixada e consulados dos EUA retomam atendimentos no Brasil

APÓS ELEIÇÕES

Embaixada e consulados dos EUA retomam atendimentos no Brasil

Serviços voltaram a funcionar nesta segunda-feira (5), após suspensão presencial motivada por que...
Netanyahu parabeniza Flávio Bolsonaro e deseja sorte no segundo turno

MUNDO

Netanyahu parabeniza Flávio Bolsonaro e deseja sorte no segundo turno

Primeiro-ministro israelense afirmou esperar a retomada de uma “extraordinária amizade” entre I...
papa

ELEIÇÕES 2026 | VATICANO

Papa Leão XIV cita “operário” São Francisco e pede paz no dia da eleição no Brasil

Leão XIV fez a referência durante mensagem sobre São Francisco de Assis e destacou a necessidade ...
Brasileira

TRAGÉDIA NOS EUA

Brasileira é suspeita de matar filha de 4 anos após perder guarda nos EUA

Criança foi baleada em Houston, no Texas; mãe também atirou contra si e morreu no dia seguinte