Clássico do teatro brasileiro, “Gota d’Água” ganha montagem com alunos de Teatro do Basileu França, em Goiânia
Espetáculo do grupo Trovália será apresentado gratuitamente nos dias 22 e 23 de junho, no Teatro Escola Basileu França, reunindo formação artística, potência dramática e reflexão social
A Coordenação de Teatro da Escola do Futuro do Estado de Goiás em Artes Basileu França realiza, nos dias 22 e 23 de junho de 2026, uma programação especial, no projeto Ex-Machina, que apresenta ao público goiano espetáculo de formatura do Curso Técnico em Teatro.
Nesta edição, o grupo formando Trovália leva à cena uma leitura contemporânea de Gota d’Água, com sessões às 19h30, no Teatro Escola Basileu França, em Goiânia. A montagem é aberta ao público, com entrada gratuita e acesso por ordem de chegada.
Leia mais: CRJ Goiás completa 16 anos com show do Guind’art 121 e documentário inédito sobre o hip-hop goiano
Escrita por Chico Buarque e Paulo Pontes, a obra é um dos grandes marcos da dramaturgia nacional ao transpor a tragédia clássica para o contexto urbano brasileiro, abordando temas como abandono, injustiça social e os limites da resistência humana. A construção do espetáculo parte de um processo colaborativo e investigativo, no qual os alunos assumem papel ativo na criação estética e conceitual da montagem. A encenação propõe uma linguagem que articula teatro, música e corporalidade, com forte influência de estudos contemporâneos sobre gênero e poder, dialogando com referências como Mata Teu Pai, de Grace Passô.
Um dos diferenciais está na sonoplastia, com músicos em cena e execução ao vivo, conferindo originalidade e dinamismo à narrativa. O cenário utiliza diferentes níveis para evidenciar hierarquias e desigualdades. Tanto sociais quanto de gênero, reforçando visualmente os conflitos que atravessam a obra. Ambientada em uma comunidade popular, a peça evidencia tensões sociais, explorando temas como amor, traição, ambição e opressão. Ao mesmo tempo, destaca a força da coletividade e o impacto das escolhas individuais na vida em comunidade. Com linguagem poética e forte presença musical, Gota d’Água dialoga com a cultura popular brasileira, ampliando sua potência dramática e conexão com o público.
“O processo de composição do espetáculo Gota d’água tensiona mais do que representa. A pesquisa se ancora no ritmo do samba reverberando no corpo como técnica de construção de personagem, em que a trilha percussiva conduz a respiração, o tempo e a urgência do gesto”, comenta Renata Weber, diretora do espetáculo.
Legenda: O espetáculo Gota d’Água, do grupo Trovália, marca a conclusão do ciclo de dois anos de formação dos atores no Basileu França
Serviço
O quê: Espetáculo Gota d’Água — grupo Trovália
Quando: 22 e 23 de junho, às 19h30
Onde: Teatro Basileu França, Av. Universitária, 1750, Setor Leste Universitário, Goiânia
Entrada: Gratuita
Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.