quarta-feira, 9 de setembro de 2026
UFESPORTE

Senado pode votar criação da Universidade Federal do Esporte nesta terça-feira (16)

Projeto prevê a criação de uma instituição pública voltada à formação, pesquisa e inovação na área esportiva. Proposta já foi aprovada pela Câmara dos Deputados

Luma Silveirapor em
Esporte
Plenário do Senado Federal deve analisar nesta terça-feira (16) o projeto que cria a Universidade Federal do Esporte, proposta que já foi aprovada pela Câmara dos Deputados | Foto: Carlos Moura/Agência Senado

O Senado Federal deve analisar nesta terça-feira (16) o projeto que cria a Universidade Federal do Esporte (UFEsporte), proposta considerada uma das principais iniciativas voltadas ao desenvolvimento acadêmico do setor esportivo no país.

A instituição terá sede em Brasília e será dedicada à formação de profissionais, produção de pesquisas e desenvolvimento de projetos ligados às ciências do esporte. O texto também abre a possibilidade para a expansão da universidade para outros estados futuramente.

A proposta foi encaminhada pelo Poder Executivo e já recebeu aprovação da Câmara dos Deputados. No Senado, o projeto passou pela Comissão de Esporte, onde obteve parecer favorável.

Foco em ensino e pesquisa

A criação da UFEsporte busca fortalecer a formação de profissionais que atuam em áreas como educação física, treinamento esportivo, gestão esportiva, saúde do atleta e pesquisa científica relacionada ao esporte.

A expectativa é que a universidade também contribua para a produção de conhecimento voltado ao alto rendimento, à inclusão social por meio do esporte e ao desenvolvimento de políticas públicas para o setor.

Leia mais:

Motorista da Polícia Civil desaparece em Goiânia; filho é preso e vira principal suspeito

Menor que Goiânia e estreante na Copa do Mundo 2026: conheça Cabo Verde, rival de peso do Grupo H

Votação ocorre durante a Copa do Mundo

A análise do projeto acontece em um momento de grande visibilidade para o esporte, durante a realização da Copa do Mundo. Caso seja aprovado pelos senadores, o texto seguirá para sanção presidencial.

Se confirmada, a UFEsporte será a primeira universidade federal brasileira com foco exclusivo na área esportiva, reunindo ensino, pesquisa e extensão em uma estrutura especializada.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:

Veja também

OAB-DF aprova propostas que incluem pedido de impeachment de Moraes e Toffoli

Impeachment

OAB-DF aprova propostas que incluem pedido de impeachment de Moraes e Toffoli

Conselho Pleno decidiu encaminhar sete medidas ao Conselho Federal da OAB após reunião realizada e...
Governo tenta reverter afastamento de Andrei Rodrigues no comando da PF

DISPUTA

Governo tenta reverter afastamento de Andrei Rodrigues no comando da PF

AGU recorre a Edson Fachin e afirma que decisão de André Mendonça invade competência exclusiva d...
Marconi Perillo

SABATINA O HOJE

Marconi aposta no contraste com Caiado e Daniel para voltar ao governo de Goiás

Na primeira sabatina do Grupo O HOJE com os candidatos ao Governo de Goiás, tucano critica saúde, ...
Debate entre presidenciáveis é cancelado após Lula e Flávio Bolsonaro não confirmarem presença

ELEIÇÕES 2026

Debate entre presidenciáveis é cancelado após Lula e Flávio Bolsonaro não confirmarem presença

Caiado reagiu ao cancelamento e acusou os dois adversários de evitar o confronto durante a campanha
Disputa entre Marconi e Wilder por vaga no 2º turno movimenta campanha em Goiás

eleições 2026

Disputa entre Marconi e Wilder por vaga no 2º turno movimenta campanha em Goiás

Analistas políticos ouvidos pelo O HOJE divergem sobre importância do apoio do PT na votação fin...
Zema derrete em MG para 1,9%. Por que Daniel esconde Caiado?

OPINIÃO

Zema derrete em MG para 1,9%. Por que Daniel esconde Caiado?

Polarização entre Lula e Flávio Bolsonaro deixou pouco espaço para os concorrentes e os eleitore...
Crise no STF favorece direita e candidatos ‘antissistema’, dizem especialistas

Supremo

Crise no STF favorece direita e candidatos ‘antissistema’, dizem especialistas

Avaliação converge com crescente das discussões no debate público sobre os imbróglios dos minis...
Celina Leão e Gustavo Rocha

Samambaia

Celina Leão lidera pesquisa Quaest com 35% e inaugura comitê em Samambaia

Governadora aparece na liderança com 35% das intenções de voto; vice na chapa, Gustavo Rocha, diz...