Celina Leão cumpre agenda com ações no campo, lazer e saúde nesta terça (23) no DF
Governadora participa do lançamento do endereçamento rural, entrega reforma de parquinhos no Cruzeiro e reinaugura espaço de capacitação do Samu no Guará
A governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP), cumpre nesta terça-feira (23) uma agenda voltada à modernização de serviços públicos, à melhoria de espaços de lazer e ao fortalecimento da rede de saúde do DF. Os compromissos incluem o lançamento do Endereçamento Eletrônico Rural, a inauguração de parquinhos reformados no Cruzeiro e a reinauguração do Núcleo de Educação em Urgência (NEU), responsável pela capacitação de profissionais do Samu.
O primeiro compromisso do dia ocorre às 9h, no Salão Branco do Palácio do Buriti, com a assinatura da ordem de serviço para implantação do Endereçamento Eletrônico Rural do Distrito Federal. A iniciativa busca ampliar a identificação de propriedades rurais e facilitar o acesso a serviços públicos, entregas, atendimentos de emergência e políticas voltadas às comunidades do campo.
A medida acompanha uma demanda histórica dos produtores rurais e moradores das áreas agrícolas do DF, que frequentemente enfrentam dificuldades relacionadas à localização de endereços, logística e atendimento por órgãos públicos. O projeto também deve contribuir para ações de segurança, saúde e desenvolvimento rural.
Às 10h, a governadora participa da inauguração da reforma dos parquinhos localizados na Quadra 3 do Cruzeiro Velho, em frente à Paróquia Nossa Senhora das Dores. A revitalização integra as ações do governo voltadas à recuperação de espaços públicos, incentivo ao lazer e valorização das áreas de convivência das cidades.
Nos últimos anos, o Governo do Distrito Federal tem ampliado investimentos na recuperação de parques infantis, praças e equipamentos urbanos, com o objetivo de oferecer ambientes mais seguros e acessíveis para crianças e famílias.
A agenda será encerrada às 11h com a reinauguração do Núcleo de Educação em Urgência (NEU), no Parque de Apoio da Secretaria de Saúde, no Guará. O espaço é responsável pela formação e capacitação continuada dos profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
O núcleo desempenha papel estratégico na qualificação das equipes que atuam em ocorrências de urgência e emergência em todo o Distrito Federal. A modernização da estrutura busca fortalecer os treinamentos e aprimorar a resposta dos serviços de atendimento pré-hospitalar.