quinta-feira, 8 de outubro de 2026
TENTAM REVERTER PRISÃO

Foragido, Oruam está com tuberculose e defesa diz que quadro de saúde é grave

Advogados do rapper afirmam que o artista enfrenta tuberculose pulmonar, perdeu peso de forma significativa e necessita de isolamento para tratamento

Bia Salespor em
Foragido, Oruam está com tuberculose e defesa diz que quadro de saúde é grave
(Imagem: Dazed/Pedro Napolinário)

O rapper Oruam, nome artístico de Mauro Davi dos Santos Nepomuceno, enfrenta um quadro de tuberculose pulmonar considerado grave, segundo informações divulgadas por sua defesa. Os advogados do artista afirmam que ele apresentou perda significativa de peso e necessita de isolamento para realizar o tratamento adequado.

A situação de saúde do cantor veio à tona após a Justiça do Rio de Janeiro determinar a prisão do rapper. Com base nos laudos médicos, a defesa pediu à Justiça a revogação da prisão preventiva. Apesar dos argumentos apresentados, a juíza Tula Corrêa de Mello negou o pedido. Na decisão, a magistrada afirmou que a prisão preventiva continua válida devido ao descumprimento das medidas cautelares impostas anteriormente. A juíza também determinou que Oruam passe por uma avaliação médica assim que se apresente à Justiça ou seja preso.

Foragido há mais de 4 meses

Oruam é considerado foragido desde fevereiro deste ano. O artista responde a um processo por tentativa de homicídio contra dois policiais civis, após uma operação realizada em julho de 2025, e não se apresentou à Justiça após a expedição do mandado de prisão.

O que é a tuberculose?

Segundo o Ministério da Saúde, a tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, que afeta principalmente os pulmões. Entre os principais sintomas estão tosse persistente, febre, suor noturno, cansaço e perda de peso. O tratamento é gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e, quando realizado corretamente, a doença tem cura.

  • É uma doença infecciosa que afeta principalmente os pulmões;
  • A transmissão ocorre pelo ar, por meio da tosse, fala ou espirro de uma pessoa infectada;
  • Os principais sintomas são tosse por mais de três semanas, febre, suor noturno e perda de peso;
  • O tratamento é oferecido gratuitamente pelo SUS e dura, em geral, pelo menos seis meses.

Leia mais:

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
Oruam Prisão rapper tuberculose

Veja também

Quase metade dos municípios brasileiros está em situação de alerta para o Aedes Aegypti

Saúde

Quase metade dos municípios brasileiros está em situação de alerta para o Aedes Aegypti

Levantamento aponta que vasos de plantas e lixo doméstico ainda são os principais criadouros do in...
gari

SUPERAÇÃO

De gari a advogado: servidor da Comurg realiza sonho de infância em Goiânia

Aos 42 anos, Antônio José Júnior concilia a advocacia com a função de supervisor de abastecimen...
gado

ABIGEATO

Ex-açougueiro é preso suspeito de abater gado e furtar carne em Goiás

Segundo a Polícia Civil, investigado invadia propriedades durante a noite, abatia os animais no pas...
Asfalto cede e abre cratera de 4 metros de profundidade na Asa Norte (DF)

cratera

Asfalto cede e abre cratera de 4 metros de profundidade na Asa Norte (DF)

Buraco surgiu em via de acesso da 714 Norte nesta quinta-feira (8); trecho foi isolado pelo Corpo de...
Operação desmantela grupo suspeito de furtar Hilux e SW4 em Brasília

Operação Rota 60

Operação desmantela grupo suspeito de furtar Hilux e SW4 em Brasília

Investigação da PCDF aponta pelo menos 11 furtos de caminhonetes e esquema dividido entre executor...
Operação mira estrutura de facção paulista instalada no DF

Operação Jubilados

Operação mira estrutura de facção paulista instalada no DF

PCDF cumpre 21 prisões temporárias e 27 mandados de busca em três estados; investigação identif...
Vai trabalhar no feriado de segunda (12)? Veja se tem direito a receber em dobro

DIREITO DO TRABALHO

Vai trabalhar no feriado de segunda (12)? Veja se tem direito a receber em dobro

Empregado convocado para trabalhar no Dia de Nossa Senhora Aparecida deve ganhar uma folga compensat...
Caldas Novas receberá voos com novo Embraer da Latam

BORA?

Caldas Novas receberá voos com novo Embraer da Latam

Companhia recebeu primeiro E195-E2 e prevê usar a aeronave em algumas frequências entre Guarulhos ...