domingo, 18 de outubro de 2026
Pesquisa

Datafolha aponta que maioria dos brasileiros não sabe citar deputados e senadores em exercício

Levantamento mostra que 75% dos entrevistados não conseguem indicar um senador e 68% não lembram o nome de um deputado federal atualmente no Congresso.

Eduardo Silvapor em
TSE - Tribunal Superior Eleitoral
Urna eletrônica
TSE - Tribunal Superior Eleitoral Urna eletrônica

A maioria dos eleitores brasileiros não consegue identificar parlamentares que atualmente ocupam cadeiras no Congresso Nacional. É o que revela pesquisa do Datafolha divulgada neste domingo (28), segundo a qual 75% dos entrevistados não souberam citar espontaneamente o nome de um senador em exercício, enquanto 68% afirmaram não conhecer nenhum deputado federal.

O levantamento ouviu 2.004 pessoas com 16 anos ou mais em 139 municípios brasileiros, nos dias 17 e 18 de junho. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa também mostrou que cerca de dois terços dos entrevistados não se lembram dos candidatos em quem votaram para deputado federal, senador ou deputado estadual nas últimas eleições.

Leia também: 

 

Entre os 513 deputados federais, apenas oito foram lembrados espontaneamente pelos participantes da pesquisa. Nikolas Ferreira (PL-MG) apareceu na liderança, com 6% das citações, seguido por Erika Hilton (PSOL-SP), com 4%. Gustavo Gayer (PL-GO), Kim Kataguiri (Missão-SP), Lindbergh Farias (PT-RJ) e Sâmia Bomfim (PSOL-SP) registraram 1% cada.

O estudo também identificou confusão entre os cargos ocupados por alguns parlamentares. O senador Cleitinho (Republicanos-MG) foi citado como deputado federal, enquanto Nikolas Ferreira apareceu em respostas como senador. Além disso, houve entrevistados que mencionaram Eduardo Bolsonaro (PL-SP), embora seu mandato tenha sido cassado em dezembro do ano passado. Entre os senadores, Flávio Bolsonaro (PL-RJ) foi o nome mais lembrado, com 3% das citações espontâneas.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
Datafolha deputados Senadores

Veja também

TSE altera locais de votação de 4,3 mil seções para o 2º turno

ELEIÇÕES 2026

TSE altera locais de votação de 4,3 mil seções para o 2º turno

Mudanças ocorreram por reformas, melhorias de acessibilidade e problemas estruturais. Eleitores dev...
Celina Leão participa de carreata em Samambaia (DF) e destaca obras

ELEIÇÕES 2026

Celina Leão participa de carreata em Samambaia (DF) e destaca obras

Candidata à reeleição ao GDF participou da Carreata Onda Azul da Leoa neste sábado (17). Ibaneis...
Dark Horse

Doação de Vorcaro

PF aponta “severa” divergência em valores enviados ao exterior para financiar filme sobre Bolsonaro

Investigação identificou saída de mais de US$ 12 milhões do Brasil e retorno de US$ 2,8 milhões...
Carreata pelo Flávio Bolsonaro em Goiânia

Direita

Daniel, Caiado e Gayer participam de carreata em apoio a Flávio na Região Metropolitana de Goiânia

Mobilização começou em Aparecida de Goiânia e reuniu senadores eleitos e lideranças políticas;...
Mulheres com PT

Esquerda

Mulheres fazem caminhada em Goiânia pela reeleição de Lula

Ato reuniu movimentos feministas, coletivos, artistas e parlamentares na Praça Cívica, com apresen...
Câmara dos Deputados

Congresso Nacional

Centrão discute mudança no sistema eleitoral após avanço do PL na Câmara

Partidos querem debater novas regras ainda em 2026; distrital misto e distritão estão entre os mod...
Papa Leãos XIV

Neste sábado (17)

Papa Leão XIV deve receber alta após cirurgia para tratar câncer de pulmão

Exames indicaram condições clínicas favoráveis para a saída do hospital; Vaticano mantém prepa...
Vitória de Lula implode chance de Goiás ter ministro e obras

OPINIÃO

Vitória de Lula implode chance de Goiás ter ministro e obras

Até Dilma fez mais pelo Estado do que o atual presidente em três mandatos e, se derrotar Flávio B...