segunda-feira, 17 de agosto de 2026
POLÍTICA

“Michelle dará a resposta em agosto”, diz Celina sobre candidatura ao Senado

Governadora do DF afirma que acredita na candidatura da ex-primeira-dama em 2026 e diz que decisão será anunciada após período dedicado à família e ao ex-presidente Jair Bolsonaro.

Jéssica Nascimentopor Jéssica Nascimento em
“Michelle dará a resposta em agosto”, diz Celina sobre candidatura ao Senado
Celina Leão, Maria Yvelônia e Michelle Bolsonaro

A governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP) afirmou que a definição sobre uma eventual candidatura da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) nas eleições de 2026 deve ocorrer apenas em agosto. A declaração foi feita durante agenda política em Santa Maria, em meio às especulações sobre o futuro eleitoral de Michelle e seu papel na reorganização da direita no Distrito Federal.

Apesar de reconhecer que a decisão ainda não foi anunciada oficialmente, Celina demonstrou confiança de que Michelle disputará uma vaga ao Senado Federal pelo Distrito Federal.

“Tenho certeza de que ela será candidata, sim. É um momento que ela vai tirar para cuidar dela e do marido, mas, até agosto, ela dá uma resposta”, afirmou a governadora.

O nome de Michelle Bolsonaro é apontado por lideranças do PL como um dos principais ativos eleitorais do partido para 2026. Pesquisas divulgadas nos últimos meses colocam a ex-primeira-dama entre os nomes mais competitivos em uma eventual disputa pelo Senado no Distrito Federal, impulsionada pelo capital político construído ao lado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Cenário político da direita

As declarações de Celina ocorrem poucos dias após Michelle deixar a presidência nacional do PL Mulher, movimento que intensificou rumores sobre seus próximos passos políticos. Nos bastidores, dirigentes da legenda afirmam que a mudança faz parte de uma reorganização interna e não representa afastamento do partido nem desistência de disputar as eleições.

A própria Celina já havia afastado, em outras oportunidades, as especulações sobre uma possível saída de Michelle do PL e também negado qualquer racha entre lideranças da direita.

“Michelle permanece no PL. A direita continua unida e o nosso foco é construir um projeto sólido para 2026”, declarou a governadora em agenda recente.

Nos bastidores, a expectativa é que a definição sobre a candidatura da ex-primeira-dama também dependa do cenário político nacional, especialmente da estratégia do ex-presidente Jair Bolsonaro, que permanece inelegível até 2030, mas segue como principal liderança do campo conservador.

Celina reforça discurso para 2026

Durante o evento em Santa Maria, Celina também adotou um tom de pré-campanha ao defender a continuidade da atual gestão do Distrito Federal. A governadora afirmou que pretende apresentar à população um projeto baseado nas entregas realizadas pelo GDF.

“Nossa campanha será para mostrar entregas, resolver problemas e enfrentar situações difíceis. Como eu sempre digo, para mar calmo qualquer marinheiro serve, mas para mar difícil é preciso gente que sabe realmente trabalhar”, afirmou.

Desde que assumiu o comando do Palácio do Buriti, Celina tem intensificado agendas nas regiões administrativas, com inauguração de obras, entrega de equipamentos públicos e anúncios de investimentos em áreas como saúde, mobilidade, segurança e infraestrutura.

Enquanto isso, os partidos seguem avançando nas articulações para a formação das chapas que disputarão as eleições de 2026. No Distrito Federal, a possível candidatura de Michelle ao Senado é considerada estratégica para fortalecer o palanque da direita e ampliar a representação do grupo no Congresso Nacional.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Veja também

Caiado inicia corrida ao Planalto em Goiás para mostrar força política ao País

Eleições 2026

Caiado inicia corrida ao Planalto em Goiás para mostrar força política ao País

Cientistas políticos avaliam que escolha de reduto eleitoral para iniciar campanha presidencial per...
“O Gama é verde, Arruda é verde”, diz candidato ao GDF em 1º dia de campanha

ELEIÇÕES 2026

“O Gama é verde, Arruda é verde”, diz candidato ao GDF em 1º dia de campanha

Ex-governador começou o dia com missa no SIA e terminou no estádio do Gama, onde relembrou obras d...
Marconi

CORRIDA PELO GOVERNO

“Vamos vencer estas eleições”, afirma Marconi ao lançar campanha em Goianésia (GO)

Ex-governador apresentou propostas e disse que pretende retomar investimentos em saúde, educação,...
daniel vilela

ELEIÇÕES 2026

“O Entorno será a região mais forte de Goiás”, diz Daniel Vilela ao defender continuidade no primeiro dia de campanha

Governador percorreu seis cidades do Entorno do DF ao lado de Ronaldo Caiado e apresentou segurança...
Marconi

CORRIDA PELO GOVERNO

“Haverá segundo turno, com toda certeza”, afirma Marconi em Rio Verde (GO)

Tucano iniciou campanha ao Governo de Goiás neste domingo (16) e apresentou propostas para saúde, ...
Campanha

Eleição

Campanha eleitoral de 2026 começa neste domingo (16)

Início oficial da campanha libera atos de rua e propaganda na internet, enquanto horário eleitoral...
Lula

Eleição

Lula inicia campanha à reeleição em São Bernardo do Campo (SP)

Presidente abriu campanha à reeleição em São Bernardo do Campo com discurso sobre segurança pú...
celina leão

EM BRASÍLIA

Celina Leão inicia campanha ao GDF em Ceilândia ao lado de Michelle Bolsonaro

Governadora escolheu a maior região administrativa do DF para abrir oficialmente a disputa pela ree...