PL da Misoginia

Emenda do PL sobre racismo gera reação na Câmara

Texto foi aprovado em comissão da Câmara e propõe que determinadas manifestações não sejam enquadradas no crime equiparado ao racismo, desde que não incentivem violência ou discriminação

Eduardo Silvapor Eduardo Silva em
Emenda do PL sobre racismo gera reação na Câmara
Foto: Divulgação

Uma emenda apresentada por parlamentares do PL ao Projeto de Lei 896/2023, conhecido como PL da Misoginia, provocou reação de deputados da oposição após ser aprovada na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados. O texto estabelece que manifestações de opinião, convicção religiosa, filosófica, científica, acadêmica ou política não sejam enquadradas no crime previsto pela proposta, desde que não configurem incitação direta e inequívoca à violência ou à prática de discriminação proibida em lei.

O requerimento foi apresentado pelo deputado Capitão Alden (PL-BA) e recebeu as assinaturas dos deputados Sargento Fahur (PL-PR), Sargento Gonçalves (PL-RN) e Alberto Fraga (PL-DF). Além da ressalva relacionada às manifestações de opinião, a emenda também altera a redação do projeto para definir como conduta punível a prática dolosa de discriminação contra mulheres em razão do sexo. Na justificativa, os autores afirmam que as mudanças buscam reduzir a subjetividade da proposta e garantir segurança jurídica, preservando, segundo eles, direitos constitucionais como a liberdade de expressão, de consciência, religiosa e de ensino.

Leia também: 

A aprovação da emenda foi criticada por parlamentares da oposição. A deputada Fernanda Melchionna (PSOL-RS) classificou o texto como um incentivo ao discurso de ódio contra as mulheres e afirmou que a alteração compromete a eficácia da futura legislação. Nas redes sociais, a deputada Erika Hilton (PSOL-SP) também criticou a proposta, argumentando que, se aprovada juntamente com o projeto principal, a emenda poderá modificar o alcance da equiparação da misoginia ao crime de racismo prevista no texto original.

O PL da Misoginia já foi aprovado pelo Senado Federal e tramita atualmente na Câmara dos Deputados. Em 1º de julho, os deputados aprovaram o regime de urgência da proposta por 293 votos favoráveis e 158 contrários, acelerando sua análise em plenário. A emenda aprovada na comissão ainda precisará ser apreciada durante a tramitação legislativa antes da votação final do projeto.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Veja também

Capilaridade com o agro é desejo dos candidatos ao Governo de Goiás, apontam especialistas 

Eleições 2026

Capilaridade com o agro é desejo dos candidatos ao Governo de Goiás, apontam especialistas 

Candidatos ao Palácio das Esmeraldas disputam entre si o respaldo do setor; especialistas destacam ...
Jair Renan

Filho do ex-presidente

Jair Renan não informa orientação sexual em registro de candidatura

Filho do ex-presidente Jair Bolsonaro havia se declarado heterossexual nas eleições de 2024; dado ...
Caiado descarta retaliação aos EUA por tarifaço de Trump

Retaliação

Caiado descarta retaliação aos EUA por tarifaço de Trump

Candidato do PSD defende negociação diplomática para reduzir tarifas, rejeita usar o Pix nas trat...
Eduardo Gomes oficializa candidatura ao Senado no Tocantins

Eleições 2026

Eduardo Gomes oficializa candidatura ao Senado no Tocantins

Convenção reuniu milhares de apoiadores em Palmas e consolidou aliança entre sete partidos para a...
Dino determina que PF investigue indícios de crimes em emendas Pix

Investigação

Dino determina que PF investigue indícios de crimes em emendas Pix

Decisão do ministro do STF cita irregularidades apontadas pelo TCU em 82% das transferências anali...
Caiado critica Alfredo Gaspar como vice de Flávio Bolsonaro

"Hipocrisia tem limite"

Caiado critica Alfredo Gaspar como vice de Flávio Bolsonaro

Candidato do PSD afirma que indicação do deputado entrega "contradição, denúncias e embates jur...
Celina diz que assumiu DF com rombo de R$ 5 bilhões e prevê superávit

POLÍTICA

Celina diz que assumiu DF com rombo de R$ 5 bilhões e prevê superávit

Governadora afirmou que encontrou déficit e pagamentos em atraso ao assumir o Palácio do Buriti; g...
Mendonça e ministro da Justiça buscam acordo para evitar crise entre STF e Polícia Federal

TENSÃO INSTITUCIONAL

Mendonça e ministro da Justiça buscam acordo para evitar crise entre STF e Polícia Federal

Palácio do Planalto aposta no diálogo para impedir disputa judicial entre a Polícia Federal e o m...