domingo, 16 de agosto de 2026
vazou

Presidente da Conmebol indica Copa de 2030 com 64 seleções em publicação

Alejandro Domínguez publicou mensagem nas redes sociais citando ampliação do torneio, apesar de a Fifa ainda não ter oficializado a mudança

Rikelme Santospor Rikelme Santos em
Presidente da Conmebol vaza Copa com 64 seleções em 2030
Foto: Divulgação / FIFA

A possibilidade de a Copa do Mundo de 2030 contar com 64 seleções voltou ao centro das discussões do futebol internacional. Nesta segunda-feira (20), o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, publicou uma mensagem nas redes sociais na qual tratou a ampliação do torneio como algo já definido, embora a Fifa ainda não tenha oficializado qualquer mudança no formato da competição.

A publicação foi acompanhada por um vídeo sobre a história do Mundial e a importância do futebol sul-americano. No conteúdo, Domínguez destacou a preparação de Uruguai, Argentina e Paraguai para receber partidas da competição que celebrará os 100 anos da Copa do Mundo. O dirigente também mencionou a disputa com 64 seleções, número superior às 48 equipes previstas atualmente pela Fifa.

A ideia de ampliar o torneio não é nova. Em 2025, a Conmebol apresentou formalmente à Fifa uma proposta para que a edição do centenário fosse disputada excepcionalmente por 64 países. Segundo Domínguez, a intenção seria transformar a celebração dos 100 anos do Mundial em um evento ainda mais global e inclusivo.

Veja vídeo publicado pelo presidente da Conmebol

Apesar da manifestação do dirigente, o formato oficial da Copa de 2030 continua sendo o de 48 seleções, o mesmo que estreou na edição de 2026. A Fifa ainda analisa a possibilidade de uma nova expansão, mas não tomou uma decisão definitiva sobre o tema.

A Copa do Mundo de 2030 terá uma organização inédita. Espanha, Portugal e Marrocos serão os principais países-sede, enquanto Uruguai, Argentina e Paraguai receberão os três primeiros jogos da competição em homenagem ao centenário do torneio, cuja primeira edição foi realizada em Montevidéu, em 1930. As seis nações anfitriãs terão vaga garantida no Mundial.

Leia mais: 

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Veja também

Goiás perde para o Criciúma e se afasta do G-8 da Série B

Brasielirão SÉRIE B

Goiás perde para o Criciúma e se afasta do G-8 da Série B

Verdão não consegue reagir após sofrer gol no início e deixa o campo derrotado em Santa Catarina
Vila Nova supera Atlético-GO e ganha força na briga pelo acesso

Brasileirão SÉRIE B

Vila Nova supera Atlético-GO e ganha força na briga pelo acesso

Tigre vence clássico no Antônio Accioly, volta ao G-4 e impõe primeira derrota a Roger Silva no c...
Hugo Calderano é eliminado por Félix Lebrun nas quartas do Smash da Europa

Fim da linha

Hugo Calderano é eliminado por Félix Lebrun nas quartas do Smash da Europa

Brasileiro reage no terceiro set, mas não evita derrota para o francês e encerra participação na...
Criciúma x Goiás

Série B

Criciúma x Goiás: escalações, horário e onde assistir

Líder da competição, Tigre recebe o Verdão neste sábado em duelo importante para as pretensões...
Atlético GO x Vila Nova

Série B

Atlético-GO x Vila Nova: escalações, horário e onde assistir

Rivais se enfrentam neste sábado, no Antônio Accioly, em confronto direto na briga por vaga no G-6...
Ginástica rítmica: Brasil conquista bronze no Mundial e carimba vaga olímpica antecipada

Elas no topo

Ginástica rítmica: Brasil conquista bronze no Mundial e carimba vaga olímpica antecipada

Equipe termina o All-Around com 55.500 pontos e ainda busca novas medalhas nas finais por aparelhos
Ferran Torres é o novo camisa 9 do PSG após quatro temporadas no Barcelona

Mundanças

Ferran Torres é o novo camisa 9 do PSG após quatro temporadas no Barcelona

Atacante espanhol assina contrato até 2031 e será comandado por Luis Enrique no clube francês
Hugo Calderano pelas quartas do Europe Smash: confira data, horário e onde assistir

Brasil na disputa

Hugo Calderano pelas quartas do Europe Smash: confira data, horário e onde assistir

Calderano chega às quartas de final após vitória sobre cabeça de chave e terá novo duelo