domingo, 18 de outubro de 2026
POLÍTICA

Após desistir do Senado, Ibaneis reforça apoio ao MDB para as eleições

Ex-governador do Distrito Federal diz que continuará participando da campanha eleitoral ao lado dos candidatos do MDB e afirma que a desistência da disputa pelo Senado não representa um afastamento da vida pública.

Jéssica Nascimentopor em
Após desistir do Senado, Ibaneis reforça apoio ao MDB para as eleições
Ex Governador do DF Ibaneis Rocha (Foto: Renato Alves / Agência Brasília)

De volta a Brasília após passar alguns dias em sua fazenda no Piauí, o ex-governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha (MDB) reafirmou que seguirá participando das eleições de 2026 ao lado dos candidatos do partido. Em vídeo publicado nas redes sociais, ele agradeceu o apoio das principais lideranças da legenda e garantiu que estará ao lado de “toda a nominata” durante a campanha.

“Após muita reflexão, decidi não seguir com a pré-candidatura ao Senado Federal. Mas quero deixar algo muito claro: isso não significa desistir do Distrito Federal, lugar onde nasci e amo muito. Nunca desistirei da nossa cidade, da sua gente e da missão que assumi quando entrei na vida pública.”

O ex-governador também afirmou que permanecerá ao lado dos candidatos do MDB durante a campanha eleitoral.

“Quero agradecer ao presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, por toda a confiança e amizade. Ao deputado federal Rafael Prudente e aos deputados distritais Wellington Luiz, Hermeto, Iolando, Jaqueline Silva e Daniel Donizet, quero agradecer pela parceria e dizer que estarei junto com vocês e com toda a nominata do MDB nesta eleição.”

Ibaneis já havia anunciado, no início de julho, que abriria mão da candidatura ao Senado alegando motivos pessoais e o desejo de priorizar a família, a saúde e a vida profissional após dois mandatos consecutivos à frente do Governo do Distrito Federal. Para disputar o cargo, ele havia deixado o Palácio do Buriti dentro do prazo de desincompatibilização previsto pela legislação eleitoral, mas posteriormente desistiu da corrida eleitoral.

Na nova manifestação, o ex-governador voltou a explicar os motivos que o levaram a recuar da disputa.

“Agora é hora de fazer um recálculo de rota, pensando no meu bem-estar, nos meus filhos, nos que dependem de mim, nos meus negócios, na minha saúde e em tudo o que construí ao longo desses anos.”

Ibaneis também afirmou que sua entrada na política ocorreu com o objetivo de administrar o Distrito Federal, e não de construir uma carreira política.

“Decidi abrir mão de algo que, na verdade, nunca foi uma necessidade. Não sou político de carreira. Entrei na política com uma missão: tirar o Distrito Federal do abandono. Trabalhamos muito e entregamos muito mais do que muitos imaginavam ser possível.”

Embora tenha deixado a disputa pelo Senado, Ibaneis sinalizou que seguirá participando ativamente da campanha do MDB no Distrito Federal, reforçando apoio aos candidatos da legenda nas eleições de outubro.

Saiba Mais

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
Ibaneis Rocha MDB

Veja também

Celina Leão ouve reivindicações de moradores do núcleo rural Monjolo, no Recanto das Emas (DF)

GDF

Celina Leão ouve reivindicações de moradores do núcleo rural Monjolo, no Recanto das Emas (DF)

Em encontro com associação local, candidata à reeleição discutiu regularização fundiária, pa...
Flávio Bolsonaro

ELEIÇÕES 2026

Flávio Bolsonaro poupa voz para debate com Lula e critica petista em ato na Paulista

Candidato participou de mobilização em São Paulo neste domingo (18), acompanhado de lideranças p...
Band transmite neste domingo (18) o primeiro debate entre Lula e Flávio Bolsonaro

Eleições 2026

Band transmite neste domingo (18) o primeiro debate entre Lula e Flávio Bolsonaro

Candidatos confirmaram presença após ausências no primeiro turno; encontro começa às 20h e ter�...
Lula e Flávio

ELEIÇÕES 2026

Lula e Flávio Bolsonaro intensificam campanha na última semana antes do 2º turno

Candidatos participam de debate presidencial às 20h e têm compromissos de campanha previstos até ...
TSE altera local de votação de 4 mil seções; saiba como consultar

Eleições 2026

TSE altera local de votação de 4 mil seções; saiba como consultar

Mudança afeta quase 1% das seções do país devido a reformas, chuvas e adequações de acessibili...
Caminhada da Direita reúne apoiadores de Flávio Bolsonaro em Goiânia

Eleições 2026

Caminhada da Direita reúne apoiadores de Flávio Bolsonaro em Goiânia

Manifestação na Avenida Ricardo Paranhos em apoio ao Flávio Bolsonaro concentra lideranças conse...
Lobista diz ter visto Lulinha com ministros e quer fazer delação premiada

entrevista

Lobista diz ter visto Lulinha com ministros e quer fazer delação premiada

Amiga de Lulinha, lobista afirma que ela e as filhas são alvo de ameaças e diz que pode fazer dela...
Celina Leão participa de carreata em Samambaia (DF) e destaca obras

ELEIÇÕES 2026

Celina Leão participa de carreata em Samambaia (DF) e destaca obras

Candidata à reeleição ao GDF participou da Carreata Onda Azul da Leoa neste sábado (17). Ibaneis...