quinta-feira, 22 de outubro de 2026
Trump

Trump renova por mais um ano emergência nacional sobre o Brasil

Decisão não cria novas sanções, mas preserva decreto de 2025 que classificou ações do governo brasileiro como ameaça aos interesses dos Estados Unidos

Eduardo Silvapor em
eua
Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Foto: Daniel Torok/ Casa Branca)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, prorrogou por mais 12 meses a declaração de emergência nacional em relação ao Brasil. A medida, anunciada nesta terça-feira (28), será publicada no Diário Oficial do governo norte-americano na quarta-feira (29) e mantém em vigor a Ordem Executiva 14323, editada em julho de 2025, que sustenta a avaliação de que determinadas práticas do governo brasileiro representam riscos à segurança nacional, à política externa e à economia dos Estados Unidos.

No comunicado encaminhado ao Escritório do Registro Federal (OFR), Trump justificou a renovação da medida com base na permanência das circunstâncias que motivaram a declaração original. Segundo o texto, a legislação norte-americana exige que estados de emergência nacional sejam renovados anualmente para evitar sua extinção automática, o que explica a prorrogação agora anunciada.

Leia também: 

 

 

A renovação, entretanto, não impõe novas sanções ao Brasil nem restabelece a sobretaxa de 40% aplicada às exportações brasileiras em 2025, posteriormente derrubada pela Suprema Corte dos Estados Unidos em fevereiro deste ano. Apesar disso, a manutenção da emergência nacional preserva o instrumento jurídico utilizado pelo governo norte-americano para justificar medidas relacionadas ao país.

Atualmente, parte das exportações brasileiras continua sujeita a tarifas de até 37,5%, mas essas sobretaxas decorrem de outra fundamentação. Os Estados Unidos adotaram pareceres do Escritório do Representante de Comércio (USTR), que alegam a existência de práticas consideradas prejudiciais ao livre mercado e de suposta conivência com trabalho forçado, argumentos distintos da declaração de emergência nacional renovada por Trump.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
Brasil Renovação Trump

Veja também

Google recusa pedido de Trump para mudar nome do Oceano Atlântico para “Oceano Americano”

MUNDO

Google recusa pedido de Trump para mudar nome do Oceano Atlântico para “Oceano Americano”

Presidente dos Estados Unidos relatou que Sundar Pichai rejeitou a proposta; empresa já alterou a n...
Papa Leão XIV não precisará de novo tratamento contra câncer, dizem médicos

TUMOR NÃO SE ESPALHOU

Papa Leão XIV não precisará de novo tratamento contra câncer, dizem médicos

Exames confirmaram que o tumor permaneceu localizado; pontífice recebeu alta no sábado e retoma as...
Supertufão Champi

ALERTA

Supertufão Champi atinge ventos de 306 km/h e ameaça Ásia

Classificado na categoria 5, fenômeno avança pelo Pacífico Ocidental e coloca regiões da Ásia e...
El Niño

El Niño

ONU alerta para El Niño potencialmente extremo e anuncia ajuda a países vulneráveis

Fenômeno pode atingir intensidade sem precedentes no fim de 2026, com anomalia de até 3,8°C na te...
Goiânia terá quinta-feira (13) escaldante, com máxima de 36°C

aquecimento global

ONU alerta que compromissos climáticos podem levar o planeta a aquecimento de 2,6°C até 2100

Relatório aponta que as metas atuais estão distantes do Acordo de Paris e indica que emissões glo...
Papa Leão XIV retoma aparições públicas após cirurgia para tratar câncer no pulmão

VATICANO

Papa Leão XIV retoma aparições públicas após cirurgia para tratar câncer no pulmão

Pontífice voltou a encontrar fiéis na Praça de São Pedro oito dias após procedimento cirúrgico...
Governo francês atribui onda de violência à extrema esquerda e reforça segurança

protestos

Governo francês atribui onda de violência à extrema esquerda e reforça segurança

Governo francês atribui onda de violência à extrema esquerda e reforça segurança
Trump volta a defender mudança de nome do Novo México para “Nova América”

Relações internacionais

Trump volta a defender mudança de nome do Novo México para “Nova América”

Por que Trump quer mudar o nome do Novo México para “Nova América”?