Ao lado de Caiado, Daniel Vilela dá largada à campanha em Goiás
Governador escolheu Águas Lindas para o primeiro ato de rua e percorreu cidades do Entorno do DF em carreata
O governador de Goiás e candidato à reeleição, Daniel Vilela (MDB), iniciou neste domingo (16) a campanha eleitoral com uma agenda no Entorno do Distrito Federal. O primeiro ato de rua ocorreu em Águas Lindas de Goiás, onde o emedebista participou de uma carreata ao lado do candidato à Presidência da República Ronaldo Caiado (PSD). Segundo a organização da campanha, a mobilização reuniu cerca de 1,2 mil veículos.
Antes da atividade política, Daniel participou de uma missa na Catedral Metropolitana de Goiânia. O governador estava acompanhado da primeira-dama Iara Vilela e dos filhos. Caiado e Gracinha Caiado, candidata ao Senado pelo União Brasil, também participaram da celebração.
Ao deixar a igreja, Daniel afirmou que pretende conduzir a disputa com foco na discussão de propostas. “Que possamos ter uma campanha fraterna, tranquila, serena e equilibrada, discutindo os temas de relevância que a sociedade espera de nós”, declarou.
A agenda religiosa abriu o primeiro dia oficial da campanha do governador. Depois, a comitiva seguiu para Águas Lindas, onde Daniel e Caiado iniciaram uma programação por cidades da região.
Leia também:
Entorno concentra primeiro ato de rua
A escolha de Águas Lindas ocorre em uma região considerada relevante para a disputa eleitoral em Goiás. O Entorno do DF reúne municípios populosos e tem sido alvo de ações do governo estadual nas áreas de saúde, segurança, infraestrutura e assistência social.
Durante o ato, Daniel justificou a escolha da região pelo histórico de dificuldades enfrentadas pelos municípios e pelas ações realizadas pelo governo estadual nos últimos anos. A avaliação, porém, foi apresentada pelo próprio candidato durante o discurso de campanha.
“Estamos iniciando a nossa primeira atividade aqui no Entorno do Distrito Federal porque existe o simbolismo de uma região que foi transformada”, afirmou Daniel.
Na sequência, ele associou a escolha à atuação do governo em serviços públicos. “É uma região em que as pessoas viviam com grandes dificuldades e que hoje conta com uma presença forte do serviço público do Governo de Goiás”, declarou.
Caiado, que deixou o governo estadual em março para disputar a Presidência, também utilizou o ato para apresentar ações de sua administração como argumento eleitoral. Segundo ele, o Entorno tem aproximadamente 1,6 milhão de habitantes.
Ao falar sobre a estrutura de saúde, o candidato afirmou que a região não contava anteriormente com leitos de UTI. “Aqui no Entorno tem uma população de 1,6 milhão de pessoas e não tinha um leito de UTI. Nós mudamos isso”, disse.
Caiado também citou hospitais, policlínicas e outras estruturas estaduais durante a entrevista coletiva. Ele afirmou ainda que a região passou por mudanças na segurança pública e mencionou um índice de aprovação superior a 88% no Entorno. A declaração sobre o percentual foi feita pelo próprio candidato durante o ato.
Em outro momento, Caiado afirmou que houve uma mudança na relação dos moradores com o próprio território. “Hoje as pessoas têm orgulho de dizer: eu moro em Goiás, eu moro em Águas Lindas, eu moro em Santo Antônio do Descoberto”, declarou.
A fala integra a estratégia de campanha do ex-governador, que iniciou neste domingo sua corrida à Presidência em cidades do Entorno. A agenda dos dois candidatos ocorre de forma conjunta em parte do roteiro.
Hospital e apoio de prefeitos entram no discurso
Um dos exemplos apresentados pelos candidatos foi o Hospital Estadual de Águas Lindas (Heal). A unidade começou a ser construída em 2005, passou por períodos de paralisação e teve as obras retomadas em 2021. O hospital foi inaugurado em 2024 e passou a integrar a rede estadual de saúde. Dados divulgados pelo Governo de Goiás apontam que a unidade possui 164 leitos, sendo 40 de UTI.
O histórico da obra também já havia sido utilizado por Daniel em agendas anteriores. Em 2024, quando ainda era vice-governador, ele destacou a retomada da construção e afirmou que a unidade atenderia moradores do Entorno.
Na abertura da campanha, o prefeito de Águas Lindas, Lucas Antonietti (União Brasil), declarou apoio à candidatura de Daniel. O prefeito relacionou a presença do governador no município às ações do governo estadual na região.
“Isso simboliza que a nossa região está sendo vista”, afirmou Antonietti.
O prefeito também defendeu a continuidade da atual gestão. “Aquilo que deu certo não pode mudar. Não precisamos fazer novas experiências”, declarou.
Outros prefeitos da região participaram da mobilização. O presidente da Associação Goiana de Municípios (AGM) e prefeito de Hidrolândia, Zé Délio (União Brasil), também declarou apoio a Daniel e associou a candidatura à continuidade da administração de Caiado.
“Daniel Vilela é a continuidade do governo Caiado”, afirmou.
Já o presidente da Federação Goiana de Municípios (FGM) e prefeito de Jaraguá, Paulo Vitor (União Brasil), atribuiu o apoio dos prefeitos à relação estabelecida com as administrações municipais.
“Todas as ações dele nesses primeiros três meses como governador foram em parceria com os prefeitos, com as primeiras-damas e com os vereadores”, disse.
Daniel assumiu o Governo de Goiás em abril deste ano, após a renúncia de Caiado para disputar a Presidência da República. A eleição de 2026, portanto, marca a primeira disputa de Daniel pelo comando do Estado como titular do Executivo.
Depois de Águas Lindas, a caravana eleitoral seguiu para Santo Antônio do Descoberto, Novo Gama, Valparaíso de Goiás e Cidade Ocidental. O roteiro previsto para o primeiro dia de campanha termina em Luziânia, com um comício da coligação no fim da tarde.
A agenda também marca o início oficial da campanha presidencial de Caiado. O candidato do PSD escolheu Goiás para sua largada eleitoral e percorre o Entorno ao lado de Daniel neste domingo. A escolha da região foi tratada pela imprensa nacional como parte da estratégia de Caiado de apresentar sua trajetória no governo estadual durante a disputa pelo Palácio do Planalto.
Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.