terça-feira, 8 de setembro de 2026
eleições 2026

Caiado mira retomada da vacinação e modernização do SUS

Candidato à presidência pelo PSD apresenta plano para a saúde com prontuário eletrônico nacional, inteligência artificial e metas para atendimento até 2030

Thiago Borgespor em
Caiado mira retomada da vacinação e modernização do SUS
Foto: Divulgação/PSD

O candidato à presidência e ex-governador de Goiás, Ronaldo Caiado (PSD), apresentou suas propostas para a saúde, nesta terça-feira (18), em São Paulo. O ex-chefe do Executivo goiano destacou que seu plano de governo prevê a modernização do Sistema Único de Saúde (SUS) e tornar o País referência em adesão à vacina novamente. 

O ex-ministro da Saúde no governo de Jair Bolsonaro (PL), Luiz Henrique Mandetta, coordenou a elaboração do plano de Caiado para a saúde. As propostas incluem um prontuário eletrônico nacional, políticas aos idoso e uso de inteligência artificial (IA) no auxílio de diagnóstico de doenças. 

Durante apresentação do plano, Caiado destacou sua experiência enquanto governador do Estado e ressaltou sua formação. “Meu compromisso é com cuidar de vidas, salvar vidas. Essa é a minha formação e é o meu juramento”, disse o pessedista. O candidato a presidente se formou em medicina em 1972, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). 

O ex-governador afirmou que irá “conclamar” a população para que o País volte a ser referência na adesão da população às vacinas. “O Brasil já foi referência em imunização, país que era citado como aquele que conseguiu debelar doenças virais por capacidade de conseguir chegar a 90% da população vacinada. Ao assumir a Presidência, quero fazer uma campanha para conclamar a população para que volte a entender a importância das vacinas”, declarou.

Caiado ainda fez referência a gestão de Bolsonaro no enfrentamento a pandemia do covid-19, mas não citou o ex-presidente nominalmente. O ex-governador afirmou que é necessário conviver com pessoas que não acreditam na ciência em uma democracia, mas alertou para os riscos de tal postura. Além disso, pregou respeito às vítimas da pandemia. 

O plano do candidato à Presidência também estabeleceu metas a serem cumpridas até 2030. Entre os objetivos, estão colocar todos os brasileiros com prioridade clínica identificada nas filas e com prontuário eletrônico integrado; que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) cubra todo o território brasileiro; 95% de cobertura vacinal para as vacinas prioritárias; diagnóstico de câncer em até 30 dias e início do tratamento em até 60 dias; além da redução em 50% do tempo de espera por Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
Bolsonaro Caiado mandetta Vacina

Veja também

Flávia Teles desiste de disputar vaga na Câmara após agravamento de quadro de saúde

ELEIÇÕES 2026

Flávia Teles desiste de disputar vaga na Câmara após agravamento de quadro de saúde

Internada novamente em São Paulo com quadro grave de hipotireoidismo, candidata recebeu orientaçã...
Kajuru anuncia aposentadoria da política após mandato no Senado

Aposentadoria

Kajuru anuncia aposentadoria da política após mandato no Senado

Senador afirma que decisão foi motivada por questões de saúde e falta de reconhecimento
Diretores da PF colocam cargos à disposição após afastamento de Andrei Rodrigues

"Ataques injustificados"

Diretores da PF colocam cargos à disposição após afastamento de Andrei Rodrigues

Integrantes da instituição se manifestaram via nota e prestaram “total apoio” ao diretor-geral...
Mendonça diz que Moraes sabia de relatórios e monitoramento da PF

Suprema Corte

Mendonça diz que Moraes sabia de relatórios e monitoramento da PF

Ministro afirma que documentos monitoraram sua atuação e a de Jorge Messias antes de serem usados ...
Lula e Flávio Bolsonaro

Empate

Quaest aponta empate entre Lula e Flávio Bolsonaro no 2º turno para 2026

Pesquisa mostra presidente numericamente à frente no 1º turno, mas cenário muda em eventual dispu...
Conheça William Murad, delegado que assume temporariamente o comando da PF

Polícia Federal

Conheça William Murad, delegado que assume temporariamente o comando da PF

Atual diretor-executivo da corporação, delegado tem mais de 20 anos de carreira e experiência em ...
Ronaldo Caiado

Ex-governador

“A PF é de Estado, não de governo”, diz Caiado ao elogiar decisão do STF

Candidato do PSD à Presidência afirma que afastamento do diretor-geral da Polícia Federal reforç...
“Estou no caminho certo”, diz Celina após adversários pedirem investigação sobre repasses à empresa da família

POLÍTICA

“Estou no caminho certo”, diz Celina após adversários pedirem investigação sobre repasses à empresa da família

Sete candidatos ao GDF foram ao MPDFT nesta terça-feira para pedir apuração de R$ 1,4 milhão tra...