Alison dos Santos bate recorde mundial nos 400m com barreiras
Piu faz história em Zurique e se torna o novo recordista mundial dos 400m com barreiras.
c O brasileiro venceu a etapa de Zurique, na Suíça, da Diamond League, com o tempo de 45s80 e derrubou a marca que pertencia ao norueguês Karsten Warholm.
A marca de Piu foi 14 centésimos mais rápida que o antigo recorde mundial, de 45s94, estabelecido por Warholm nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021. O norueguês terminou a prova em segundo lugar, com 46s69, enquanto o nigeriano Ezequiel Nathaniel completou o pódio, com 47s50. O brasileiro Matheus Lima ficou na quarta posição, com 47s57, melhor marca de sua carreira.
Piu não deu chances pra ninguém
Piu dominou a prova praticamente de ponta a ponta. O brasileiro abriu vantagem ainda nos primeiros metros e conseguiu sustentar o ritmo até a chegada. Na reta final, cruzou a linha com folga sobre Warholm e confirmou uma temporada de grande evolução.
Esta foi a quinta vez em 2026 que Alison superou Warholm em uma disputa direta. Além disso, o triunfo em Zurique representa a quinta vitória do atleta na Diamond League nesta temporada.
A temporada de 2026 já vinha sendo especial para Piu. Antes do recorde mundial, ele havia vencido etapas da Diamond League em Shaoxing, Xiamen, Oslo e Silésia. Na etapa polonesa, disputada no último domingo (23), Alison havia registrado 46s43, então a melhor marca do mundo no ano.
A conquista em Zurique coloca novamente o atletismo brasileiro no topo do cenário mundial. Alison é campeão mundial dos 400m com barreiras em 2022, além de ter conquistado medalhas de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021, e Paris, em 2024, e prata no Mundial de 2025.
Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.