segunda-feira, 21 de setembro de 2026
POLÍTICA E CONSUMIDOR

Lula assina decreto com novas regras para venda de ingressos no Brasil; veja o que muda

Medida regulamenta venda e transferência de ingressos pela internet e determina reembolso integral em caso de cancelamento; segundo decreto eleva à lei a distribuição gratuita de água em eventos

Luana Avelarpor em
ingressos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta segunda-feira (31) dois decretos que afetam diretamente quem compra ingressos e frequenta shows e eventos culturais no Brasil.

O primeiro regulamenta a venda e a transferência de ingressos pela internet e cria regras para combater o cambismo digital. A medida determina que o vendedor original adote mecanismos para impedir a aquisição massiva ou especulativa de ingressos, inclusive por meio de sistemas automatizados. Plataformas de revenda passam a ser obrigadas a informar o preço original do bilhete e a avisar quando o ingresso estiver sendo vendido por valor superior.

Entre os principais pontos do decreto estão a garantia de reembolso integral, incluindo taxas, em caso de cancelamento ou mudança de data; a transferência gratuita de titularidade; o direito de arrependimento com canal específico para exercê-lo; e a proibição de inclusão automática de serviços adicionais sem consentimento do comprador.

O decreto também regulamenta a meia-entrada, determinando que as taxas não podem esvaziar o desconto e que os organizadores devem informar quantos ingressos de meia-entrada foram disponibilizados e efetivamente vendidos.

“Nós fizemos aqui hoje um ato de democracia. É a garantia que as pessoas têm, das mais comuns às mais importantes, que os seus direitos sejam levados em conta pelo Estado”, afirmou Lula durante a assinatura.

Água gratuita em eventos

O segundo decreto elevou à categoria de lei regulamentar federal a obrigatoriedade de distribuição de água em eventos culturais. A medida já existia como portaria desde 2023, após a morte da fã Ana Benevides, de 23 anos, durante show de Taylor Swift no Rio de Janeiro em meio ao forte calor.

Com o decreto, eventos com mais de mil pessoas passam a ser obrigados a permitir a entrada de garrafas com água potável e a disponibilizar bebedouros ou distribuir gratuitamente recipientes com água. A venda de água no evento não substitui essas obrigações.

LEIA MAIS:

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:

Veja também

Inep alerta para uso de “repertório de bolso” no Enem 2026

Enem 2026

Inep alerta para uso de “repertório de bolso” no Enem 2026

Cartilha reforça que referências devem sustentar a argumentação e ter relação com o tema
Rick

Urgente

Helicóptero com cantor Rick desaparece em Santa Catarina

Cantor da dupla Rick & Renner e empresário Bruno Avelar estão entre os ocupantes; equipes da FAB e...
trabalho

Endividamento

Nem todo trabalho paga as contas; pesquisa mostra que 82% das famílias têm alguma dívida

Entre salários apertados, jornadas exaustivas e dívidas acumuladas, trabalhar nem sempre é sufici...
crianças

COMPORTAMENTO E INFÂNCIA

Por que crianças deixam de criar e o que os adultos podem fazer para mudar isso

Psicanalista explica que o medo de errar pode sufocar a imaginação infantil antes mesmo que a cria...
horóscopo

ASTROS

Horóscopo do dia (21/09): veja as previsões para o seu signo

Segunda-feira favorece decisões práticas, planejamento e conversas importantes; veja o que os astr...
olhos

SAÚDE E TECNOLOGIA

Uso prolongado de telas preocupa oftalmologistas; entenda o que a exposição faz com os olhos

Exposição contínua pode provocar cansaço visual e desconforto; entre os mais jovens, hábito tam...
Guardiões da Arte

MÚSICA E MEIO AMBIENTE

Pirenópolis recebe nova edição do Guardiões da Arte; veja a programação

Programação reúne música, homenagem a Fridinho Borges e iniciativas de educação ambiental
fome

SAÚDE E COMPORTAMENTO

Que fome é essa? Médico explica quando a comida vira resposta emocional e não necessidade

Ansiedade, cansaço e solidão podem transformar o prazer da comida em resposta automática ao desco...