Belmonte rebate Celina e afirma que crise do DF é falta de gestão: “Ela já fazia parte do governo”
No debate do Correio Braziliense, candidata do PSDB criticou a administração do DF, questionou a condução das contas públicas e voltou a responsabilizar o atual grupo político pela privatização da CEB
A candidata ao Governo do Distrito Federal Paula Belmonte (PSDB) rebateu, nesta terça-feira (1º/9), durante debate promovido pelo Correio Braziliense e pela TV Brasília, a declaração de Celina Leão de que teria assumido o GDF diante de uma situação de crise. Paula lembrou que a adversária foi vice-governadora de Ibaneis Rocha e, portanto, já integrava a gestão antes de assumir o comando do Executivo.
“É curioso ouvir a Celina dizer que pegou o GDF em crise. Precisamos lembrá-la de que ela já fazia parte do governo antes de assumir como governadora”, afirmou.
Na avaliação de Paula, o principal problema do Distrito Federal não é a falta de recursos, mas a maneira como o governo administra o orçamento. A candidata citou o volume de recursos disponíveis e o Fundo Constitucional para questionar a qualidade dos serviços públicos.
“O Distrito Federal tem um orçamento bilionário e tem o Fundo Constitucional. Mesmo assim, temos hospitais lotados, problemas graves na educação e serviços que não funcionam como deveriam. Dinheiro não falta. Falta gestão”, declarou.
Privatização da CEB
A candidata também criticou a privatização da Companhia Energética de Brasília (CEB) e atribuiu responsabilidade pela condução do processo ao grupo político que está à frente do governo.
“A privatização da CEB foi criminosa. Faltou transparência e sobrou omissão. Não adianta o governo tentar se eximir da responsabilidade agora. Quem governa precisa responder pelo que faz, pelo que deixa de fazer e pelas consequências das próprias decisões”, afirmou.
Paula defendeu ainda que o próximo governo tenha maior compromisso com a prestação de contas e com a cobrança por resultados. Segundo ela, a população precisa receber explicações sobre as decisões tomadas pela administração pública.
“Brasília precisa de um governo que entregue e dê explicações à população, não de um governo que fuja delas, como está acontecendo agora.”
Críticas à atual gestão
Durante o debate, Paula também buscou apresentar sua atuação como fiscalizadora do governo nos últimos anos como parte de sua trajetória política. A candidata afirmou que pretende transformar esse trabalho em uma gestão voltada para os serviços públicos e para a população.
“Há oito anos fiscalizo, cobro e trabalho por Brasília. Agora, quero governar para cuidar das pessoas. Eu quero mudança. Contem comigo”, concluiu.
Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.