sábado, 26 de setembro de 2026
GOIÂNIA NO CENTRO TURÍSTICO

98,3% dos visitantes recomendam Goiânia como destino turístico

Pesquisa da GoiâniaTur aponta gastronomia, hospitalidade e compras entre os principais atrativos da capital

Micael Mourapor em
Goiânia
Ao todo, 354 pessoas foram entrevistadas no Aeroporto Internacional de Goiânia, no Terminal Rodoviário e no Zoológico de Goiânia Foto: GoiâniaTur

Goiânia é bem avaliada por quem visita a capital. Uma pesquisa realizada pela Agência Municipal de Turismo e Eventos (GoiâniaTur) aponta que 98,33% dos entrevistados recomendariam a cidade como destino turístico.

O levantamento também mostra que 95% dos participantes avaliaram a experiência em Goiânia como boa ou excelente. A primeira etapa da Pesquisa de Demanda Turística de Goiânia foi realizada em julho pelo Observatório de Turismo de Goiânia.

Ao todo, 354 pessoas foram entrevistadas no Aeroporto Internacional de Goiânia, no Terminal Rodoviário e no Zoológico de Goiânia. Desse grupo, 240 foram classificados efetivamente como turistas, enquanto os demais eram visitantes em conexão.

Gastronomia é o principal destaque

Entre os itens avaliados pelos participantes, a gastronomia recebeu a maior nota, com 4,7 pontos.

Na sequência apareceram a hospitalidade, com 4,6; a qualidade dos atrativos turísticos, com 4,5; e a segurança, com 4,4.

Para o presidente da GoiâniaTur, Vinícius Gomes, os resultados ajudam a orientar ações para fortalecer o turismo na capital.

“Os dados confirmam o enorme potencial de Goiânia tanto para o turismo receptivo quanto como ponto estratégico de conexões.”

Segundo ele, conhecer a percepção dos visitantes também contribui para o planejamento de melhorias em infraestrutura, eventos e atração de investimentos.

Zoológico e Região da 44 estão entre os mais procurados

O Zoológico de Goiânia foi o local mais citado pelos entrevistados, com 46,67% das visitas.

Em seguida aparecem as compras em shopping centers e na Região da 44, com 44,62%, bares e restaurantes, com 34,87%, e parques e áreas verdes, com 28,21%.

Os resultados mostram a combinação entre turismo de lazer, gastronomia e compras como parte da experiência dos visitantes na capital.

Visitantes movimentam a economia

A pesquisa também avaliou os gastos dos turistas durante a passagem por Goiânia.

Mais de 53% dos entrevistados afirmaram gastar até R$ 300 por dia, enquanto 16,25% disseram ter um consumo diário superior a R$ 1 mil.

Entre os visitantes que se hospedaram na cidade, o período de permanência mais comum ficou entre uma e três noites.

Maioria dos visitantes é brasileira

Os visitantes nacionais representaram 94,07% dos participantes. Entre eles estavam pessoas do interior de Goiás e de estados como São Paulo, Maranhão, Espírito Santo, Tocantins e Mato Grosso.

O público internacional correspondeu a 5,93%, com predominância de visitantes dos Estados Unidos e da Argentina.

Goiânia também é ponto de conexão

A posição geográfica da capital no Centro-Oeste também aparece entre os resultados da pesquisa.

Segundo o levantamento, 32,20% dos entrevistados afirmaram estar em Goiânia para fazer conexão com outros destinos.

Entre aqueles que tinham a capital como destino final, os principais motivos foram visitas a familiares e amigos, com 22,32%; lazer, com 13,28%; e negócios, com 10,73%.

O ônibus regular foi o principal meio de transporte utilizado para chegar à cidade, com 40,68% das respostas. Na sequência aparecem carro particular, com 30,51%, e avião, com 23,16%.

Pesquisa terá mais três etapas

A pesquisa realizada em julho é a primeira de quatro etapas previstas pelo Observatório de Turismo de Goiânia.

Ao longo do ano, a previsão é realizar 1.500 entrevistas para analisar as mudanças no perfil dos visitantes em diferentes períodos e ajudar na definição de políticas públicas para o setor turístico da capital.

Leia mais:

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
destino Goiânia turístico

Veja também

Horóscopo do dia (25/09): veja as previsões para o seu signo

ASTROS

Horóscopo do dia (26/09): veja as previsões para o seu signo

Dia favorece conversas sinceras, reorganização da rotina e decisões tomadas sem pressa
Festiva na Pegada reúne Mari Fernandes e Mateus Fernandes em Goiânia

ENTRETENIMENTO

Festiva na Pegada reúne Mari Fernandes e Mateus Fernandes em Goiânia

Evento será realizado em 12 de dezembro e terá shows, DJs, open bar e open churrasco premium
Festival Viva Goiânia

ANIVERSÁRIO DE GOIÂNIA

Festival Viva Goiânia terá 229 atrações em outubro

Comemorações pelos 93 anos da Capital serão realizadas em 11 regiões, com shows, esporte, cultur...
Plano de saúde para pets vira benefício oferecido por empresas; veja como funciona

BENEFÍCIOS PROS AU-MIGOS

Plano de saúde para pets vira benefício oferecido por empresas; veja como funciona

Serviço oferece acesso a clínicas e hospitais veterinários mediante mensalidade; 92% dos brasilei...
Horóscopo do dia (25/09): veja as previsões para o seu signo

ASTROS

Horóscopo do dia (25/09): veja as previsões para o seu signo

Previsões indicam oportunidades no trabalho, conversas importantes no amor e atenção antes de tom...
rosto

saúde

Seu rosto precisa mesmo seguir uma tendência? Médico explica os riscos de mudar a fisionomia por influência das redes

Autor de "Seu rosto não é moda" explica por que o algoritmo sabe o que está na moda, mas não o q...
Drauzio Varella tentará cadeira na Academia Brasileira de Letras

após Sessão da Saudade

Drauzio Varella tentará cadeira na Academia Brasileira de Letras

Médico e escritor de 83 anos pretende concorrer à vaga 32, que pertenceu a Ariano Suassuna antes d...
Amigo de piloto diz que helicóptero de Rick tinha problemas

JÁ TINHA RELATADO FALHAS

Amigo de piloto diz que helicóptero de Rick tinha problemas

Homem afirmou que piloto já havia relatado falhas principalmente em dias de chuva; documentos apont...